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dc.creator.IDRAMOS, M. D. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1921484905005048pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.referee2BORBA, Valéria Maria Lima.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral propor atividades didáticas que auxiliem no desenvolvimento das habilidades argumentativas a partir do gênero textual artigo de opinião, para alunos do 9º do Ensino Fundamental. As atividades propostas buscam promover situações de interação que possibilitem aos alunos, o aprimoramento da capacidade de formar opinião em contextos reais de comunicação. Ao fazer o estudo da literatura pertinente ao assunto, observamos que o ensino da escrita de textos na escola tem apresentado um caráter dissociado da realidade social vivenciada pelos alunos, o que compromete ainda mais a aprendizagem visto que maioria das produções textuais propostas e realizadas nas aulas não buscam cumprir com a função sociocomunicativa da linguagem. Sobre as abordagens do texto argumentativo no Ensino Fundamental, observamos que essas práticas ainda se mantêm escassas. Foi considerando a necessidade de repensar as estratégias de ensino da produção escrita de textos argumentativos, que desenvolvemos esta investigação, pois, acreditamos na relevância do aprimoramento da capacidade de opinar e confrontar opiniões para a formação crítica e social do sujeito. Diante disso, essa pesquisa, seguindo a proposta do PROFLETRAS, se dispõe a apresentar um caderno didático para o ensino da escrita argumentativa através do gênero textual artigo de opinião, tendo por base o modelo de sequência didática elaborado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). Os resultados esperados com essa proposta é o de contribuir com a ressignificação do ensino da escrita argumentativa na escola, de modo que professores e alunos possam atuar de forma dinâmica, interativa e eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleO ensino da escrita de texto argumentativo: uma proposta didática com o artigo de opinião para o 9° ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21268-
dc.date.accessioned2021-09-27T11:22:36Z-
dc.date.available2021-09-27-
dc.date.available2021-09-27T11:22:36Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de escritapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectWriting teachingpt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectDiscursive Genrespt_BR
dc.subjectOpinion articlept_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAMOS, Maria das Dôres Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of argumentative text writing: a didactic proposal with the opinion article for the 9th grade of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationRAMOS, Maria das Dôres Pereira. O ensino da escrita de texto argumentativo: uma proposta didática com o artgo de opinião para o 9º ano do ensino fundamental. 2021. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo tiene como objetivo general proponer actividades didácticas que ayudan en el desarrollo de habilidades argumentativas a partir del género textual artículo de opinión, para alumnos de 9º grado de la Educación Primaria. Las actividades propuestas buscan promover situaciones de interacción que permitan a los estudiantes mejorar su capacidad para formarse opiniones en contextos de comunicación reales. Al estudiar la literatura relevante a la investigación, observamos que la enseñanza de la escritura de textos en la escuela ha presentado un carácter disociado de la realidad social vivida por los estudiantes, lo que compromete aún más el aprendizaje ya que la mayoría de las producciones textuales propuestas y realizadas en clase no buscan cumplir la función sociocomunicativa del lenguaje. En cuanto a los enfoques del texto argumentativo en Educación Primaria, observamos que estas prácticas aún son escasas. Fue considerando la necesidad de repensar las estrategias de enseñanza de la producción escrita de textos argumentativos, que desarrollamos esta investigación, porque creemos en la relevancia de mejorar la capacidad de expresión y confrontación de opiniones para la formación crítica y social del sujeto. Por lo tanto, esta investigación, siguiendo la propuesta PROFLETRAS, está lista para presentar un cuaderno didáctico para la enseñanza de la escritura argumentativa a través del género textual artículo de opinión, basado en el modelo didáctico de secuencia desarrollado por Dolz, Noverraz y Schneuwly (2011). Los resultados esperados con esta propuesta son contribuir con la resignificación de la enseñanza de la escritura argumentativa en la escuela, para que docentes y alumnos puedan actuar de forma dinámica, interactiva y eficaz.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

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MARIA DAS DÔRES PEREIRA RAMOS. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2021.pdfMaria das Dôres Pereira Ramos. Dissertação PROFLETRAS. 2021.4.09 MBAdobe PDFView/Open


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