Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21021
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFRANÇA, A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9082256711037454pt_BR
dc.contributor.advisor1COUTINHO, Denise Maria Duarte.-
dc.contributor.advisor1IDCOUTINHO, D. M. D.pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Carolina Silva de.-
dc.contributor.referee1IDMEDEIROS, C. S.pt_BR
dc.contributor.referee2SÁ, Carolina Figueiredo.-
dc.contributor.referee2IDSÁ, C. F.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.franca-
dc.description.resumoEste trabalho buscou analisar experiências contextualizadas, em uma escola do campo, desenvolvidas com um estudante Autista, no município de Sumé – PB. Alicerçamos nossa fundamentação conceitual em pesquisas bibliográficas que discutem a inserção da criança autista no contexto escolar, tendo como referências fundantes, entre outros, Bosa (2002), Cunha (2012), Aranha (2000) e Lima (2016), onde correlacionamos os fundamentos teóricos com a pesquisa de campo, para avaliar suas articulações e identificando os impactos e as correlações entre os aspectos e documentos e sua materialização no chão da escola. Para tanto, a pesquisa inclui uma análise detalhada sobre a forma de relacionamento entre as instituições públicas, os diversos grupos sociais presentes na escola e o indivíduo autista. Descrevemos como as relações e os vínculos formais e informais acontecem, bem como as interações que têm contribuído para o desenvolvimento dos processos de ensino/aprendizagem da criança autista. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativo, onde não se preocupa essencialmente com representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização ou de um fenômeno. A natureza da pesquisa possuiu um viés analítico, que objetivou gerar conhecimentos para o avanço de práticas educativas exitosas com crianças autistas. Que no nosso caso será analisar as especificidades educacionais de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo se caracteriza como uma pesquisa aplicada, pois, promove a construção de conhecimentos para situações práticas, direcionados para melhorias no atendimento educacional da criança autista. A partir da experiência construída e desenvolvida, concluímos que é mais que urgente articulação e o planejamento para aproximar aspectos teóricos e idealizados, daquilo que acontece dentro das escolas e da sala de aula. Sendo necessário para o desenvolvimento de práticas significativas sincronismo e sintonia entre múltiplos segmentos, sejam eles gestores, docentes, políticos e familiares para que consigamos promover e potencializar a qualidade da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA Educação Contextualizada no campo: o autismo em foco.pt_BR
dc.date.issued2021-08-25-
dc.description.abstractThis work sought to analyze contextualized experiences, in a rural school, developed with an autistic student, in the city of Sumé – PB. We base our conceptual foundation on bibliographical research that discusses the insertion of the autistic child in the school context, having as founding references, among others, Bosa (2002), Cunha (2012), Aranha (2000) and Lima (2016), where it correlates the theoretical foundations with the field research, to assess their articulations and identifying the impacts and correlations between the aspects and documents and their implementation in the school. Therefore, the research includes a detailed analysis of the link between public institutions, differents social groups present in the school and the autistic individual. We describe how formal and informal bonds occur, as well as the interactions that have contributed to the development of teaching/learning processes in autistic children. The research approach is qualitative, where it is not essentially concerned with numerical representation, but rather with the deepening understanding of a social group, an organization or a phenomenon. The research had an analytical bias, which aimed to generate knowledge for the advancement of successful educational practices with autistic children. Which it will be analyzing the educational specifics of a student with Autistic Spectrum Disorder (ASD), This study is characterized as an applied research, therefore, it promotes the construction of knowledge for practical situations, aimed the improvement of the educational care to the autistic children.Based on the experience built and developed, we conclude that it is more than urgent to coordinate and plan to bring together theoretical and idealized aspects of what happens within schools and the classroom. It is necessary for the development of significant practices, synchronism and harmony between multiple segments, be they managers, teachers, politicians and family members, so that we can promote and enhance the quality of education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21021-
dc.date.accessioned2021-09-08T17:44:29Z-
dc.date.available2021-09-08-
dc.date.available2021-09-08T17:44:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEscolado campopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectComunidade de Pio X – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência – Educaçãopt_BR
dc.subjectContextualized Educationpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectField schooledpt_BR
dc.subjectTeaching learning processpt_BR
dc.subjectPius X Community – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectPeople with disabilities - Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFRANÇA, Adilma Francisco de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContextualized education in the field: autism in focus.pt_BR
dc.identifier.citationFRANÇA, Adilma Francisco de. A Educação Contextualizada no campo: o autismo em foco. 2021. 87f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21021pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADILMA FRANCISCO DE FRANÇA - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdfAdilma Francisco de França - Especialização em Educação Contextualizada 2021. 1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.