Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21270
Title: O PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia.
Other Titles: The PIBID/UFCG and the enhancement of initial teacher training in Geography.
???metadata.dc.creator???: TOMAZ, Dayane da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeralda.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
Keywords: Geografia - ­formação de professor;Ensino de geografia;Conhecimento pedagógico;PIBID;Geografia - formação inicial;Geography - teacher education;Geography teaching;Pedagogical knowledge;Geography - initial training
Issue Date: 11-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TOMAZ, Dayane da Silva. O PIBID e a valorização da formação inicial docente em geografia. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa busca analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a valorização da formação inicial docente em Geografia. A pesquisa foi realizada com duas equipes do PIBID de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Centro de Formação de Professores (CFP) de Cajazeiras ¬ PB; que participaram do Programa durante o ano de 2017. Ambas as equipes desenvolviam atividades em duas escolas da mesma cidade: a EEEFM. Professor Crispim Coelho e, a EEEIF. Cecília Estolano Meireles. O objetivo geral da pesquisa é analisar o conhecimento pedagógico de Geografia para a formação de professores do PIBID da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Campus Cajazeiras ¬ PB, situado no município de Cajazeiras, região intermediaria de Sousa¬ Cajazeiras.A pesquisa foi realizada durante o ano de 2018 a partir do estudo de caso, com pesquisa bibliográfica e documental, e com o instrumento de coleta de dados: questionário. O interesse pela pesquisa foi a partir da participação no Programa e vivência das questões relacionadas à formação inicial e Ensino escolar, que despertaram o interesse em apresentar o PIBID como uma política que contribuiu e ainda contribui para a solução de muitos problemas relacionados a estas esferas da Educação no País. Buscamos investigar se houveram contribuições do PIBID para os conhecimentos pedagógicos em Geografia dos Bolsistas ID.
Abstract: The present research aims to analyze the contributions of Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [Institutional Scholarship for Teaching Initiation Program] ­ (PIBID) for the valorization of initial teacher training in Geography. The research was carried out with two teams of PIBID of Geography of the Federal University of Campina Grande (UFCG), of the Training Center of Teachers (CFP) of Cajazeiras ­ PB, that participated in the Program during the year 2017. Both teams developed activities in two schools of the same city: the school Professor Crispim Coelho and the school Cecilia Estolano Meireles. The general objective of the research is to analyze the pedagogical knowledge of Geography for the formation of PIBID teachers of the Federal University of Campina Grande (UFCG) of Campus Cajazeiras ­ PB, situated in the municipality of Cajazeiras, intermediate region of Souza­Cajazeiras. The search was carried during the year 2018, out from the case study, with bibliographical and documentary research, and questionnaire as instrument of data collection. The interest in the research was from the participation in the Program and experience of the issues related to initial training and school education, which aroused interest in presenting the PIBID as a policy that contributed and still contributes to the solution of many problems related to these spheres of Education in the Country. We sought to investigate whether there were PIBID contributions to the pedagogical knowledge in Geography of the ID scholars.
Keywords: Geografia - ­formação de professor
Ensino de geografia
Conhecimento pedagógico
PIBID
Geografia - formação inicial
Geography - teacher education
Geography teaching
Pedagogical knowledge
Geography - initial training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21270
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANE DA SILVA TOMAZ. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdfDayane da Silva Tomaz. TCC. Licenciatura em Geografia. 2018.1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.