Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21056
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289751670662747pt_BR
dc.contributor.advisor1MENEZES, Marcus Bessa de.-
dc.contributor.advisor1IDMENEZES, M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.-
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Alisson Márcio Rafael.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.silva-
dc.description.resumoNo início do ano de 2020, o mundo foi acometido por uma pandemia, causada pela COVID – 19. Com a rápida proliferação do Novo Coronavírus, os países do mundo inteiro incluindo o Brasil, se viram obrigados a tomar medidas de contenção para evitar a disseminação do coronavírus. Dentre as instituições públicas a mudar suas rotinas e formas de trabalho, está a escola, adotando um modelo de ensino emergencial enquanto durar a pandemia, o Ensino Remoto. Nesse sentido, nossa pesquisa está direcionada a tratar sobre os desafios dos professores de matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB. Dessa forma nossa pesquisa foi estrutura da seguinte maneira: primeira parte diz respeito a Fundamentação teórica, onde abordamos as histórias da pandemia no mundo, os conceitos e características do Ensino Remoto, e sobre o Ensino de matemática. A segunda parte, tratamos dos Procedimentos Metodológicos da Pesquisa, onde destacamos os tipos de pesquisa, nesse caso a abordagem utilizada foi a pesquisa qualiquantitativa, os instrumentos que utilizamos para coletar os dados foi o roteiro de entrevista, que foi realizada de forma virtual com sete dos 8 professores de matemática da rede municipal e com uma representante da secretaria de educação, onde enviamos as perguntas via Whatsapp e os professores e a SEDUC, enviaram áudios respondendo. Para analisarmos os dados coletados, utilizamos abordagem qualitativa de forma descritiva e as categorias de análise os Fatores de Influência sobre as decisões didáticas e para finalizar a metodologia caracterizamos os espaços e os sujeitos da pesquisa. Na terceira parte tratamos das análises e discussões dos dados e por fim as considerações finais. Sobre os resultados obtidos da nossa pesquisa, em relação ao nosso principal objetivo foi que as estratégias adotadas como medidas de excepcionalidade para enfrentamento a situação pandêmica vigente, não estão incluindo todos os estudantes devido à falta de pacote de dados para internet e equipamentos necessários para o acesso remoto. Além da capacitação dos profissionais da educação para este modelo de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleOs desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB.pt_BR
dc.date.issued2021-08-30-
dc.description.abstractAt the beginning of 2020, the world was affected by a pandemic, caused by COVID – 19. With the rapid proliferation of the New Coronavirus, countries around the world, including Brazil, were forced to take containment measures to prevent the spread of the coronavirus. Among them, the public institutions change their routines and ways of working; it is the school, adopting a model of emergency education while the pandemic lasts, Remote Learning. In this sense, our research is aimed at dealing with the challenges of mathematics teachers in the Final Years of Elementary School facing remote teaching in the city of Sumé/PB. Thus, our research was structured as follows: the first part concerns the Theoretical Foundation, where we approach the stories of the pandemic in the world, the concepts and characteristics of Remote Teaching, and the Teaching of Mathematics. The second part deals with the Methodological Research Procedures, where we highlight the types of research, in this case the approach used was the qualiquantitative research, the instrument we used to collect the data was the interview, which was carried out virtually with seven of the 8 math teachers from the municipal network and with a representative from the education department, where we sent the questions via Whatsapp and the teachers and SEDUC, sent answering audios. To analyze the collected data, we used a qualitative approach in a descriptive way and the categories of analysis, Factors influencing didactic decisions, and to finalize the methodology, we characterized the spaces and subjects of the research. In the third part, we deal with the analysis and discussions of the data and conclude with the final considerations. About the results obtained from our research, in relation to our main objective was that the strategies adopted as exceptional measures to face the current pandemic situation are not including all students due to the lack of data package for internet and equipment necessary for remote access. In addition the training education professionals for this teaching model.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21056-
dc.date.accessioned2021-09-09T19:34:28Z-
dc.date.available2021-09-09-
dc.date.available2021-09-09T19:34:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemia e ensinopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectHistória das pandemiaspt_BR
dc.subjectMath teacherspt_BR
dc.subjectEducation contextualizedpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectPandemic and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.subjecthistory of pandemicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Charlene Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of mathematics teachers in the final years of elementary school, facing remote education in the city of Sumé/PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Charlene Sousa. Os desafios dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, frente ao ensino remoto no município de Sumé/PB. 2021. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21056pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHARLENE SOUSA SILVA - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdfCharlene Sousa Silva - Especialização em Educação Contextualizada 2021. 1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.