Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20953
Title: Ética e moral como fundamentos de construção da formação docente.
Other Titles: Ethics and morals as foundations for the construction of teacher education.
???metadata.dc.creator???: BENTA, Karla Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Dêbia Suênia da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
Keywords: Formação docente;Ética e moral;Pedagogo em formação;Acadêmico de Pedagogia;Ética em Pedagogia;Pedagogia - formação profissional;Teacher training;Ethic and moral;Pedagogue in training;Academic of Pedagogy;Ethics in Pedagogy;Pedagogy - professional training
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BENTA, Karla Gomes. Ética e moral como fundamentos de construção da formação docente. 2014. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo analisou a influência da compreensão de ética e moral na base de formação docente do acadêmico de pedagogia a partir de uma investigação cuja questão da pesquisa foi: em que medida ou de que modo a compreensão de ética e moral interferem para a base de formação profissional do acadêmico de pedagogia do CFP/UFCG? Neste sentido, fez-se necessário aplicar um formulário estruturado em campo de pesquisa, contemplando questões abertas na qual os colaboradores apresentaram o conceito de ética e moral, tendo em vista. A pesquisa caracterizou-se como um estudo quantiqualitativo com preponderância qualitativa, tendo sido utilizado, como instrumentos de análise, questionários de campo, possibilitando evidenciar a influência da dimensão ética e moral na base da formação. Dentre os principais resultados desta pesquisa identifica-se que os conceitos de ética e moral estão fundamentados em teorias vivenciadas durante a graduação, no entanto, os conceitos são expressos de forma normativa, demonstrando que as unidades temáticas em dado programa, estão apenas cumprindo um currículo normativo da graduação. Portanto, as reflexões apresentadas neste trabalho podem ser conceituadas, mas consistidas em relação a um estudo que necessita de uma dimensão maior para refletir a influência da concepção de ética e moral na formação docente, já que, é durante a formação docente que se vivencia os fundamentos para uma prática educativa intencional que possa atuar de forma ativa e reflexiva em uma sociedade contemporânea. De maneira geral, o trabalho contemplou o percurso de uma busca que não se esgotou, mas que ajudou a diminuir as inquietações e poderá subsidiar novas pesquisas e reflexões.
Abstract: The present study examined the influence of understanding of ethical and moral base for teacher training of the academic pedagogy from a research whose research question was: to what extent or how the understanding of ethical and moral base to interfere training of academic pedagogy the CFP / UFCG? In this sense, did it need to apply a structured form in the search field, contemplating openended questions in which employees presented the concept of ethics and morality in order. The research was characterized as a quantitative and qualitative study with qualitative preponderance, having been used as instruments of analysis, field surveys, allowing to demonstrate the influence of ethical and moral dimension at the base of the formation. Among the main results of this research identifies that the concepts of ethics and morals are grounded in theories experienced during graduation, however, the concepts are expressed in a normative manner, demonstrating that the thematic units in a given program, are only following a curriculum normative graduation. Therefore, the ideas presented in this work can be conceptualized to consist but in relation to a study that requires a larger to reflect the influence of the conception of ethics and moral in teacher training, since it is during teacher training experiences that the grounds for an intentional educational practice that can act actively and reflectively in a contemporary society. In general, the work contemplated the course of a search that was not exhausted, but it helped ease the concerns and will support new research and reflections.
Keywords: Formação docente
Ética e moral
Pedagogo em formação
Acadêmico de Pedagogia
Ética em Pedagogia
Pedagogia - formação profissional
Teacher training
Ethic and moral
Pedagogue in training
Academic of Pedagogy
Ethics in Pedagogy
Pedagogy - professional training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20953
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARLA GOMES BENTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfKarla Gomes benta. Monografia Pedagogia. CFP 2014.408.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.