Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTAVARES, F. F. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894554949843200pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Francisco Vieira da.-
dc.contributor.referee2LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.-
dc.description.resumoA presente pesquisa traz uma análise da retextualização do texto oral para o texto escrito, a partir de atividades de produção textual propostas aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino. Trata-­se de um construto teórico sobre a práxis do processo de retextualização do gênero oral causo para textos escritos, abordando o viés pragmático de transformação de um gênero em outro, demonstrado no movimento de interação conceptual entre os gêneros, visando à otimização da escrita, na elaboração de um material de apoio às aulas de Língua Portuguesa. Através dessa análise, procurou-­se investigar se uma proposta de intervenção com foco na retextualização do texto oral para o escrito, a partir do gênero causo, poderia otimizar a produção escrita do aluno, visto que tal gênero faz parte de suas vivências em seu habitat social e cultural. É uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa do tipo participante, em que o pesquisador observou e atuou sistematicamente durante as atividades desenvolvidas no período de aplicação. Tomou­se como corpus quatro textos dentre vinte que foram retextualizados em sala de aula. Os textos foram analisados à luz dos postulados das nove operações de retextualização apresentadas por Marcuschi (2010). Além de Marcuschi, o trabalho se embasou nos estudos de Antunes (2013), Koch e Elias (2014), Scheuwly & Dolz (2013) e Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018) pela abordagem teórica assumida nas nuances do contexto sociocultural do sujeito aprendiz, permitindo uma maior interação com os gêneros textuais circulantes em sociedade, aproximando - ­os das memórias culturais e tradicionais de seu meio. Ao final da pesquisa, constatou -­se o emprego de boa parte das operações de retextualização pelos alunos, comprovando assim, uma sistematização da escrita em consonância com a eficácia do trabalho pautado na linha do discurso interacionista, relevante neste processo das aulas de Língua Portuguesa, o que culminou na proposição de um Caderno Pedagógico com modelos de retextualização de textos orais para textos escritos em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleDo oral para o escrito: retextualização do causo no 8° ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2021-04-29-
dc.description.abstractThis research presents an analysis of the retextualization of the oral text to the written text, based on textual production activities proposed to students in the 8th grade of Elementary School of a public school in the Municipal Education Network. It is a theoretical construct on the praxis of the retextualization process of the oral genre causo for written texts, addressing the pragmatic bias of transformation from one genre to another, demonstrated in the movement of conceptual interaction between genres, aiming at optimizing writing, in the development of support material for Portuguese language classes. Through this analysis, we sought to investigate whether an intervention proposal focusing on the retextualization of the oral text into the written one, from the causo genre, could optimize the student’s written production since this genre is part of their experiences in their cultural and social habitat. It is field research, with a participant­type qualitative approach, in which the researcher observed and acted systematically during the activities developed during the application period. Four texts out of twenty that were retextualized in the classroom were taken as a corpus. The texts were analyzed in light of the postulates of the nine retextualization operations presented by Marcuschi (2010). In addition to Marcuschi, the work was based on studies by Antunes (2013), Koch and Elias (2014), Scheuwly & Dolz (2013), and Carvalho and Ferrarezi Jr. (2018) by the theoretical approach taken on the nuances of the socio­cultural context of the learner, allowing greater interaction with the textual genres circulating in society, ringing them closer to the cultural and traditional memories of their environment. At the end of the research, it was found that most of the retextualization operations were used by the students, thus proving a systematization of writing in line with the effectiveness of the work based on the line of interactionist discourse, relevant in this process of Portuguese Language classes, which culminated in the proposal of a Pedagogical Notebook with models for the retextualization of oral texts for texts written in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21240-
dc.date.accessioned2021-09-23T13:37:35Z-
dc.date.available2021-09-23-
dc.date.available2021-09-23T13:37:35Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectTexto oralpt_BR
dc.subjectTexto escritopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectGênero causopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectAulas de língua portuguesa.pt_BR
dc.subjectCaderno pedagógicopt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectOral textpt_BR
dc.subjectWritten textpt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectGenre causept_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectPortuguese language classespt_BR
dc.subjectPedagogical notebookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTAVARES, Francisca Figueirêdo Feitosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom oral to written: retextualization of the story in the 8th year of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationTAVARES, Francisca Figueirêdo Feitosa. Do oral para o escrito: retextualização do causo no 8º ano do ensino fundamental. 2021. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA FIGUEIRÊDO FEITOSA TAVARES.DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2021.pdfFrancisca Figueirêdo Feitosa Tavares. Dissertação PROFLETRAS.2021.2.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.