Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/210
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, José Wanderley Alves de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, José Wanderley Alves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, J. W. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389pt_BR
dc.contributor.referee1BARRETO, Maria Irisdene Batista.-
dc.contributor.referee2SILVA, Jorgevaldo de Souza.-
dc.description.resumoEm consonância com a proposta do PROFLETRAS e considerando a necessidade de repensar o ensino, especialmente, o ensino de Língua Portuguesa, no tocante a busca da compreensão dos textos e de seus significados, estabelecendo relações com o seu universo de referencia, é que apresentaremos neste trabalho, uma proposta de intervenção com o intuito de melhorar o desempenho das habilidades leitoras dos alunos do Ensino Fundamental II. Para tanto, recorreremos ao gênero causo da Literatura Popular. É notório que, até então, pouco se aborda Literatura Popular no Ensino Básico e esta é vista por muitos, como literatura de menor valor, por isso, visamos desmistificar tal ideia apresentando a sua diversidade e riqueza cultural. Os causos, em questão, são do poeta e contador de causos, o paraibano, Jessier Quirino que através do humor, aborda diversas temáticas, dentre elas, a vida do matuto do Nordeste. Além disso, embasados nos postulados na Análise do Discurso francesa, analisaremos as entrelinhas dos causos, sua ideologia e seu contexto de produção. O humor é elemento de destaque no gênero em estudo neste trabalho, portanto, destacaremos alguns conceitos da Teoria do Humor Verbal de Raskin, bem como, consideraremos os elementos que são responsáveis por ativar os gatilhos no texto para a construção do risível. Portanto, ressaltamos que o propósito da pesquisa é apresentar a riqueza do causo e como é construído o humor neste gênero para os estudantes do ensino Fundamental II, enfatizando a leitura, a compreensão e a oralidade, já que este tipo de literatura nos conduz com leveza, à ideia de leitura como prazer, lazer e deleite.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA cultura dos causos populares: estratégias discursivas de leitura no Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2017-02-23-
dc.description.abstractIn line with the proposal of PROFLETRAS and considering the need to rethink teaching, especially Portuguese language teaching, in relation to the search of the understanding of texts and their meanings, establishing relations with its reference universe is what we will present in this work, a proposal of intervention with the intention of improving the performance of the reading abilities of the Elementary School II students. To do so, we will resort to the genre, tale of the Popular Literature. It is evident that until now little is addressed in Popular Literature in Basic Education and this is seen by many, as literature of lesser value, so we aim to demystify such idea by presenting its diversity and cultural richness. The tales in question are of the poet and accountant of tales, the Paraibano, Jessier Quirino that through humor, approaches several themes, among them, the life of the hillbilly Northeast. Moreover, based on the postulates in the French Discourse Analysis we will analyze among lines the causes, their ideology and their context of production. Humor is a prominent element in the study genre, so we will highlight some concepts of Raskin's Verbal Humor Theory as well as, we will consider the elements that are responsible for activating the triggers in the text for the construction of the risible. Therefore, we emphasize that the purpose of the research is to present the richness of the tales and how the humor in this genre is constructed for students of Elementary Education, emphasizing the reading, the comprehension and the orality, since this type of literature conduct us lightly, to the idea of reading with pleasure, leisure and delight.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/210-
dc.date.accessioned2018-01-02T17:23:15Z-
dc.date.available2018-01-02-
dc.date.available2018-01-02T17:23:15Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectCausos popularespt_BR
dc.subjectLiteratura popularpt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectpopular literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Jacira Santana de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe culture of popular causes: discursive reading strategies in elementary school II.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Jacira santana de. A cultura dos causos populares: estratégias discursivas de leitura no Ensino Fundamental II. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACIRA SANTANA DE SOUSA - DISSERTAÇÂO PROFLETRAS. 2017.pdfJacira Santana de Sousa - Dissertação PROFLETRAS. 2017.1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.