Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21241
Title: A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia.
Other Titles: The importance of music in geography classes: different practices and methods in the use of music as a teaching methodology in geography classes.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Renágila Soares da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO , Marcelo Henrique Brandão de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MORAES, Henaldo Gomes.
Keywords: Ensino de geografia;Geografia e música;Geografia - metodologia do ensino;Ensino de geografia - cultura e tradição;Geography teaching;Geography and music;Geography - teaching methodology;Teaching geography - culture and tradition;Música e ensino de geografia
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Renágila Soares da. A importância da música nas aulas de geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização da música como ferramenta metodológica nas aulas de Geografia, partindo do pressuposto que a música por ter conteúdos dinâmicos; é de grande valia no auxílio a essa disciplina. O professor de geografia deverá estar sempre atento com os fatores e os acontecimentos do mundo atual e buscar novos caminhos e/ou métodos que levem ao desenvolvimento sócio intelectual dos seus alunos e assim formar cidadãos mais críticos e capacitados para agirem positivamente na humanidade. A música através de sua letra e versos conta e/ou expressa um significado cultural, social, ético e eclesiástico de um povo, de um lugar e ou de ambos quando esses estão inseridos no mesmo espaço geográfico. Viajando ao longo da história de música desde o seu provável surgimento ainda na idade antiga aos dias atuais, o referido trabalho destacará a música sendo uma ferramenta metodológica não apenas para ser usada nas aulas de geografia, mas, por todas as demais disciplinas nas duas fases do ensino de base. Assim como a música, várias outras ferramentas pode ocupar espaço em sala de aula, auxiliando no desenvolvimento do processo de ensino e educação. Cabe ao professor escolher qual melhor método a ser seguido e desta forma trabalhar com mais recursos, o que irá facilitar o seu desempenho profissional. Por fim, este trabalho busca a integração da música como metodologia de ensino de geografia em sala de aula, analisando duas músicas “súplica cearense e a volta da asa branca” de Luiz Gonzaga, que retratam a história de vida do povo da região semiárida do Nordeste brasileiro, em momentos diferentes de suas histórias. Porém, nem a música, nem tão pouco, qualquer outra ferramenta metodológica auxiliar, por si só, será a salvação de uma aula dinâmica e proveitosa. É preciso que o professor tenha conhecimento que para chegar a esse objetivo, faz-se necessário que se tenha uma integração entre o que ensinar e como ensinar geografia. Só assim se obtém resultados satisfatórios.
Abstract: This work aims to discuss the use of music as a toolmethodology in Geography classes, based on the assumption that music, due to its dynamic content, is of great value in helping this discipline. The geography teacher should always be aware of current world factors and events and seek new paths and/or methods that lead to the socio-intellectual development of their students and thus form more critical and capable citizens to act positively in humanity. The music through its lyrics and verses tells and/or expresses a cultural, social, ethical and ecclesiastical meaning of a people, a place and/or both when these are inserted in the same geographic space. Traveling throughout the history of music from its likely emergence in the ancient age to the present day, the aforementioned work will highlight music as a methodological tool not only to be used in geography classes, but for all other subjects in both phases. of basic education. As with music, several other tools can take up space in the classroom, helping to develop the teaching and education process. It is up to the teacher to choose the best method to be followed and thus work with more resources, which will facilitate their professional performance. Lastly,this work seeks to integrate music as a methodology for teaching geography in the classroom, analyzing two songs “supplica Cearense and the return of the white wing” by Luiz Gonzaga, which portray the life story of the people of the semiarid region of northeastern Brazil, at different times in their stories. However, neither music, nor any other auxiliary methodological tool, by itself, will be the salvation of a dynamic and fruitful class. It is necessary that the teacher is aware that to reach this goal, it is necessary to have an integration between what to teach and how to teach geography. This is the only way to obtain satisfactory results.
Keywords: Ensino de geografia
Geografia e música
Geografia - metodologia do ensino
Ensino de geografia - cultura e tradição
Geography teaching
Geography and music
Geography - teaching methodology
Teaching geography - culture and tradition
Música e ensino de geografia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21241
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENÁGILA SOARES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2015.pdfRenágila Soares da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2015.379.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.