Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21273
Title:  Letramento literário e conto popular: uma experiência didática como o  Clube da Leitura no 8º ano do  Ensino Fundamental.
Other Titles: Literary literacy and popular tale: a didactic experience like the Reading Club in the 8th year of elementary school.
???metadata.dc.creator???: TRAJANO, Sara Juliene Jacinto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Francisco Vieira da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Elri Bandeira de.
Keywords: Leitura;Clube da leitura;Texto literário;Narrativas populares;Língua portuguesa - ensino;Leitura literária;Aluno leitor;Reading;Book club;Literary texts;Popular narratives;Portuguese language - teaching;Literary reading;Student reader
Issue Date: 18-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TRAJANO, Sara Julliene Jacinto. Letramento literário e conto popular: uma experiência didática como o Clube da Leitura no 8° ano do Ensino Fundamental. 2021. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa foi analisar como o trabalho com o Clube de Leitura utilizando contos populares pode contribuir para despertar o interesse e o entusiasmo dos alunos do 8° ano do Ensino Fundamental pela leitura literária com o fim de produzir um material técnico didático­ -pedagógico aplicável a este público. Para atingir este objetivo, discutimos as concepções de leitura, com ênfase nos documentos oficiais que regem a Educação Básica, bem como a ideia de Clube de Leitura, enfatizando suas bases teóricas e estrutura; descrevemos as contribuições vivenciadas pelos alunos durante a intervenção de um Clube de Leitura com narrativas populares; e elaboramos um Caderno Pedagógico de Leitura – CAPELE, como protótipo de um material aplicável à formação leitora em literatura a partir dos contos populares visando despertar o interesse do leitor por gêneros literários de expressão popular. Para tanto, a pesquisa está fundamentada no Letramento Literário de Rildo Cosson (2007, 2019), de um lado; e, de outro, nas narrativas populares, com base nas abordagens de Propp (2003), Patrini (2005), considerando também outros estudiosos tanto do letramento literário quanto do conto popular. Esta é uma pesquisa ­ação, uma forma de investigação baseada na reflexão com a finalidade de entender uma situação ou uma prática social com o intuito de intervir ou mesmo de modificá-­la. A investigação foi realizada com dez alunos da turma do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Francisco Assis Marcolino na cidade de Icó-Ceará. Utilizamos como técnica de levantamentos de dados a entrevista e a observação, cujos instrumentos foram roteiros e fichas e também a intervenção do Clube de Leitura. Da entrevista, percebemos nos sujeitos principalmente o desejo de conhecer as narrativas populares; das observações, percebemos que as leituras foram feitas com fragmentos de textos e que houve uma discreta motivação para vivenciar o evento, ficando mais prejudicada com o ensino remoto; e da intervenção, elencamos como contribuição: o incentivo ao trabalho em grupo, o compartilhamento de ideias e opiniões, à quebra da timidez e o gosto pela narrativa popular. Com base nessa análise, elaboramos um Caderno Pedagógico de Leitura – CAPELE, seguindo o mesmo modelo do Clube de Leitura vivenciado, aperfeiçoamentos e sugestões de outras leituras.
???metadata.dc.description.resumen???: El objetivo de este trabajo fue analisar como el trabajo con el Club de Lectura a partir de cuentos populares puede contribuir para despertar el interés y el entusiasmo de los estudiantes de 8º año de la Primaria a través de la lectura literaria con el fin de producir un material técnico didáctico­pedagógico para este mismo nivel. Para llegar a este objetivo, discutimos las concepciones de lectura, énfasis en los documentos oficiales que rigen la Educación Básica, y también la idea del Club de Lectura, destacando sus bases teóricas y estructura; descrevemos las contribuciones vividas por los alunos durante la intervención de un club de lectura con narrativas populares; y preparamos un Cuarderno Pedagógico de Lectura – CAPELE, como prototipo de un material aplicable a la formación lectora en literatura por medio de cuentos populares con el objetivo de despertar el interés del lector por los géneros literarios de expresión popular. Para eso, la investigación se basa en el Letramiento Literario de Rildo Cosson (2007, 2019), por un lado; y, por otro lado, en las narrativas populares, partiendo del enfoque de Propp (2003), Patrini (2005), teniendo en cuenta también otros investigadores tanto del letramiento literario como del cuento popular. Se trata de una investigación acción, una estrategia de estudio basada en la reflexión para comprender una situación o una práctica social para intervenir o incluso modificarla. La investigación se llevó a cabo con diez alumnos del 8º año de la Primária de la Escuela Francisco Assis Marcolino en la ciudad de Icó­Ceará. Utilizamos la entrevista y la observación como técnica de recolección de datos, cuyos instrumentos fueron guiones y formularios y también la intervención del Club de Lectura. Por medio de la entrevista, nos dimos cuenta principalmente del deseo de los sujetos en conocer las narrativas populares; a partir de las observaciones notamos que las lecturas se hicieron con fragmentos de textos y que existía una discreta motivación para vivir el evento, quedándose más afectado por la enseñanza remota; y a partir de la intervención, destacamos como contibución: el incentivo para trabajar en equipo, el intercambio de ideas y opiniones, la ruptura de la timidez y el interés por la narrativa popular. A partir de este análisis, preparamos un Cuaderno Pedagógica de Lectura ­ CAPELE, siguiendo el mismo modelo del Club de Lectura experimentado, mejoras y sugerencias de otras lecturas.
Keywords: Leitura
Clube da leitura
Texto literário
Narrativas populares
Língua portuguesa - ensino
Leitura literária
Aluno leitor
Reading
Book club
Literary texts
Popular narratives
Portuguese language - teaching
Literary reading
Student reader
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21273
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SARA JULLIENE JACINTO TRAJANO. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2021.pdfSara Julliene Jacinto Trajano. Dissertação PROFLETRAS. 2021.6.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.