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dc.creator.IDPRISCO, R. K.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0055068433116361pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Karcius Marcelus Colaço.
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, K. M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1881990103809201pt_BR
dc.contributor.referee1FERNANDES JÚNIOR, Damásio.
dc.contributor.referee1IDFERNANDES JÚNIOR, D.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa estudar o fenômeno de ondas viajantes em linhas de transmissão e sua aplicação para localização de faltas. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica e escolhido um dos métodos propostos na literatura para identificação de falhas em linhas de transmissão para ser aprofundado, o qual se baseia na frequência dominante do sinal de tensão na linha, após a abertura dos disjuntores. Foi feita a modelagem de um sistema elétrico baseado em dados reais composto por duas barras, no software ATP (Alternative Transients Program), para que seja possível observar os espectros das ondas viajantes posteriormente à ocorrência de uma falha e a atuação da proteção. Um algoritmo é aplicado no sistema para que seja colhida a frequência dominante dessas ondas residuais e, a partir dela, seja estimado o local exato onde ocorreu a falta. Serão analisados os seguintes tipos de falhas no sistema elétrico: fase-terra, fase-fase, fase-fase-terra e trifásica. Para cada tipo de falha foi realizado um estudo de sensibilidade e análise paramétrica com finalidade de avaliar o método com melhor precisão, além de um estudo direcionado a melhorias no método proposto frente a dificuldades encontradas. O método proposto conseguiu ser aplicado com uma taxa de erros muito baixa para todos tipos de faltas. Ele mostrou-se mais eficiente em faltas que ocorrem a partir de 25 km do terminal local e com impedâncias de falta entre 1 e 10 ohms. Para impedâncias a partir de 50 ohms o método apresentou limitações no seu desempenho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica.pt_BR
dc.titleLocalização de faltas em linhas de transmissão baseada no espectro de ondas viajantes.pt_BR
dc.date.issued2021-05-26
dc.description.abstractThis work aims to study the phenomenon of traveling waves in transmission lines and its application for fault location. For this, a bibliographic review was made and one of the methods proposed in the literature was selected to identify failures in transmission lines to be further investigated, which is based on the dominant frequency of the voltage signal in the line, after opening the circuit breakers. A modeling of an electrical system based on real data composed of two bars was made, without ATP software (Alternative Transients Program), so that it is possible to observe the spectra of traveling waves after the occurrence of a fault and the protection action. An algorithm is provided in the system so that the dominant frequency of these residual waves is collected and, from it, the exact location when a fault has occurred is estimated. The following types of faults in the electrical system will be distributed: phase-toground, phase-to-phase, phase-to-earth and three-phase. For each type of failure, a sensitivity study and parametric analysis were carried out with evaluation of the method with better precision, in addition to a study aimed at improvements in the method in view of the difficulties encountered. The method was able to be applied with a very low error rate for all types of faults. It was shown to be more efficient in faults that occur from 25 km from the local terminal and with fault impedances between 1 and 10 ohms. For impedances from 50 ohms, the method has limitations in its performance.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21050
dc.date.accessioned2021-09-09T17:52:28Z
dc.date.available2021-09-09
dc.date.available2021-09-09T17:52:28Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFaltas em linhas de transmissãopt_BR
dc.subjectEspectro de ondas viajantespt_BR
dc.subjectOndas viajantespt_BR
dc.subjectLinhas de transmissãopt_BR
dc.subjectTransitórios eletromagnéticospt_BR
dc.subjectLocalização de faltaspt_BR
dc.subjectSoftware ATPpt_BR
dc.subjectFaults in transmission linespt_BR
dc.subjectTraveling wave spectrumpt_BR
dc.subjectTraveling wavespt_BR
dc.subjectTransmission linespt_BR
dc.subjectElectromagnetic transientspt_BR
dc.subjectFault locationpt_BR
dc.subjectATP softwarept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPRISCO, Rodrigo Kalil.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFault location in transmission lines based on traveling wave spectrum.pt_BR
dc.identifier.citationPRISCO, Rodrigo Kalil. Localização de faltas em linhas de transmissão baseada no espectro de ondas viajantes. 2021. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21050pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

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