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dc.contributor.advisor1QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1354871864610613pt_BR
dc.contributor.advisor2GOMES, Herman Martins.-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4223020694433271pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7179691582151907pt_BR
dc.contributor.referee2GURJÃO, Edmar Candeia.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200464668550566pt_BR
dc.description.resumoEstudos envolvendo a avaliação da usabilidade da interface de produtos geralmente baseiam-se apenas na observação direta do processo de interação usuário-produto e na aplicação de instrumentos de pesquisa, como questionários ou entrevistas. Porém, o uso dessas técnicas para coleta de dados não preenche lacunas em relação ao comportamento visual dos usuários. Com base nessa premissa, o objetivo desta pesquisa foi propor uma abordagem metodológica para avaliação da usabilidade de interfaces de software com base em três visões do produto (visão da indústria; visão do especialista; e visão do usuário) e a incorporação de técnicas de rastreamento ocular. Para validar essa abordagem, foi realizado um estudo de caso envolvendo o jogo Don’t Starve, no qual foi conduzido um ensaio de usabilidade com trinta participantes de ambos os gêneros. Dezesseis participantes foram classificados como inexperientes e quatorze como experientes. Foram propostas 5 tarefas de teste e coletados dados a partir da mensuração de desempenho, da sondagem da satisfação subjetiva e do rastreamento ocular dos participantes. Os resultados permitem inferir que os indicadores de rastreamento ocular são mais eficazes em encontrar diferenças representativas entre as categorias de participantes do que os indicadores de desempenho e que não há correlações entre esses indicadores na maioria das tarefas. Os indicadores de rastreamento ocular também fornecem dados sobre o comportamento visual dos participantes e como eles processam as informações visuais. Finalmente, os resultados da avaliação da usabilidade permitem a detecção de problemas relacionados à interface do produto-alvo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleAnálise de dados de rastreamento ocular na avaliação de jogos: um estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2021-08-19-
dc.description.abstractStudies involving the evaluation of the usability of the product interface are usually based only on the direct observation of the user-product interactive process and on the administration of survey instruments, such as questionnaires or interviews. However, the use of these techniques for data collection does not fill gaps regarding the visual behavior of user. Based on this premise, the objective of this research was to propose a methodological approach for evaluating the usability of software interfaces based on three product views (industry view; expert view; and user view) and the incorporation of eye tracking techniques. To validate this approach, a case study was carried out involving the game Don’t Starve, in which a usability trial was conducted with thirty participants of both genders. Sixteen participants were classified as inexperienced and fourteen as experienced. Five tasks were proposed and data collected from performance measurements, subjective satisfaction survey and eye tracking of participants. The results allow us to infer that the eye tracking indicators are more effective in finding representative differences between the categories of participants than the performance indicators and that there are no correlations between theses indicators in most tasks. Eye tracking indicators also provide data about the visual behavior of participants and how they process visual information. Finally, the results of the usability assessment allow the detection of issues related to the target product’s interface.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21364-
dc.date.accessioned2021-10-01T00:56:29Z-
dc.date.available2021-09-30-
dc.date.available2021-10-01T00:56:29Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRastreamento ocularpt_BR
dc.subjectUsabilidade de softwarept_BR
dc.subjectAbordagem metodológicapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.subjectEye trackingpt_BR
dc.subjectSoftware usabilitypt_BR
dc.subjectEvaluation methodologypt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectVideogamept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Erick Santana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Erick Santana. Análise de dados de rastreamento ocular na avaliação de jogos: um estudo de caso. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
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ERICK SANTANA RODRIGUES - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2021.pdf3.56 MBAdobe PDFView/Open


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