Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21068
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA JUNIOR, J. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7796393000026897pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, B. M. R.pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.silvajunior-
dc.description.resumoNesta pesquisa intitulada avaliação integração dos saberes matemáticos nos anos iniciais com as demais áreas do conhecimento realizado entre 2020 e 2021 como trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. Nesta pesquisa adotamos a abordagem explicativa-exploratória e tivemos como objetivo geral: Compreender como se manifesta, ou não, o processo de integração dos saberes matemáticos às demais disciplinas a partir dos instrumentos de avaliação da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com dois professores pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental da rede publica da cidade de Serra Branca – PB. Constatamos que os professores pesquisados compreendem que os conteúdos matemáticos são importantes na integração ou interdisciplinaridade com as demais áreas do conhecimento. Quanto à integração dos conteúdos matemáticos nos instrumentos de avaliação percebemos que ainda há uma lacuna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAvaliação: integração dos saberes matemáticos nos anos iniciais com as demais áreas do conhecimento.pt_BR
dc.date.issued2021-08-26-
dc.description.abstractIn this paper, we present a research entitled evaluation: integration of mathematical knowledge in the early years with other areas of knowledge carried out between 2020 and 2021 as a final course work for the Specialization in Contextualized Education for Living with the Semiarid Region. In this research, we adopted the explanatoryexploratory approach and we had as the general objective: to understand how the process of integrating mathematical knowledge into other disciplines is manifested, or not, using the learning assessment instruments. The research was carried out with two pedagogue teachers who work in the early years of elementary school in the public network in the city of Serra Branca – PB. We found that the researched professors understand that mathematical content is important in the integration or interdisciplinarity with other areas of knowledge. As for the integration of mathematical content in the assessment instruments, we realized that there is still a gap.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21068-
dc.date.accessioned2021-09-10T17:42:20Z-
dc.date.available2021-09-10-
dc.date.available2021-09-10T17:42:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectMatemática no ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMath educationpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectMathematics in elementary schoolpt_BR
dc.subjectMath teachingpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA JUNIOR, José Manoel da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment: integration of mathematical knowledge in the early years with other areas of knowledge.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, José Manoel da. Avaliação : integração dos saberes matemáticos nos anos iniciais com as demais áreas do conhecimento. 2021. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21068pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ MANOEL DA SILVA JUNIOR - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdfJosé Manoel da Silva Junior - Especialização em Educação Contextualizada 2021.419.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.