Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21242
Title: Cordel e identidade popular: um caderno de atividades pedagógicas  em leitura para o 6º ano do Ensino Fundamental.
Other Titles: Cordel and popular identity: a notebook of pedagogical activities to be read for the 6th year of elementary school.
???metadata.dc.creator???: CARDOSO, Maria Aparecida de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Elri Bandeira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Silvana Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
Keywords: Leitura;Cordel;Letramento;Sala de aula;Ensino fundamental;Letramento literário;Reading;Twine;Literacy;Classroom;Elementary School;Literary literacy
Issue Date: 29-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARDOSO, Maria Aparecida de Sousa. Cordel e identidade popular: um caderno de atividades pedagógicas em leitura para o 6° ano do Ensino Fundamental. 2021. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O letramento é condição básica para as relações sociais e a leitura é vista como um instrumento necessário para a vida e sociedade, uma vez que o hábito de ler contribui para uma melhor participação do sujeito nas práticas sociais. Diante da importância de práticas de leitura, cabe à escola e ao professor promover ou ampliar a prática dessa atividade. A leitura não deve ser vista apenas como um processo de decodificação ou de informação, mas como um caminho que abre inúmeras possibilidades de interpretação, interação, criticidade, construção de sentido. Uma leitura significativa é aquela que possibilita o aluno perceber relações entre o texto e contexto social. Este trabalho objetiva favorecer estratégias para o trabalho com a leitura do gênero cordel em sala de aula, do 6ª ano do Ensino Fundamental Anos Finais, que além de permitir aos alunos a construção de conhecimentos diversos, também proporcione o envolvimento afetivo, o prazer estético e a fuição. Mediante pesquisa bibliográfica qualitativa e aplicada, buscamos apoio crítico em Marcuschi(2008), Freire (1999) e Antunes (2009), que discutem sobre leitura de modo geral, Candido (2004), Zilberman (1990), Colomer (2007, que abordam a importância da leitura literária na escola, Cosson (2006; 2009; 2014), que faz abordagens sobre letramento literário, círculos de leitura e seqüência básica, Marinho e Pinheiro (2012) e Viana (2010) que falam sobre a importância do cordel na sala de aula e construímos um caderno com uma seqüência de atividades pedagógicas com estratégias de leitura do cordel em sala de aula.
Abstract: El letramiento es una condición básica para las relaciones sociales y la lectura es entendida como una herramienta necesaria para la vida en sociedad, ya que el hábito de leer contribuye a una mejor participación del sujeto en las prácticas sociales. Dada la importancia de las prácticas lectoras, corresponde a la escuela y al docente promover o ampliar la práctica de esta actividad. La lectura no debe simplificarse como un proceso de decodificación o información, sino como un camino que abre muchas posibilidades de interpretación, interacción, criticidad, construcción de sentido. Una lectura significativa es aquella que permite al estudiante percibir las relaciones entre el texto y el contexto social. Este trabajo tiene como objetivo favorecer estrategias para trabajar con la lectura del género cordel en el aula, del 6º año de Primaria Final De Año, que además de permitir a los estudiantes construir conocimientos diversos, también proporciona implicación afectiva, placer estético y fuición. A través de la investigación bibliográfica cualitativa y aplicado, buscamos apoyo crítico en Marcuschi (2008), Freire (1999) y Antunes (2009), que discuten la lectura en general, Candido (2004), Zilberman (1990), Colomer (2007, que abordan la importancia de la lectura literaria en la escuela, Cosson (2006) 2009; 2014), que hace acercamientos a la alfabetización literáro, círculos de lectura y secuencia básica, Marinho y Pinheiro (2012) y Viana (2010) que hablan de la importancia de la cuerda en el aula y construimos un cuaderno con una secuencia de actividades pedagógicas con estrategias para leer la cuerda en el aula.
Keywords: Leitura
Cordel
Letramento
Sala de aula
Ensino fundamental
Letramento literário
Reading
Twine
Literacy
Classroom
Elementary School
Literary literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21242
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA DE SOUSA CARDOSO. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2021.pdfMaria Aparecida de Sousa Cardoso. Dissertação. PROFLETRAS. 2021.56.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.