Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21271
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, D. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1331832392316711pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Henrique Miguel de Lima.-
dc.contributor.referee2BALTOR, Cristiane da Silva.-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca destacar a importância do uso do gênero textual em sala de aula, como uma estratégia de compreensão leitora para formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental, visto que hoje um dos maiores desafios é fazer com que os alunos se tornem leitores proficientes. O objetivo geral desse trabalho é descrever e analisar como se dão as práticas de leitura e compreensão dos gêneros textuais dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município do Barro – CE, com o intuito de produzir uma proposta de intervenção para o trabalho com as estratégias de leitura em sala de aula, sobretudo, o trabalho com as informações implícitas dos textos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada e qualitativa. Tomamos como apoio teórico da Linguística textual interacionista, a partir dos estudos de Koch (2011); de Marcuschi (2002), Schneuwly e Dolz (2004); Solé (1998), dentre outros. Para sua realização, optamos pelo enfoque da interpretação a partir das diretrizes do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE, 2018), no que diz respeito à leitura e à compreensão dos alunos do 5º ano, bem como pela análise das práticas docentes em torno do trabalho com os gêneros textuais em sala com uma turma da referida série. Os resultados apontaram para a necessidade do desenvolvimento de práticas sistemáticas com o processo de leitura em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da produção de uma intervenção pedagógica que possa amenizar as dificuldades enfrentadas pelos aprendizes da língua materna nesta fase de escolarização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleGênero textual como estratégia para formação de leitores proficientes no 5º ano do Ensino Fundamental: perspectivas didático-pedagógico.pt_BR
dc.date.issued2021-04-30-
dc.description.abstractThis research aims to highlight the importance of using textual genre in the classroom as a reading comprehension strategy for training proficient readers in the 5th year of elementary school, since one of the biggest challenges today is to make students become proficient readers. The main objective of this work is to describe and analyze how the reading and comprehension practices of the textual genres of the students of the 5th year of elementary school in a public school in the Municipality of Barro - CE are carried out, in order to produce an intervention proposal for the work with the reading strategies in the classroom, above all, the work with the implicit information of the texts. This is a descriptive, applied and qualitative research. We take as theoretical support the interactionist textual Linguistics, based on the studies of Koch (2011); Marcuschi (2002), Schneuwly and Dolz (2004); Solé (1998), among others. For its realization, we opted for the interpretation approach based on the guidelines of the Permanent Evaluation System of the State of Ceará (Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará - SPAECE, 2018), with regard to the reading and comprehension of 5th year students, as well as the analysis of teaching practices around working with textual genres with a class from that series. The results pointed to the need for the development of systematic practices with the reading process in classes of the 5th year of Elementary School, based on the production of a pedagogical intervention that can alleviate the difficulties faced by the mother tongue learners in this phase of schooling.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21271-
dc.date.accessioned2021-09-27T12:38:42Z-
dc.date.available2021-09-27-
dc.date.available2021-09-27T12:38:42Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLeitores proficientespt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectProficient readerspt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Damiana Galdino dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTextual genre as a strategy for training proficient readers in the 5th year of elementary school: didactic-pedagogical perspectives.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Damiana Galdino dos. Gênero textual como estratégia para a formação de leitores proficientes no 5º ano do ensino fundamental: perspectivas didático-Pedagógicas. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAMIANA GALDINO DOS SANTOS. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2021.pdfDamiana Galdino dos Santos. Dissertação PROFLETRAS. 20211.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.