Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21202
Title: Leitura escrita e letramento: uma proposta de sequência didática   com gênero reportagem. 
Other Titles: Reading writing andliteracy: a didactic sequence proposal with gender reporting.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Márcia Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DIAS, Daise Lilian Fonseca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREITAS, Sávio Roberto Fonseca de.
Keywords: Leitura;Escrita;Letramento;Ensino fundamental- didática;Reading;Writing;Literacy;Elementary school-didactics;Sequência didática
Issue Date: 23-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Márcia Rodrigues de. Leitura escrita e letramento: uma proposta de sequência didática com gênero reportagem. 2015. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O espaço escolar pode oferecer estímulos apropriados no que concerne ao gosto pela leitura, escrita e consequente letramento desde que sejam oportunizados momentos incentivadores e estimulantes. Para que situações de efetivo aprendizado aconteçam, professores precisam utilizar ferramentas de forma a proporcionar uma mudança na vida estudantil e pessoal de seus alunos. Sob essa perspectiva, entende­se que a qualidade das vivências e momentos oferecidos aos alunos dentro do âmbito escolar serão determinantes para um aprendizado real e significativo. Diante disso, este trabalho objetiva discutir questões relativas à importância da aquisição de uma leitura e escrita competentes, ao mesmo tempo em que promove reflexões acerca do trabalho do professor, discutindo o seu papel como um educador que instiga o aluno, desperta curiosidades e orienta­o de forma que o educando aprenda e saiba utilizar os conhecimentos adquiridos. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de letramento para o 9º ano do Ensino Fundamental, através de uma sequência didática comentada e justificada teoricamente com o gênero reportagem. O corpus da sequência didática foi extraído da Revista Mundo Estranho e a reportagem escolhida, “Como era uma balada nos anos 60?” oferece instigante conhecimento cultural que encontra eco nos dias atuais, sendo por demais atraente para o público­alvo. Para tanto, contará com o suporte teórico de Leffa (1996), Antunes (2013), Almeida (2010), Vieira (2005), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013), PCN­LP (1997), Cosson (2007) e Oliveira (2013), dentre outros. Esta pesquisa oferece ao professor um material didático que pode enriquecer o fazer pedagógico através da prática, da análise e observação dos resultados de modo a oportunizar momentos contínuos de aprendizado no dia a dia escolar.
Abstract: The school can offer appropriate stimulus concerning reading, writing and literacy since motivating moments are promoted in its daily routine. For situations of effective learning take place, teachers need to use the right tools to promote change in the students‟ school and personal life. From this perspective, it is understood that the quality of those moments are fundamental for a real and effective learning. So, this research aims at discussing issues related to the importance of reading and writing skills, and analyses some of the teacher‟s practices, discussing his role as a facilitator of learning, and it also reflects on the need for the teacher in motivating and guiding thestudents in order for them to learn and know how to use the acquired knowledge. , this research presents a didactic sequence through the genre “reportage”, theoretically commented and justified. The didactic sequence corpus was taken from the magazine “RevistaMundoEstranho” [Strange World Magazine] and the reportage, “How was a typical 1960s party?” (our translation) offers inspiring cultural knowledge that can be linked to the students‟s today‟s life, being ­ the theme ­ very attractive to the target audience. For such task, the theoretical support will be taken from Leffa (1996), Antunes (2013), Almeida (2010), Vieira (2005), Dolz, Noverraz&Schneuwly (2013), PCN­LP (1997), Cosson (2007) e Oliveira (2013), among others. This research offers the teacher a didactic material that can enrich his professional practice through the idea of a praxis concerned with analysis and observation of results, aiming positive daily results.
Keywords: Leitura
Escrita
Letramento
Ensino fundamental- didática
Reading
Writing
Literacy
Elementary school-didactics
Sequência didática
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21202
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCIA RODRIGUES DE ARAÚJO. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2015.pdfMárcia Rodrigues de Araújo. Dissertação PROFLETRAS. 2015.1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.