Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21016
Title: Laboratório virtual de sistemas de automação industrial.
Other Titles: Virtual laboratory for industrial automation systems.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Evellyne Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ACIOLI JUNIOR, George.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Rafael Bezerra Correia.
Keywords: Laboratório virtual;Manufatura virtual;Automação industrial;Simulação;Gêmeos digitais;Ensino de automação;Sistema de supervisão;Virtual laboratory;Virtual manufacturing;Simulation;Digital twins;Automation teaching;Supervision system;Supervisory system
Issue Date: May-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Evellyne Alves de. Laboratório virtual de sistemas de automação industrial. 2021. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21016
???metadata.dc.description.resumo???: O projeto desenvolvido, visando a situação de pandemia provocada pelo corona vírus, idealizou para Laboratório de Automação do LIEC a construção de práticas virtuais para os alunos de Engenharia Elétrica. As Aulas elaboradas permitirão aos alunos abordarem tópicos de instrumentação e controle de manufaturas através da simulação de instrumentos utilizados em aplicações industriais e de malhas de controle. Além disso, essas atividades podem ser usadas para o aprendizado na área de Redes Industriais e para o desenvolvimento de aplicações de Softwares Supervisório. A montagem dessas cenas auxilia no processo de aprendizado e na evolução da educação técnica, estimulando a aquisição do conhecimento. Por meio das práticas virtuais, os alunos podem experimentar a sensação de atuar sobre um processo industrial, mas em um ambiente distante deste e com seu principal uso como atividade didática complementar. Assim, partindo dessa premissa é essencial que o engenheiro se familiarize com essa aproximação técnica, que é de fundamental importância para sua formação.
Abstract: The developed project, aiming at the pandemic situation caused by the corona virus, idealized for LIEC’s Automation Laboratory the construction of virtual practices for Electrical Engineering students. The elaborated classes will allow students to approach instrumentation and manufacturing control topics through the simulation of instruments used in industrial applications and control loops. In addition, these activities can be used for learning in the area of Industrial Networks and for the development of Supervisory Softwares applications. The assembly of these scenes helps in the learning process and in the evolution of technical education, stimulating the acquisition of knowledge. Through virtual practices, students can experience the sensation of acting on an industrial process, but in an environment far from it and with its main use as a complementary didactic activity. Thus, based on this premise, it is essential that the engineer becomes familiar with this technical approach, which is of fundamental importance for his training.
Keywords: Laboratório virtual
Manufatura virtual
Automação industrial
Simulação
Gêmeos digitais
Ensino de automação
Sistema de supervisão
Virtual laboratory
Virtual manufacturing
Simulation
Digital twins
Automation teaching
Supervision system
Supervisory system
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21016
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVELLYNE ALVES DE OLIVEIRA - TCC ENG. ELÉTRICA 2021.pdfEvellyne Alves de Oliveira - TCC Eng Elétrica 2021.2.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.