Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21270
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTOMAZ, D. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3329757441801798pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, David L. R. dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2226887148243403pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Cícera Cecília Esmeralda.-
dc.contributor.referee2DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a valorização da formação inicial docente em Geografia. A pesquisa foi realizada com duas equipes do PIBID de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Centro de Formação de Professores (CFP) de Cajazeiras ¬ PB; que participaram do Programa durante o ano de 2017. Ambas as equipes desenvolviam atividades em duas escolas da mesma cidade: a EEEFM. Professor Crispim Coelho e, a EEEIF. Cecília Estolano Meireles. O objetivo geral da pesquisa é analisar o conhecimento pedagógico de Geografia para a formação de professores do PIBID da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Campus Cajazeiras ¬ PB, situado no município de Cajazeiras, região intermediaria de Sousa¬ Cajazeiras.A pesquisa foi realizada durante o ano de 2018 a partir do estudo de caso, com pesquisa bibliográfica e documental, e com o instrumento de coleta de dados: questionário. O interesse pela pesquisa foi a partir da participação no Programa e vivência das questões relacionadas à formação inicial e Ensino escolar, que despertaram o interesse em apresentar o PIBID como uma política que contribuiu e ainda contribui para a solução de muitos problemas relacionados a estas esferas da Educação no País. Buscamos investigar se houveram contribuições do PIBID para os conhecimentos pedagógicos em Geografia dos Bolsistas ID.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia.pt_BR
dc.date.issued2018-12-11-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the contributions of Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [Institutional Scholarship for Teaching Initiation Program] ­ (PIBID) for the valorization of initial teacher training in Geography. The research was carried out with two teams of PIBID of Geography of the Federal University of Campina Grande (UFCG), of the Training Center of Teachers (CFP) of Cajazeiras ­ PB, that participated in the Program during the year 2017. Both teams developed activities in two schools of the same city: the school Professor Crispim Coelho and the school Cecilia Estolano Meireles. The general objective of the research is to analyze the pedagogical knowledge of Geography for the formation of PIBID teachers of the Federal University of Campina Grande (UFCG) of Campus Cajazeiras ­ PB, situated in the municipality of Cajazeiras, intermediate region of Souza­Cajazeiras. The search was carried during the year 2018, out from the case study, with bibliographical and documentary research, and questionnaire as instrument of data collection. The interest in the research was from the participation in the Program and experience of the issues related to initial training and school education, which aroused interest in presenting the PIBID as a policy that contributed and still contributes to the solution of many problems related to these spheres of Education in the Country. We sought to investigate whether there were PIBID contributions to the pedagogical knowledge in Geography of the ID scholars.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21270-
dc.date.accessioned2021-09-27T12:09:14Z-
dc.date.available2021-09-27-
dc.date.available2021-09-27T12:09:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia - ­formação de professorpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectConhecimento pedagógicopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectGeografia - formação inicialpt_BR
dc.subjectGeography - teacher educationpt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectPedagogical knowledgept_BR
dc.subjectGeography - initial trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTOMAZ, Dayane da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe PIBID/UFCG and the enhancement of initial teacher training in Geography.pt_BR
dc.identifier.citationTOMAZ, Dayane da Silva. O PIBID e a valorização da formação inicial docente em geografia. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANE DA SILVA TOMAZ. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdfDayane da Silva Tomaz. TCC. Licenciatura em Geografia. 2018.1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.