Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20884
Title: Economia solidária na visão dos alunos da EJA: compreensões e concepções nos momentos de conclusão do ensino médio em uma escola pública no município de Cuité-PB.
Other Titles: Solidarity economy in the view of EJA students: understandings and conceptions at the time of completion of high school in a public school in the city of Cuité-PB.
Economía solidaria en la mirada de los alumnos de EJA: entendimientos y concepciones al momento de finalizar el bachillerato en un colegio público de la ciudad de Cuité-PB.
???metadata.dc.creator???: CRISPIM, Suzy Nunes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Economia solidária;Oportunidade de emprego;Youth and adult education;Job opportunity;Solidarity economy;Educación de jóvenes y adultos;Oportunidad de empleo
Issue Date: 17-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CRISPIM, Suzy Nunes. Economia solidária na visão dos alunos da EJA: compreensões e concepções nos momentos de conclusão do ensino médio em uma escola pública no município de Cuité-PB. 2017. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo trouxe como proposta apresentar aos alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos (EEEMOVS) o tema da Economia Solidária dentro da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), como um possível instrumento que norteie um campo para a condução de emprego e geração de renda e, através dessa visão, motivá-los a explorarem novas expectativas no mercado de trabalho, quando a esse público, muitas vezes são negadas oportunidades de emprego devido não terem estudo. Teve como alavanca a experiência em sala de aula com alunos do 3° ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino e Médio Orlando Venâncio dos Santos, município de Cuité- PB, mediada pela observação da retomada aos estudos após a exclusão no mercado de trabalho. A pesquisa foi realizada com 53 alunos da referida escola. Dentre os principais resultados, destaca-se que a média de idade dos mesmos foi de aproximadamente 22 anos e que a maioria dos discentes foi do gênero feminino (54,72%). Verificou-se que as mulheres (68 %) ficaram mais tempo afastadas da escola. Quanto à motivação que os levou a voltarem a estudar, os alunos responderam de forma que evidenciou a vontade de fazerem concurso e conseguir um emprego melhor. Quanto ao que entenderam sobre Economia Solidária na EJA, os discentes relataram que é uma forma de economia que predomina a cooperação e autogestão. Assim, alunos colaboraram de forma prestativa e participativa, mostrando interesse no assunto abordado, vendo que a modalidade oferta um novo caminho para que possam mudar sua realidade socioeconômica.
Abstract: This study brings as a proposal to present to graduating high school students of the Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venancio Santos (EEEMOVS) the theme of Solidarity Economy within the Youth and Adult Education (EJA) modaJity, as a possible instrument guiding a field for the engender o f employment and income and, through this vision, motivate them to explore new expectations in the job market, when this public is often denied job opportunities because they have no study. This research had as a lever the experience in the classroom with students o f the 3rd from high school year o f Youth and Adult Education o f the Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio Santos, municipality of Cuité - PB, mediated by the observation of the resumption of studies after exclusion in the labor market. The research was carried out with 53 students of said school. Among the main results, the average age was approximately 22 years and the majority of the students were female (54.72%). lt was found that women (68%) spent more time away from school. As for the motivation that led them to return to study, the students responded in a way that showed the desire to contest and get a better job. Regarding what they understood about Solidary Economy in the EJA, the students reported that it is a form of economy that predominates cooperation and self-management. Thus, students collaborated in a helpful and participative way, showing interest in the subject addressed, seeing that the modality offers a new way for them to change tbeir socioeconomic reaJity.
???metadata.dc.description.resumen???: El presente estudio propuso presentar a los estudiantes de último año de secundaria a la Escuela Secundaria Estatal Orlando Venâncio dos Santos (EEEMOVS) el tema de Economía Solidaria dentro de la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), como posible instrumento para orientar un campo para la realización de empleo y la generación de ingresos y, a través de esta visión, motivarlos a explorar nuevas expectativas en el mercado laboral, cuando a este público a menudo se le niegan oportunidades de empleo porque no tiene estudio. Aprovechó la experiencia en el aula con alumnos de 3er año de educación Escuela secundaria de educación para jóvenes y adultos en Orlando State School and High School Venâncio dos Santos, municipio de Cuité-PB, mediado por la observación de la reanudación del estudios después de la exclusión del mercado laboral. La encuesta se realizó con 53 estudiantes de la esa escuela. Entre los principales resultados, se destaca que su edad promedio tenía aproximadamente 22 años y la mayoría de los estudiantes eran mujeres (54,72%). Se encontró que las mujeres (68%) pasaban más tiempo fuera de la escuela. En cuanto a la motivación que los llevó a regresar a la escuela, los estudiantes respondieron de una manera que Evidencia el deseo de hacer una competencia y conseguir un mejor trabajo. como a que entendido sobre Economía Solidaria en EJA, los estudiantes informaron que es una forma de economía en la que predomina la cooperación y la autogestión. Así, los estudiantes colaboraron en un servicial y participativo, mostrando interés en el tema tratado, viendo que la modalidad ofrecerles un nuevo camino para cambiar su realidad socioeconómica.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Economia solidária
Oportunidade de emprego
Youth and adult education
Job opportunity
Solidarity economy
Educación de jóvenes y adultos
Oportunidad de empleo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação de Adultos
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20884
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária - CES - Monografia 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUZY NUNES CRISPIM - TCC ESP. EM EJA COM ÊNFASE EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO CES 2017.pdfSuzy Nunes Crispim - TCC Esp. em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano CES 201710.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.