Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21314
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARRÊTO, Á. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2190716671177434pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Ana Célia Clementino.
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva discutir acerca da importância atribuída pelos pesquisadores à revisão e à reescrita para a produção textual, destacando a concepção de escrita como processo no qual há interação (KOCH e ELIAS, 2011); observar a revisão e a reescrita em coleções didáticas de língua portuguesa; e propor um jogo pedagógico (cf. ANTUNES, 1998) que possa auxiliar no ensino de produção textual. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, além da análise das duas coleções com maior distribuição no Programa Nacional do Livro Didático 2014 (BRASIL, 2014), a saber: Português: linguagens (CEREJA e MAGALHÃES, 2012) e Projeto Teláris: Português (BORGATTO, BERTIN e MARQUEZI, 2012), ações que instrumentalizaram a proposta do jogo pedagógico. Foi possível refletir a respeito da escrita e suas peculiaridades, além de se evidenciar as especificidades e a validade da revisão e da reescrita, tidas como benéficas para a melhora do texto (CALKINS, 1998; POSSENTI, 2005; MENEGASSI, 2013) e para promover a reflexão do redator (MENEGASSI, 2013). Com a análise das coleções didáticas, percebeu ­se que ambas tratam a produção textual adequadamente, trabalham as etapas que caracterizam o processo, porém nota ­se a necessidade de maior detalhamento nas direções para revisão e reescrita, especialmente em relação a aspectos de cunho gramatical. Ademais, refletiu­-se sobre as particularidades do jogo (pedagógico) e sua importância para o progresso geral do indivíduo, considerando, principalmente, seu uso no ambiente escolar (ANTUNES, 1998; ALMEIDA, 2009; AGUIAR, 2013). O jogo sugerido foi intitulado “Escrever e refletir: revisão e reescrita em evidência” e nele pode­-se verificar o trabalho com os seguintes aspectos: a) os parâmetros da avaliação do texto escrito de Antunes (2006); b) os mecanismos supratextuais de Leite e Pereira (2013); c) a relevância de discutir na escola sobre fenômenos fonológicos e morfossintáticos associados à fala e que se revelam na escrita (MOLLICA, 2003; BORTONI­RICARDO, 2004); e d) a importância da discussão, nas aulas, sobre as razões dos erros ortográficos (POSSENTI, 2005). Os resultados sugerem que a realização da revisão e da reescrita precisam ser sempre estimuladas durante as aulas de produção de textos, e dão a entender que o uso de jogos pedagógicos apresenta ­se como possível no que diz respeito à temática referida. Sugerem, ainda, que o jogo proposto pode se constituir como um auxiliar para a reflexão lúdica sobre revisão e reescrita na escola, pois procurou enfocar questões de naturezas diversas, contemplando, também, aspectos parcialmente desenvolvidos nas coleções analisadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleRevisão  e  reescrita:  uma  proposta  de  trabalho  a  partir  de  jogo  pedagógico. pt_BR
dc.date.issued2015-07-06
dc.description.abstractThis dissertation aims to discuss about the importance attributed by researchers to revision and rewriting for the textual production, by considering the concept of writing as a process in which there is interaction (KOCH and ELIAS, 2011); to observe revision and rewriting in Portuguese language teaching collections; and to propose an educational game (cf. ANTUNES, 1998) which may assist in the textual production teaching. There have been literature searches, as well as analysis of two collections with greater distribution on the Programa Nacional do Livro Didático 2014 (BRASIL, 2014), namely: Português: linguagens (CEREJA and MAGALHÃES, 2012) and Projeto Teláris: Português (BORGATO, BERTIN and MARQUEZI, 2012), actions that highlited the educational game proposal. It has been possible reflections on the writing and its peculiarities, beyond what is revealed the specifics and the validity of revision and rewriting, seen as beneficial to the improvement of the text (CALKINS, 1998; POSSENTI, 2005; MENEGASSI , 2013), and to promote reflection writer (MENEGASSI, 2013). By the analysis of didactic collections, it was noticed that both treat the writing properly, suggest the effectiveness of the steps that constitute it, therefore it is noted that they need offer more detail in the directions for revision and rewriting, in particular with regard to aspects of grammatical nature. In addition, it has been possible to reflect on the peculiarities of the (educational) game and its importance to the overall advancement of the individual, by considering, in particular, its use in the school atmosphere (ANTUNES, 1998; ALMEIDA, 2009; AGUIAR, 2013). The suggested game was titled "Escrever e refletir: revisão e reescrita em evidência," and it can be seen working with the following: a) the parâmetros da avaliação do texto escrito by Antunes (2006); b) the mecanismos supratextuais by Leite and Pereira (2013); c) the importance of discussing at school about phonological and morphosyntactic facts associated with talking and reveal themselves in writing (MOLLICA, 2003; BORTONI-RICARDO, 2004); d) the importance of discussing the reasons of the spelling errors (POSSENTI, 2005). Results suggest that the achievement of revision and rewriting must be always stimulated in the textual production, and suggest that the use of educational games appears as possible in respect to said subject. They also suggest that the proposed game can be constituted as a helper to promote a playful reflection about revision and rewriting at school because it focused on issues of various kinds, covering, also, some aspects partially developed in the analyzed collections.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21314
dc.date.accessioned2021-09-29T11:55:49Z
dc.date.available2021-09-29
dc.date.available2021-09-29T11:55:49Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProdução textual- revisão e reescritapt_BR
dc.subjectJogo pedagógicopt_BR
dc.subjectPortuguese language - study and teachingpt_BR
dc.subjectTextual production - proofreading and rewritingpt_BR
dc.subjectEducational gamept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARRÊTO, Ágda Franco.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReview and rewrite: a work proposal from the game pedagogical.pt_BR
dc.identifier.citationBARRÊTO, Ágda Franco. Revisão e reescrita: uma proposta de trabalho a partir de jogo pedagógico. 2015. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÁGDA FRANCO BARRÊTO.DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2015.pdfÁgda Franco Barrêto. Dissertação Profletras.2015.997.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.