Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21173
Title: Educação Contextualizada como práxis educativa no município de Zabelê – PB: formação e emancipação humana.
Other Titles: Contextualized Education as an educational praxis in the city of Zabelê – PB: human formation and emancipation.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Rafael de Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MENEZES, Ana Célia Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Adelaide Pereira da.
Keywords: Convivência com o semiárido;Educação contextualizada;Formação de professores;Prática pedagógica;Zabelê – PB – escola pública;Transgressões pedagógicas;Coexistence with the semiarid;Education contextualized;Teacher training;Practice pedagogical;Zabelê – PB – public school;Pedagogical transgressions
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Rafael de Farias. Educação Contextualizada como práxis educativa no município de Zabelê – PB: formação e emancipação humana. 2021. 111f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21173
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho se insere na linha de pesquisa Educação Contextualizada, Formação de Professores e Prática Pedagógica do Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande. Tem como objeto de estudo os princípios e fundamentos da Educação Contextualizada na prática pedagógica de uma escola pública localizada no município de Zabelê, no território do Cariri Paraibano. O objetivo que norteou a pesquisa foi analisar os referenciais teóricos da Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido, numa prática educativa de dimensão territorial. O desenho investigativo exigiu algumas especificações como: a) identificar as bases políticas, pedagógicas e metodológicas do paradigma hegemônico e suas implicações na educação; b) discutir a emergência do paradigma da Convivência com o Semiárido e sua relação com a Educação Contextualizada; c) refletir como uma prática educativa no cariri vai incorporando no seu fazer pedagógico os fundamentos da Educação Contextualizada. Com base nesses objetivos, nossa questão norteadora de pesquisa foi: como se manifestam os fundamentos e princípios da educação contextualizada na prática de uma escola no cariri paraibano? Para tanto, nos referenciamos no aporte teóricometodológico da abordagem qualitativa (MINAYO, 2010), na perspectiva do materialismo histórico (NETO, 2011; SAVIANI, 2013). A pesquisa teve como campo empírico o município de Zabelê e como sujeitos colaboradores os docentes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Bezerra da Silva. Nos procedimentos e instrumentos da pesquisa o método da pesquisa participante contribuiu para orientar a observação realizada ao longo do trabalho. Agregouse ao desenvolvimento do trabalho, o estudo exploratório sobre Educação Contextualizada (MARTINS, 2006; SILVA, 2009; SILVA, 2010; BAPTISTA & CAMPOS, 2013). Como resultados, identificamos práticas educativas substancialmente transgressoras com potencial de reorganizar o trabalho pedagógico da escola, de maneira, estruturante e permanente. Por fim, a pesquisa possibilitou compreender que o paradigma da educação contextualizada ao se fundir com a pedagogia históricocrítica forjam reflexões concretas capazes de provocar o inédito viável. Mas que, para isso, é necessário o coletivo de docentes se apropriarem dos fundamentos teóricometodológicos das teorias críticas e conceberem a educação para o semiárido como um ato político.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo forma parte de la línea de investigación Educación Contextualizada, Formación Docente y Práctica Pedagógica del Curso de Especialización en Educación Contextualizada para la Convivencia con el Semiárido, del Centro de Desarrollo Sostenible del Semiárido, de la Universidad Federal de Campina Grande. Su objeto de estudio son los principios y fundamentos de la Educación Contextualizada en la práctica pedagógica de una escuela pública ubicada en el municipio de Zabelê, en el territorio de Cariri Paraibano. El objetivo que guió la investigación fue analizar los referentes teóricos de la Educación Contextualizada para la convivencia con el semiárido en una práctica educativa de dimensión territorial. El diseño investigativo demandó algunas especificaciones como: a) identificar las bases políticas, pedagógicas y metodológicas del paradigma hegemónico y sus implicaciones en la educación; b) discutir el surgimiento del paradigma de convivencia con el semiárido y su relación con la Educación Contextualizada; c) reflexionar sobre cómo una práctica educativa en Cariri incorpora los fundamentos de la Educación Contextualizada en su práctica pedagógica. A partir de estos objetivos nuestras preguntas de investigación fueron: a) ¿cuáles son los fundamentos teóricos, políticos y metodológicos de la Educación Contextualizada? b) en la práctica de una escuela de Cariri, Paraíba, ¿cómo se manifiestan estos fundamentos y principios? c) ¿cuáles son los avances y los límites o contradicciones de esta práctica? Para ello, nos remitimos a la aportación teórica y metodológica del enfoque cualitativo (MINAYO, 2010), desde la perspectiva del materialismo histórico (NETO, 2011; SAVIANI, 2013). El campo empírico de la investigación fue el municipio de Zabelê y como sujetos colaboradores los profesores de la Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Bezerra da Silva. En los procedimientos e instrumentos de investigación, el método de investigación participante contribuyó a orientar la observación participante realizada a lo largo del trabajo, articulando la revisión bibliográfica y el análisis documental (FONSECA, 2002) sobre Educación Contextualizada (MARTINS, 2006; SILVA, 2009; SILVA, 2010; BAPTISTA & CAMPOS, 2013). Como resultados identificamos prácticas educativas sustancialmente transgresoras con el potencial de reorganizar el trabajo pedagógico de la escuela, de forma estructurada y permanente. Finalmente, la investigación permitió comprender que el paradigma de la educación contextualizada al fusionarse con la pedagogía críticohistórica forja reflexiones concretas capaces de provocar lo inédito viable. Pero, para ello, es necesario que el colectivo de profesores se apropie de los fundamentos teóricometodológicos de las teorías críticas y conciba la educación para el semiárido como un acto político.
Keywords: Convivência com o semiárido
Educação contextualizada
Formação de professores
Prática pedagógica
Zabelê – PB – escola pública
Transgressões pedagógicas
Coexistence with the semiarid
Education contextualized
Teacher training
Practice pedagogical
Zabelê – PB – public school
Pedagogical transgressions
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21173
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAEL DE FARIAS FERREIRA - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2021.pdfRafael de Farias Ferreira - Especialização em Educação Contextualizada 2021.2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.