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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0702478406730462pt_BR
dc.contributor.advisor1MOURA, José Antão Beltrão.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572375884177951pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4993914550234923pt_BR
dc.contributor.referee2BARROS, Marcelo Alves de.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1101332313551029pt_BR
dc.description.resumoEquipes de Desenvolvimento Ágil de Software (DAS) às vezes precisam executar processos que consideram repetitivos ou desmotivadores, comprometendo a qualidade de resultados. Agregar elementos de gamificação a esses processos pode melhorar o engajamento das equipes e os resultados. Esta dissertação investiga, através de revisão da literatura especializada e de survey com praticantes de DAS, as dificuldades mais relevantes nos processos. O processo avaliado como o de maior dificuldade, estimativa de esforço de User Stories (USs), é selecionado para estudo e tratamento com gamificação. Para esse processo, propõe-se primeiro um novo método, misto de métodos disponíveis na literatura, para melhorar estimativas de esforço. Em seguida, são elencados elementos para a gamificação do método proposto. A validação do método proposto e dos elementos elencados é feita por um painel de especialistas em DAS usando uma técnica estruturada Delphi em busca de consenso. Resultados consensuais indicam que o método proposto, gamificado, parece que irá facilitar a adoção dele e melhorar as estimativas de esforço resultantes. A dissertação contribui para a engenharia de software, DAS em particular, e para esforços de gamificação de seus processos e melhores práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleUma abordagem baseada em gamificação para estimativa de esforço em desenvolvimento ágil de softwarept_BR
dc.date.issued2021-08-19-
dc.description.abstractAgile Software Development (ASD) teams sometimes need to execute processes that they consider repetitive or demotivating, compromising the quality of results. Adding gamification elements to these processes could improve team engagement and results. This paper investigates the most relevant difficulties in the processes through a specialized literature review and a survey with ASD practitioners. The process evaluated as the most difficult, User Story (US) effort estimation, is selected for study and treatment with gamification. A new method is proposed for this process, a mixture of methods available in the literature, to improve effort estimates. Next, elements for the gamification of the proposed method are listed. The validation of the proposed method and the listed elements is done by a panel of ASD experts using a structured Delphi technique in search of consensus. Consensus results indicate that the proposed gamified method appears to facilitate its adoption and improve the resulting effort estimates. The paper contributes to software engineering, ASD in particular, and to efforts to gamify its processes and best practices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20934-
dc.date.accessioned2021-08-31T17:41:39Z-
dc.date.available2021-08-31-
dc.date.available2021-08-31T17:41:39Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de Softwarept_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectÁgilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de Softwarept_BR
dc.subjectEstimativa de Esforçopt_BR
dc.subjectEstimativa de História de Usuáriopt_BR
dc.subjectSoftware Engineeringpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectAgilept_BR
dc.subjectSoftware Developmentpt_BR
dc.subjectEffort Estimationpt_BR
dc.subjectUser Story Estimationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, André Felipe Mendonça.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, André Felipe Mendonça. Uma abordagem baseada em gamificação para estimativa de esforço em desenvolvimento ágil de software. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

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ANDRÉ FELIPE MENDONÇA ANDRADE - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2021.pdf8.86 MBAdobe PDFView/Open


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