Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20949
Title: Bagatelas: a subversão feminista da literatura policial.
Other Titles: Trifles: the feminist subversion of detective literature.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Ana Maria Lourenço de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DIAS, Daise Lilian Fonseca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Elri Bandeira de.
Keywords: Análise literária;Literatura americana;Gênero policial;Feminismo;Literatura policial;Texto textual;Literary analysis;American Literature;Police genre;Feminism;Police literature;Textual text
Issue Date: 1-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Ana Maria Lourenço de. Bagatelas: a subversão feminista da literatura policial. 2020. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a peça Bagatelas (1916), da autora norte -americana Susan Glaspell (1876 – 1948), destacando as características do gênero policial que são subvertidas pelo seu viés feminista. Para tanto, será apresentado um percurso histórico do gênero, e sua natureza maleável que permitiu à autora, por exemplo, inserir seu ponto de vista à obra de tão elevado sucesso. Glaspell apresenta um histórico de protagonistas mulheres que de alguma forma buscam liberdade. Em Bagatelas ela faz uso da estrutura do mistério policial para denunciar a realidade desoladora da personagem principal acusada de assassinar o próprio marido, Minnie Wright, que em sua busca por se libertar de um casamento infeliz infringe a si mesma o exílio numa prisão. Tendo a protagonista fora da ação dramática, as personagens tidas como secundárias, as senhoras Hale e Peters, entram em cena para despretensiosamente “investigarem” o crime. Por ação do acaso ou por tino investigativo, as mulheres percebem pistas que os homens da lei simplesmente ignoram, no entanto, diferentemente dos clássicos do gênero policial, as detetives amadoras não colaboram para o reestabelecimento da ordem através do cumprimento da lei. As concepções de certo e errado que geralmente norteiam a investigação policial são postas em questão na peça, e diante dos fatos que motivam o crime, o leitor é convidado a julgar a culpabilidade de Minnie junto com as senhoras Hale e Peters. Tais questões norteiam a pesquisa acerca da convenção de conceitos do gênero policial em críticas feitas às relações de gênero presentes na peça. Assim, com vistas a enriquecer o diálogo da pesquisa, utilizaremos o suporte teórico de autores, tais como, Zolin (2009), Mill (2006), Ozieblo (2008), Sander (1989), dentre outros.
Abstract: This research has the objective of analyzing the play Trifles (1916), by the American writer Susan Glaspell (1876 - 1948), highlighting the characteristics of Detective fiction that are subverted by her feminist bias. For such an enterprise, it will be presented a historical panorama of the genre, and its volatile nature which permitted the writer, for example, to add her contributions to it by her unique point of view to this play of such an elevated style. Glaspell has a history of female protagonists in search of freedom. In Trifles, she uses the structure of mystery in order to denounce the devastating reality of the main characters, a suspect of murdering her own husband, Minnie Wright, that in her search for freeing herself from such an unhappy marriage ends up in exile in jail. Since the protagonist is not part of the dramatic action, secondary characters, Mrs. Hale and Mrs. Peters take the stage to in an unconscious ways “investigate” the crime. By chance or natural aptitude form crime scene investigation, both women notice leads that the men of law ignore, however, different from the classics of Detective fiction, the amateur women do not help to reestablish the order through law enforcement. Right and wrong conceptions proper of the genre are questioned in the play, and based on the motives for the crime, the reader is invited to judge along with the Mrs Hale and Peters how guilty Minnie really is. Such issues about which this research is centered deal with the conventions of the Detective fiction genre and the reviews of the play concerning gender relations. Thus, in order to enrich the research, it will be used the theoretical support of writers, such as, Zolin (2009), Mill (2006), Ozieblo (2008), Sander (1989), among others.
Keywords: Análise literária
Literatura americana
Gênero policial
Feminismo
Literatura policial
Texto textual
Literary analysis
American Literature
Police genre
Feminism
Police literature
Textual text
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20949
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MARIA LOURENCO DE ANDRADE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA. 2020.pdfAna Maria Lourenço de Andrade. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa. 2020.963.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.