Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMAGALHÃES, M. M. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4503911040393970pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, David L. R. dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2226887148243403pt_BR
dc.contributor.referee1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.-
dc.contributor.referee2ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.description.resumoEste trabalho insere-¬se no âmbito da formação docente continuada e busca analisar a construção da Identidade Profissional Docente das Professoras Supervisoras a partir das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-¬PIBID de Geografia do Centro de Formação de Professores¬-CFP da Universidade Federal de Campina Grande -UFCG, no município de Cajazeiras Paraíba Região Intermediária de Souza Cajazeiras. As duas professoras interlocutoras da pesquisa atuam há mais de trinta anos na Educação Básica do município de Cajazeiras. Nosso referencial teórico se fundamenta nas contribuições de pesquisadores que discutem sobre a formação continuada de professores, construção da identidade profissional Docente, e o ensino de Geografia. (PIMENTA, 1999), (CAVALCANTI, 2012), (BECKER,2001). No que se refere à escolha metodológica, optamos por uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio da metodologia história de vida com a aplicação de entrevistas semiestruturadas. O propósito de investigar esta temática surgiu da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), durante o período de Julho de 2016 a março de 2018, ao participar, surgiu o interesse de investigar contribuição do PIBID no processo de construção da identidade profissional docente das professoras supervisoras porque se faz necessário pensarmos se houve ou não, a contribuição do Programa para o fortalecimento da Identidade profissional docente analisando a importância do Programa para a formação inicial e continuada das professoras supervisoras. Deste modo, este trabalho servirá de base para outros pesquisadores mostrando a relevância do programa para a formação continuada. Concluímos que o programa contribuiu de maneira significativa, possibilitando a reflexão a cerca do que é ser professor, e valorizando a docência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras.pt_BR
dc.date.issued2018-12-11-
dc.description.abstractThis work inserts in the continuing teacher training and and search to analyze the construction of the Professional Identity of Teaching Supervisors from the actions of the Institutional Program of Scholarships for Teaching­PIBID of Geography of the Training Center of Professors­CFP of the Federal University of Campina Grande­ UFCG, in the Campus of Cajazeiras ­ PB. The interlocutor teachers in the research work for more than thirty years in Basic Education. Our theoretical reference is based on the contributions of researchers who discuss the continued formation of teachers, the construction of professional identity, and the teaching of Geography. With regard to methodological choice, we chose a predominantly qualitative approach, the data collection was performed through the life history methodology with the application of semi­structured interviews. The purpose of investigating this issue arose from participation in the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant (PIBID), during a period .from July 2016 to March 2018,When participating, the interest arose to investigate the contribution of PIBID in the construction of the professional identity of teachers of the supervisory teachers because it is necessary to think about whether or not the contribution of the Program to strengthening In this way, this work will serve as the basis for other researchers showing the relevance of the program for continuing education. We conclude that the program contributed significantly, enabling reflection on what it is to be a teacher, and valuing teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21318-
dc.date.accessioned2021-09-29T13:35:10Z-
dc.date.available2021-09-29-
dc.date.available2021-09-29T13:35:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectProfessor ­- formação continuadapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeacher - continuing educationpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of PIBID Geografia CFP in building the professional identity of supervisor teachers.pt_BR
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Maria Marlene Dantas de. A contribuição do PIBID Geografia CFP na construção da identidade profissional das professoras supervisoras. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA MARLENE DANTAS DE MAGALHÃES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdfMaria Marlene Dantas de Magalhães. TCC. Licenciatura em geografia. 2018 893.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.