Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II sobre a ortográfica. Para isso traçamos como objetivo geral evidenciar sobre a necessidade de uma abordagem contextualizada sobre o ensino de ortografia, a partir da evolução histórica da língua e especificamente objetivamos estudar a evolução da língua portuguesa a partir do latim, compreender como aconteceu o processo evolutivo da ortografia da língua portuguesa, depois da chegada dos romanos à Península Ibérica e propor possibilidades de contextualização numa perspectiva teórica. Empreendemos em conhecimentos sobre a evolução e o contexto histórico em que ocorreu e como aconteceu a mudança do Latim para o galegoportuguês e, mais tarde: Língua Portuguesa. Visto que, dentre os mais importantes meios interacionais, atualmente, no mundo, está à língua, porque sem ela não há comunicação plausível entre os povos. Esta pesquisa caracterizase bibliográfica, descritiva de análise qualitativa. Para a realização da pesquisa fundamentamonos em Assis (2011), Carvalho e Nascimento (1981) entre outros. Diante da análise do livro didático constatamos que há a necessidade de contextualizar o ensino de ortografia considerando o processo histórico da língua portuguesa para uma aprendizagem mais efetiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2019-12-11
dc.description.abstractThis research aims to analyze the textbook Portuguese Languages, by authors Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, from the 6th grade of elementary school II on orthography. For this we have as general objective to analyze the necessity of a contextualized approach to the teaching of spelling, from the historical evolution of the language and as specific objectives to study the evolution of the Portuguese language from Latin, to understand how the evolutionary process of spelling happened. Portuguese, after the arrival of the Romans to the Iberian Peninsula and to propose possibilities of contextualization on the subject in the classroom. We deepened our knowledge of the evolution and historical context in which it occurred and how the change from Latin to GalicianPortuguese and, later, to Portuguese. Whereas among the most important interactional means in the world today is language, because without it there is no plausible communication between peoples. Consequently, according to our reflections, with the object analyzed we have been able to significantly expand the learning of spelling. It is classified as a bibliographical, descriptive research of qualitative analysis. For the accomplishment of the research we based in Assis (2011), Carvalho and Nascimento (1981) among others. Given the analysis of the textbook we found that there is a need to contextualize the teaching of spelling considering the historical process of the Portuguese language for a more effective learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20930
dc.date.accessioned2021-08-31T13:42:13Z
dc.date.available2021-08-31
dc.date.available2021-08-31T13:42:13Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua latinapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLatin languagept_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectOrthographypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Fabiola Rolim de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe study of spelling in a historical perspective: approaches in the Portuguese language textbook of the 6th year of Elementary School II.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabíola Rolim de. O estudo da ortografia numa perspectiva histórica: abordagens no livro didático de língua portuguesa do 6º Ano do Ensino Fundamental II. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIOLA ROLIM DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2019.pdfFabiola Rolim de Oliveira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2019.2.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.