Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTANA, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1613031646651443pt_BR
dc.contributor.advisor1TESET, Idelso Espinosa.-
dc.contributor.advisor1IDTESET, I. E.pt_BR
dc.contributor.referee1NIETO NÚÑEZ, Idelso.-
dc.contributor.referee2ARTOS, Secundino Vigón.-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa é de natureza qualitativa e buscava analisar as histórias em quadrinhos presentes na coleção de LD Sentidos en Lengua Española que contemplam os anos de (2018, 2019, 2020) para estabelecer seu lugar nesse material e identificar, descrever y analisar as dedicadas a promoção do desenvolvimento da compreensão leitora em ELE. A base teórica do estudo está integrada pelos conceitos de história em quadrinhos (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), livro didático (CARNEIRO; MOL, 2005) e compreensão leitora em LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018) Para isso, utilizamos como base os de Moreira (2013). Nossa pesquisa se dividiu em três partes seguindo os preceitos de observação, descrição e análise: 1. Presença das HQs na coleção; 2. Identificação das HQs que desenvolvem a CL em ELE; 3. Análise do tratamento das HQs. Os resultados mostraram que em um universo de 560 géneros, só 6, 42% está representado por 36 histórias em quadrinhos, das quais, 28 estão direcionadas ao desenvolvimento da CL. Esses resultados permitem concluir que os objetivos foram alcançados e que a presença e o tratamento das HQ incluídas nessa coleção de LD não são satisfatórias diante das orientações e diretrizes oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir disso se recomenda ampliar as pesquisas que tenham como tema as HQs no LD para o desenvolvimento da CL em ELE ou investigar as preferências dos alunos em matéria de gêneros textuais para o desenvolvimento das quatro destrezas linguísticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleHistorietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.pt_BR
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161-
dc.date.accessioned2021-09-16T20:46:52Z-
dc.date.available2021-09-16-
dc.date.available2021-09-16T20:46:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEspanhol como língua estrangeirapt_BR
dc.subjectLivro didático de espanholpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectCompreensão leiturapt_BR
dc.subjectEnsino de língua espanholapt_BR
dc.subjectSpanish as a foreign languagept_BR
dc.subjectBook teaching Spanishpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectSpanish language teachingpt_BR
dc.subjectEspañol como lengua extranjerapt_BR
dc.subjectReserva enseñanza de españolpt_BR
dc.subjectCómicspt_BR
dc.subjectComprensión lectorapt_BR
dc.subjectEnseñanza de la lengua españolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTANA, Adinatan Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languagespapt_BR
dc.title.alternativeHistória em quadrinhos no livro didático de: sua presença e uso para o desenvolvimento da compreensão de leitura.pt_BR
dc.title.alternativeComics in the teaching book of ELE: its presence and use for the development of reading compression.pt_BR
dc.identifier.citationSANTANA, Adinatan Silva. Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo de investigación es de naturaleza cualitativa y buscaba analizar las historietas presentes en la colección de libros didácticos Sentidos en Lengua Española que contemplan los años de (2018, 2019, 2020) para establecer su lugar en ese material e identificar, describir y analizar las dedicadas a la promoción del desarrollo de la comprensión lectora en ELE. La base teórica del estudio está integrada por los conceptos de historieta (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), libro didáctico (CARNEIRO; MOL, 2005) y comprensión lectora en LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018). Para ello, se utilizaron como base los estudios de Moreira (2013). Nuestra investigación se dividió en tres partes siguiendo los preceptos de observación, descripción y análisis: 1. Presencia de las historietas en la colección; 2. Identificación de las historietas que desarrollan la CL en ELE; 3. Análisis del tratamiento de las historietas. Los resultados mostraron que en un universo de 560 géneros, solo 6,42% está representado por 36 historietas, de las cuales, 28 están dedicadas al desarrollo de la CL. Esos resultados permiten concluir que los objetivos fueron alcanzados y que la presencia y el tratamiento de las historietas incluidas en esta colección de LD no son satisfactorios de cara a las orientaciones y directrices oficiales (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir de eso se recomienda ampliar las investigaciones que tengan como tema las historietas en el LD para el desarrollo de la CL en ELE o investigar las preferencias de los alumnos en materia de géneros textuales para el desarrollo de las cuatro destrezas lingüísticas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADINATAN SILVA SANTANA - TCC LIC. LETRAS LINGUA ESPANHOLA CH 2020.pdfAdinatan Silva Santana - TCC Lic. Letras Língua Espanhola CH 2020.1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.