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dc.creator.IDFERREIRA, R. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8704111253995663pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. S.pt_BR
dc.contributor.referee1MENEZES, Ana Célia Silva de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Adelaide Pereira da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2021.tccmon.ferreira-
dc.description.resumoEste trabalho se insere na linha de pesquisa Educação Contextualizada, Formação de Professores e Prática Pedagógica do Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da Universidade Federal de Campina Grande. Tem como objeto de estudo os princípios e fundamentos da Educação Contextualizada na prática pedagógica de uma escola pública localizada no município de Zabelê, no território do Cariri Paraibano. O objetivo que norteou a pesquisa foi analisar os referenciais teóricos da Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido, numa prática educativa de dimensão territorial. O desenho investigativo exigiu algumas especificações como: a) identificar as bases políticas, pedagógicas e metodológicas do paradigma hegemônico e suas implicações na educação; b) discutir a emergência do paradigma da Convivência com o Semiárido e sua relação com a Educação Contextualizada; c) refletir como uma prática educativa no cariri vai incorporando no seu fazer pedagógico os fundamentos da Educação Contextualizada. Com base nesses objetivos, nossa questão norteadora de pesquisa foi: como se manifestam os fundamentos e princípios da educação contextualizada na prática de uma escola no cariri paraibano? Para tanto, nos referenciamos no aporte teóricometodológico da abordagem qualitativa (MINAYO, 2010), na perspectiva do materialismo histórico (NETO, 2011; SAVIANI, 2013). A pesquisa teve como campo empírico o município de Zabelê e como sujeitos colaboradores os docentes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Bezerra da Silva. Nos procedimentos e instrumentos da pesquisa o método da pesquisa participante contribuiu para orientar a observação realizada ao longo do trabalho. Agregouse ao desenvolvimento do trabalho, o estudo exploratório sobre Educação Contextualizada (MARTINS, 2006; SILVA, 2009; SILVA, 2010; BAPTISTA & CAMPOS, 2013). Como resultados, identificamos práticas educativas substancialmente transgressoras com potencial de reorganizar o trabalho pedagógico da escola, de maneira, estruturante e permanente. Por fim, a pesquisa possibilitou compreender que o paradigma da educação contextualizada ao se fundir com a pedagogia históricocrítica forjam reflexões concretas capazes de provocar o inédito viável. Mas que, para isso, é necessário o coletivo de docentes se apropriarem dos fundamentos teóricometodológicos das teorias críticas e conceberem a educação para o semiárido como um ato político.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEducação Contextualizada como práxis educativa no município de Zabelê – PB: formação e emancipação humana.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21173-
dc.date.accessioned2021-09-17T19:09:46Z-
dc.date.available2021-09-17-
dc.date.available2021-09-17T19:09:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectZabelê – PB – escola públicapt_BR
dc.subjectTransgressões pedagógicaspt_BR
dc.subjectCoexistence with the semiaridpt_BR
dc.subjectEducation contextualizedpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPractice pedagogicalpt_BR
dc.subjectZabelê – PB – public schoolpt_BR
dc.subjectPedagogical transgressionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Rafael de Farias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContextualized Education as an educational praxis in the city of Zabelê – PB: human formation and emancipation.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Rafael de Farias. Educação Contextualizada como práxis educativa no município de Zabelê – PB: formação e emancipação humana. 2021. 111f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21173pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo forma parte de la línea de investigación Educación Contextualizada, Formación Docente y Práctica Pedagógica del Curso de Especialización en Educación Contextualizada para la Convivencia con el Semiárido, del Centro de Desarrollo Sostenible del Semiárido, de la Universidad Federal de Campina Grande. Su objeto de estudio son los principios y fundamentos de la Educación Contextualizada en la práctica pedagógica de una escuela pública ubicada en el municipio de Zabelê, en el territorio de Cariri Paraibano. El objetivo que guió la investigación fue analizar los referentes teóricos de la Educación Contextualizada para la convivencia con el semiárido en una práctica educativa de dimensión territorial. El diseño investigativo demandó algunas especificaciones como: a) identificar las bases políticas, pedagógicas y metodológicas del paradigma hegemónico y sus implicaciones en la educación; b) discutir el surgimiento del paradigma de convivencia con el semiárido y su relación con la Educación Contextualizada; c) reflexionar sobre cómo una práctica educativa en Cariri incorpora los fundamentos de la Educación Contextualizada en su práctica pedagógica. A partir de estos objetivos nuestras preguntas de investigación fueron: a) ¿cuáles son los fundamentos teóricos, políticos y metodológicos de la Educación Contextualizada? b) en la práctica de una escuela de Cariri, Paraíba, ¿cómo se manifiestan estos fundamentos y principios? c) ¿cuáles son los avances y los límites o contradicciones de esta práctica? Para ello, nos remitimos a la aportación teórica y metodológica del enfoque cualitativo (MINAYO, 2010), desde la perspectiva del materialismo histórico (NETO, 2011; SAVIANI, 2013). El campo empírico de la investigación fue el municipio de Zabelê y como sujetos colaboradores los profesores de la Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Bezerra da Silva. En los procedimientos e instrumentos de investigación, el método de investigación participante contribuyó a orientar la observación participante realizada a lo largo del trabajo, articulando la revisión bibliográfica y el análisis documental (FONSECA, 2002) sobre Educación Contextualizada (MARTINS, 2006; SILVA, 2009; SILVA, 2010; BAPTISTA & CAMPOS, 2013). Como resultados identificamos prácticas educativas sustancialmente transgresoras con el potencial de reorganizar el trabajo pedagógico de la escuela, de forma estructurada y permanente. Finalmente, la investigación permitió comprender que el paradigma de la educación contextualizada al fusionarse con la pedagogía críticohistórica forja reflexiones concretas capaces de provocar lo inédito viable. Pero, para ello, es necesario que el colectivo de profesores se apropie de los fundamentos teóricometodológicos de las teorías críticas y conciba la educación para el semiárido como un acto político.pt_BR
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