Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROZ, J. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3792710556321157pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA JUNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA JUNIOR, Nelson.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.referee2QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.description.resumoEste  trabalho  discorre  sobre  uma  análise  mediada  por  um  estudo  comparativo  entre  o Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai­ -e-­volta,  do  escritor  Ariano Suassuna e a sua adaptação para a TV, em formato de microssérie, A Pedra do Reino, escrita por  Luiz  Fernando  Carvalho,  Luís  Alberto  de  Abreu  e  Braulio  Tavares,  dirigida  por  Luiz Fernando Carvalho, transmitida pela Rede Globo de televisão, no ano de 2007. Objetivando  demonstrar como se dá a representação da violência no processo de adaptação do romance  para microssérie, organizamos nossa análise bibliográfica e analítica em três capítulos. Para  isto, dialogamos com Hutcheon (2013) e Stam (2006,2008) para discorrermos sobre a teoria  da  adaptação;  trouxemos  Moisés  (2012),  fazendo  uma  comparação  entre  as  linguagens  literária e cinematográfica; Bernardet (1980), Altermann (2010), Martin (2013), para tratarem  especificamente da linguagem cinematográfica/audiovisual; Gaspar (2009), para falarmos do  massacre da Pedra Bonita; Schøllhammer (2013), Nunes (2015), Ginzburg (2010), Wieviorka  (1997) e Silva (2005), para dá a contextualização da violência; Victor e Lins (2007) no que se  refere  à  vida  e  a  obra  de  Ariano  Suassuna.  Por  fim,  como  resultado  de  nossa  pesquisa, compreendemos que no processo de adaptação, a representação da violência nos trechos do romance  e  da  microssérie  que  tratam  do  Terceiro  Império  da  Pedra  do  Reino,  foram suficientemente eficazes para entendermos o quanto as duas linguagens dialogam e o quanto elas se distanciam ao mesmo tempo, revelando que cada uma delas tem sua maneira própria de contar e mostrar. pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA violência no terceiro império d‟A Pedra do Reino: uma análise  dos  procedimentos  de  adaptação  do  romance  para  microssérie.pt_BR
dc.date.issued2017-09-18
dc.description.abstractThis work discusses an analysis mediated by a comparative study between the Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai­e­volta, of the writer Ariano Suassuna and his adaptation to the TV, in format of microseries, A Pedra do Reino, written by Luiz Fernando Carvalho, Luís Alberto de Abreu and Braulio Tavares, directed by Luiz Fernando Carvalho, transmitted by Rede Globo television, in 2007. Aiming to demonstrate how violence is represented in the process of adaptation of the novel to the microseries, we organize our critical­literary analysis in three chapters. For this, we dialog with Hutcheon (2013) and Stam (2006,2008) to talk about the theory of adaptation; we brought Moisés (2012), making a comparison between literary and cinematographic languages; Bernardet (1980), Altermann (2010), Martin (2013), to treat specifically oh the cinematographic/audiovisual language; Gaspar (2009), to talk about the massacre of Pedra Bonita; Schøllhammer (2013), Nunes (2015), Ginzburg (2012), Wieviorka (1997) and Silva (2005), to account of the contextualization of violence; Victor and Lins (2007) for data on the life and work of Ariano Suassuna. Finally, as a result of our research, we understand that in the process of adaptation, the representativeness of violence in the excerpts of the novel and of the microseries that treat of the Third Empire of the Pedra do Reino, were effective enough to understand how much the two languages dialogue and how much they distance themselves at the same time. Revealing that each of them has its own way of telling and showing.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20883
dc.date.accessioned2021-08-27T13:30:31Z
dc.date.available2021-08-27
dc.date.available2021-08-27T13:30:31Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectMicrossériept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectPedra do reinopt_BR
dc.subjectComparative literaturept_BR
dc.subjectMicroseriespt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.subjectkingdom stonept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Joely Fernandes de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeViolence in the third empire of The Stone of the Kingdom: an analysis of the adaptation procedures from the novel to the microseriespt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Joely Fernandes de. A violência no terceiro império d‟A Pedra do Reino: uma análise  dos procedimentos  de  adaptação  do  romance  para  microssérie . 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOELY FERNANDES DE QUEIROZ. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. 2017.pdfJoely Fernandes de Queiroz. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa.2017.1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.