Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20952
Title: Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia.
Other Titles: Theory versus practice: the contributions and implications of supervised internship in the formation of graduates in Geography.
???metadata.dc.creator???: QUARESMA, Silvana da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
Keywords: Geografia- teoria e prática;Ciência geográfica;Geografia- estágio supervisionado;Geography - theory and practice;Geographic science;Geography - supervised internship
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUARESMA, Silvana da Silva. Teoria versus prática: as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em geografia. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O estágio supervisionado é tido como um componente curricular acadêmico de primordial importância para a formação inicial docente, contribuindo ao levar a realidade para os licenciandos sobre o ambiente escolar e sobre a profissão docente. É o momento em que oslicenciandos colocam em prática a base teórica aprendida na universidade. Esse importante componente curricular merece atenção especial, a partir do mesmo pode ser observado, analisado e refletido questões que são constantes numa escola, a relação concreta ensino/aprendizagem e professor/aluno. O objetivo desse estudo é de analisar as contribuições e implicações do estágio supervisionado na formação do licenciado em Geografia, enfatizando sobre a importância do estágio supervisionado na formação inicial e observando a relação entre teoria e prática no momento do estágio. Este estudo possui caráter qualitativo em que a coleta de dados foi feita mediante entrevistas com licenciandos do curso de Geografia, obtendo narrativas de 11 (onze) licenciandos e através de estudos bibliográficos por meio de livros, artigos e teses. Os dados foram analisados por meio de três categorias de análise: a ciência geográfica, a formação inicial docente e o estágio supervisionado e, como referencial teórico utilizou­se Pontuschka (2009), Castrogiovanni (2011), Santos (2013), Pimenta (2010) entre outros. Os dados revelam que o estágio supervisionado contribui com relevância na formação dos licenciandos, entretanto revelam certas implicações em relação à teoria e prática no momento do estágio, os licenciando questionam certas dificuldades diante da teoria enfatizada durante o curso. Este estudo revelou ainda que o estágio contribui gradativamente na construção da identidade profissional docente, onde as implicações encontradas estimulam à busca por melhorias no ensino, ou seja, apresentam caminhos propícios para uma formação docente de qualidade, seguida por expectativa de mudar rompendo com o tradicionalismo.
Abstract: The supervised training is seen as an academic curriculum component of prime importance for initial teacher training, helping to bring reality to the licensees on the school environment and the teaching profession. It is the time that the licensees put into practice the theoretical basis learned in university. This important curriculum component deserves special attention from the same can be observed, analyzed and reflected issues that are constant in a school, the concrete the teaching / learning and teacher / student. The aim of this study is to analyze the contributions and implications of supervised training of the licensee in Geography, emphasizing on the importance of supervised training in initial training and observing the relationship between theory and practice at the time of the stage. This study has qualitative in which data collection was done through interviews with undergraduates Geography course, getting narratives of eleven (11) undergraduates and through bibliographic research throughbooks, articles and theses. Data were analyzed using three categories of analysis: the geographical science, initial teacher training and supervised practice and as a theoretical framework was used Pontuschka (2009), Castrogiovanni (2011), Santos (2013), Pepper (2010) among others. The data reveal that the supervised training contributes heavily in training of undergraduates, however reveal certain implications for the theory and practice at the time of the internship, the student teachers questioned certain difficulties on the theoryemphasized during the course. This study also revealed that the stage gradually contributes to the construction of teacher professional identity, where the implications found stimulate the search for improvements in education, that is, provide favorable paths for teacher education quality, followed by the expectation of change breaking with the traditionalism.
Keywords: Geografia- teoria e prática
Ciência geográfica
Geografia- estágio supervisionado
Geography - theory and practice
Geographic science
Geography - supervised internship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20952
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVANA DA SILVA QUARESMA.TCC.LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2015.pdfSilvana da Silva Quaresma. TCC. Licenciatura em Geografia. 2015.451.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.