Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21236
Title: Formando leitores mediadores: dos aspectos teóricos à proposição de  oficinas de leitura.
Other Titles: Forming mediator readers: from the theoretical aspects to the proposition of reading workshops.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Ednilda Bezerra dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Hérica Paiva.
Keywords: Leitura;Letramento;Mediação leitora;Professor mediador;Mediação docente;Educação;Escola;Reading;Literacy;Reader mediation;Mediator teacher;Teaching mediation;Education;School
Issue Date: 29-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Ednilda Bezerra dos Santos. Formando leitores mediadores: dos aspectos teóricos à proposição de oficinas de leitura. 2021. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: As discussões propostas neste trabalho surgem a partir da reflexão sobre o papel do professor/leitor no universo escolar como também norteia a investigação dos processos de colaboração do letramento na construção da mediação docente. Apropriamo­-nos da proposta da BNCC relativa aos gêneros textuais no Ensino Fundamental, tendo em vista a necessidade que a escola apresenta em relação à leitura, uma vez que ainda se pauta pelo ensino intuitivo, metódico, havendo necessidade de ser revisto e confrontado, em contrapartida ao ensino ideológico, compartilhado. A educação exige profissionais leitores,com perspectivas de construção da mediação e desenvolvimento do gosto pela leitura seus alunos. Tal atitude pode incentivá­l-os a gostarem de ler e a perceberem a importância desta para a transformação da vida. A partir da problematização da relevância da mediação da leitura e da reflexão sobre as práticas leitoras desenvolvidas em sala de aula, chegamos ao objetivo geral que é fomentar a implementação de oficinas facilitadoras da prática docente de mediação da leitura na dimensão social de letramento, valorização do sentido cultural e contextual desta em suas diversas aplicabilidades no universo escolar. Trata ­se de uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica, e apresenta oficinas aplicáveis à sala de aula. A base teórica está ancorada nos estudos de Kleiman (2003, 2005, 2012, 2013), Soares (2003), Freire (2003), Bortoni­Ricardo (2015), Geraldi (2014), Martins (1994), Koch (2008), Vóvio (2010), Solé (1998), entre outros. Quando temos professores leitores, agentes de formação de alunos leitores, o ato de ler torna ­se significativo, transformando ­se em um importante referencial de construção do conhecimento. A nossa experiência leitora, vivenciada e aliada à compreensão de que a mediação é uma saída para a formação de alunos leitores, incentivou ­nos à discussão sobre a formação leitora do professor do ensino fundamental na perspectiva do letramento como contribuição para o efetivo exercício da mediação e do letramento plurissignificativo.
Abstract: The discussions proposed in this work arise from the reflection on the role of the teacher / reader in the school universe, as well as guiding the investigation of literacy collaboration processes in the construction of teaching mediation. We take ownership of the BNCC proposal regarding textual genres in elementary school, in view of the need that the schol presents in relation to reading, since it is still guided by intuitive, methodical teaching, with the need to be revised and confronted, in counterpart to shared, ideological teaching. Education requires professional readers, with prospects for building mediation and developing a taste for reading by their students. Such an attitude can encourage them to enjoy reading and to realize the importance of reading for the transformation of life. Based on the problematization of the relevance of reading mediation and reflection on the practices developed in the classroom, we arrived at the general objective, which is to promote the implementation of workshops that facilitate the teaching practice of reading mediation in the social dimension of literacy, valuing meaning cultural and contextual in its diverse applications in the school universe. It is a qualitative research, with bibliographic review, and presents workshops applicable to the classroom. The theoretical basis is anchored in the studies of Kleiman (2003, 2005, 2012, 2013), Soares (2003), Freire (2003), Bortoni­Ricardo (2015), Geraldi (2014), Martins (1994), Koch (2008) , Vóvio (2010), Solé (1998), among others. When we have reader teachers, training agents for student readers, the act of reading becomes significant, becoming an important reference for the construction of knowledge. Our reading experience, experienced and combined with the understanding that mediation is an outlet for the training of student readers, encouraged us to discuss the reading education of elementary school teachers from the perspective of literacy as a contribution to the effective exercise of mediation. and plurisignificant literacy.
Keywords: Leitura
Letramento
Mediação leitora
Professor mediador
Mediação docente
Educação
Escola
Reading
Literacy
Reader mediation
Mediator teacher
Teaching mediation
Education
School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21236
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDNILDA BEZERRA DOS SANTOS PEREIRA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2021.pdfEdinilda Bezerra dos Santos Pereira. Dissertação PROFLETRAS. 2021.43.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.