Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20934
Title: Uma abordagem baseada em gamificação para estimativa de esforço em desenvolvimento ágil de software
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, André Felipe Mendonça.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MOURA, José Antão Beltrão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, Marcelo Alves de.
Keywords: Engenharia de Software;Gamificação;Ágil;Desenvolvimento de Software;Estimativa de Esforço;Estimativa de História de Usuário;Software Engineering;Gamification;Agile;Software Development;Effort Estimation;User Story Estimation
Issue Date: 19-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, André Felipe Mendonça. Uma abordagem baseada em gamificação para estimativa de esforço em desenvolvimento ágil de software. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Equipes de Desenvolvimento Ágil de Software (DAS) às vezes precisam executar processos que consideram repetitivos ou desmotivadores, comprometendo a qualidade de resultados. Agregar elementos de gamificação a esses processos pode melhorar o engajamento das equipes e os resultados. Esta dissertação investiga, através de revisão da literatura especializada e de survey com praticantes de DAS, as dificuldades mais relevantes nos processos. O processo avaliado como o de maior dificuldade, estimativa de esforço de User Stories (USs), é selecionado para estudo e tratamento com gamificação. Para esse processo, propõe-se primeiro um novo método, misto de métodos disponíveis na literatura, para melhorar estimativas de esforço. Em seguida, são elencados elementos para a gamificação do método proposto. A validação do método proposto e dos elementos elencados é feita por um painel de especialistas em DAS usando uma técnica estruturada Delphi em busca de consenso. Resultados consensuais indicam que o método proposto, gamificado, parece que irá facilitar a adoção dele e melhorar as estimativas de esforço resultantes. A dissertação contribui para a engenharia de software, DAS em particular, e para esforços de gamificação de seus processos e melhores práticas.
Abstract: Agile Software Development (ASD) teams sometimes need to execute processes that they consider repetitive or demotivating, compromising the quality of results. Adding gamification elements to these processes could improve team engagement and results. This paper investigates the most relevant difficulties in the processes through a specialized literature review and a survey with ASD practitioners. The process evaluated as the most difficult, User Story (US) effort estimation, is selected for study and treatment with gamification. A new method is proposed for this process, a mixture of methods available in the literature, to improve effort estimates. Next, elements for the gamification of the proposed method are listed. The validation of the proposed method and the listed elements is done by a panel of ASD experts using a structured Delphi technique in search of consensus. Consensus results indicate that the proposed gamified method appears to facilitate its adoption and improve the resulting effort estimates. The paper contributes to software engineering, ASD in particular, and to efforts to gamify its processes and best practices.
Keywords: Engenharia de Software
Gamificação
Ágil
Desenvolvimento de Software
Estimativa de Esforço
Estimativa de História de Usuário
Software Engineering
Gamification
Agile
Software Development
Effort Estimation
User Story Estimation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20934
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉ FELIPE MENDONÇA ANDRADE - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2021.pdf8.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.