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dc.creator.IDCARNEIRO, I. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332794079294992pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE NETO, F. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4641855432861816pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, I. A.pt_BR
dc.contributor.referee2SÁ, Carolina Figueiredo de.-
dc.contributor.referee2IDSÁ, C. F.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.carneiro-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi o de analisarmos de que maneira o tema grilagem de terras no município de Sumé-PB é abordado (ou não) no ensino de Ciências Humanas e Sociais de uma escola do campo. Foram nossos interesses específicos: problematizarmos, do ponto de vista histórico, como se conformou a questão agrária no Brasil, na Paraíba e no município de Sumé - PB; estudarmos os conflitos por terra ocorridos no Brasil, na Paraíba e no município de Sumé- PB, especificamente os que envolveram a grilagem de terras; e analisarmos de que maneira a grilagem de terras ocorrida no município de Sumé-PB é tomada no ensino de Ciências Humanas e Sociais de uma escola do campo. Como aporte teórico-metodológico para compreensão das problemáticas levantadas sobre a questão agrária faremos uso do Materialismo Histórico Dialético, onde iremos investigar as relações diretas entre as lutas de classes que de modo específico se expressam nos conflitos dos grandes proprietários/latifundiários com os camponeses que possuem, em sua grande maioria, pequenas propriedades/posses rurais. A coleta de dados se deu através de consulta a uma bibliografia geral e específica e a um conjunto de fontes diretas, tais como: sesmarias, dados do IBGE, do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Leis brasileiras, literatura de cordel, entrevistas e questionários semiestruturados e Planos de Cursos. Os estudos realizados permitiram compreendermos a realidade agrária no município de Sumé- PB, um tema que, até o presente momento, foi muito pouco estudado e analisado academicamente. Buscar entender a realidade deste município em que residimos, portanto, enquanto docente em formação, significa, também, se propor a intervir em suas contradições em favor das classes marginalizadas. As conclusões permitiram, por fim, entendermos que esta realidade agrária brasileira e local, particularmente, a grilagem de terras não é abordada como conteúdo didático no ensino das Ciências Humanas e Sociais da escola do campo UMEIF “José Bonifácio Barbosa de Andrade” do município de Sumé-PB que se propõe como referência de Educação do Campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.title“De noite a cerca anda”: a grilagem de terras no município de Sumé-PB e sua relação com o ensino de Ciências Humanas e Sociais de uma escola do campo.pt_BR
dc.date.issued2021-09-06-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21131-
dc.date.accessioned2021-09-15T17:05:22Z-
dc.date.available2021-09-15-
dc.date.available2021-09-15T17:05:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCiências Humanas e Sociais - ensinopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectGrilagem de terras – Sumé - PBpt_BR
dc.subjectQuestão agráriapt_BR
dc.subjectFazenda Pedra Cumprida – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEscola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectHuman and Social Sciences - teachingpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectLand grabbing - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectAgrarian questionpt_BR
dc.subjectPedra Comprida Farm – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectCountry schoolpt_BR
dc.subjectJosé Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School – Sumé – PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARNEIRO, Iris Barbosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“At night the fence walks”: land grabbing in the municipality of Sumé-PB and its relationship with the teaching of Human and Social Sciences at a rural school.pt_BR
dc.identifier.citationCARNEIRO, Iris Barbosa. “De noite a cerca anda”: a grilagem de terras no município de Sumé-PB e sua relação com o ensino de Ciências Humanas e Sociais de uma escola do campo. 2021. 136f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21131pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo de este trabajo fue analizar cómo se aborda (o no) el tema del acaparamiento de tierras en el municipio de Sumé-PB en la enseñanza de las Ciencias Humanas y Sociales en una escuela rural. Nuestros intereses específicos fueron: problematizar, desde un punto de vista histórico, cómo se plasmó la cuestión agraria en Brasil, Paraíba y en el municipio de Sumé - PB; estudiar los conflictos territoriales en Brasil, Paraíba y el municipio de Sumé-PB, específicamente los relacionados con el acaparamiento de tierras; y analizar cómo se utiliza el acaparamiento de tierras que tuvo lugar en el municipio de Sumé-PB en la enseñanza de Ciencias Humanas y Sociales en una escuela rural. Como aporte teórico-metodológico para comprender las cuestiones planteadas sobre la cuestión agraria, utilizaremos el Materialismo Histórico Dialéctico, donde investigaremos las relaciones directas entre las luchas de clases que se expresan específicamente en los conflictos de los latifundistas / terratenientes con los campesinos propietarios, en su mayor parte, pequeñas propiedades / posesiones rurales. La recolección de datos se realizó a través de la consulta de una bibliografía general y específica y un conjunto de fuentes directas, tales como: sesmarias, datos del IBGE, el Sistema Nacional de Registro Rural (SNCR) y el Registro Ambiental Rural (CAR), leyes brasileñas, cadena literatura, entrevistas y cuestionarios semiestructurados y Planes de Curso. Los estudios realizados permitieron comprender la realidad agraria en la ciudad de Sumé-PB, un tema que, hasta ahora, ha sido muy poco estudiado y analizado académicamente. Buscar comprender la realidad de este municipio en el que vivimos, por tanto, como docente en formación, significa también proponer intervenir en sus contradicciones a favor de las clases marginadas. Finalmente, las conclusiones permitieron comprender que esta realidad agraria brasileña y local, en particular el acaparamiento de tierras, no se aborda como contenido didáctico en la enseñanza de las Ciencias Humanas y Sociales en la escuela de campo de la UMEIF “José Bonifácio Barbosa de Andrade” en el municipio. de Sumé-PB que se propone como referente para la Educación Rural.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

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