Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20970
Title: A produção do cordel "Os movimentos sociais no campo brasileiro" como recurso didático no ensino de Sociologia para as escolas do campo no Cariri Paraibano.
Other Titles: The production of the cordel "Social movements in the Brazilian countryside" with didactic resource in the teaching of Sociology for countryside schools in Cariri Paraibano.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Aline de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DINIZ, Paulo César Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TORRES, Denise Xavier.
Keywords: Ensino de Sociologia – Ensino Médio;Recurso didático - cordel;Produção de recurso didático - cordel;Educação do campo;Pesquisa participante;Movimentos sociais do campo;Produção de cordel;Cordel;Sociology Teaching - High School;Didactic resource - string;Production of teaching resource - string;Countryside education;Participant research;Rural social movements;Twine production;Twine
Issue Date: 30-Jul-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Aline de Oliveira. A produção do cordel "Os movimentos sociais no campo brasileiro" como recurso didático no ensino de Sociologia para as escolas do campo no Cariri Paraibano. 2021. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20970
???metadata.dc.description.resumo???: O presente texto é fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida na área do ensino de Sociologia, através da produção de material didático utilizando a literatura de cordel como recurso pedagógico na contextualização das aulas de Sociologia para as escolas do campo no Cariri paraibano. Pois o cordel é uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem sociológica e superar lacunas deixadas pelo ensino tradicional. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo Produzir um cordel como recurso didático para as aulas de Sociologia rural para as escolas do campo do Cariri paraibano, com a temática “Os Movimentos Sociais no Campo Brasileiro”, acompanhado de um roteiro de mediação a ser aplicado pelo professor(a) de Sociologia na sua prática em sala de aula. No desenvolver da pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, em que foi utilizada a coleta de dados, através de aplicações de questionários aos professores que ministram aulas de Sociologia nas escolas do Cariri paraibano e a produção do material didático no laboratório, como o cordel, a sequência didática e o estudo dirigido. No decorrer da pesquisa, verificamos que esta produção de material didático (o cordel), pautada nos estudos do ensino de Sociologia, pode oferecer subsídios importantes para a formação pedagógica dos professores de Sociologia. Para que os recursos didáticos não caiam no vazio das práticas pedagógicas irrefletidas. Como também, o cordel sobre os movimentos sociais do campo brasileiro, pode servir como orientação para o processo de formação inicial e continuada de professores de Sociologia que atuam no ensino médio.
Abstract: This text is the result of master's research developed in the field of teaching Sociology, through the production of didactic material using cordel literature as a pedagogical resource in the context of sociology classes for rural schools in Cariri, Paraíba. Cordel is an important tool to facilitate sociological learning and overcome gaps left by traditional teaching. Thus, this research aims to produce a string as a didactic resource for rural sociology classes for rural schools in Cariri, in Paraíba, with the theme "Social Movements in the Brazilian Countryside", accompanied by a mediation script to be applied by the sociology teacher in his classroom practice. In developing the research, we used the theoretical assumptions of qualitative research, in which data collection was used, through the application of questionnaires to teachers who teach Sociology in schools in Cariri, Paraíba and the production of teaching material in the laboratory, such as the cordel, the didactic sequence and the directed study. In the course of the research, we verified that this production of didactic material (the cordel), based on studies of the teaching of Sociology, can offer important subsidies for the pedagogical training of sociology teachers. So that teaching resources do not fall into the void of thoughtless pedagogical practices. As well as the string on social movements in the Brazilian countryside, it can serve as a guide for the process of initial and continuing education of sociology teachers who work in secondary education.
Keywords: Ensino de Sociologia – Ensino Médio
Recurso didático - cordel
Produção de recurso didático - cordel
Educação do campo
Pesquisa participante
Movimentos sociais do campo
Produção de cordel
Cordel
Sociology Teaching - High School
Didactic resource - string
Production of teaching resource - string
Countryside education
Participant research
Rural social movements
Twine production
Twine
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20970
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE DE OLIVEIRA BARBOSA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2021.pdfAline de Oliveira Barbosa - Dissertação PROFSOCIO CDSA 2021.1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.