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dc.creator.IDAYRES, M. L. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Sebastião Batista dos.
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. B.pt_BR
dc.description.resumoOs materiais usados na pavimentação rodoviária tem de possuir, como e evidente, características apropriadas, e é frequente os terrenos existentes no local não satisfazerem as especificações exigidas para sua utilização. O engenheiro tem então a sua escolha duas soluções: substituir esses materiais por outros convenientementes ou corrigi-los de modo a conferir-lhes as características necessárias, por meio de um método adequado de estabilização física, química ou de outro tipo. Entre os processos de estabilização química pode-se contar com cimento, cal e outros agentes. A rigor, a estabilização química e o processo em que se observa uma reação química entre o solo, ou algumas de suas frações constituintes e o agente estabilizante utilizado; ou ainda o agente estabilizante poderá atuar no sentido de provocar a reação entre algumas das frações constituintes do solo. Consequentemente, a ação do agente estabilizante, provara uma modificação nas qualidades do solo tornando-o pouco sensível a água e aumentando sua resistência de forma permanente. Nos processos de estabilização física utiliza-se a aplicação de uma energia externa. Este tipo de estabilização inclui, por exemplo, a correção granulométrica de um solo ou agregado de modo que a granulometria resultante esteja enquadrada nas especificações vigentes. O exemplo mais comum de estabilização física e o processo de compactação. Um outro processo e a estabilização físico-química, no qual um aditivo origina mudanças tanto físicas quanto químicas na estrutura do solo. Um produto asfáltico, quando usado como aditivo, atua basicamente como agente coesivo, quando em contato com solos granulares, enquanto que, quando atuando em solos coesivos, sua ação e basicamente impermeabilizante, embora possa ocorrer alguma reação química. A escolha do método a utilizar dependera de muitos fatores, entre os quais destacam-se as propriedades intrísias do solo, disponibilidade de material estabilizante, custo e "Know-how" sobre esses processos. Recentemente foi iniciado no Brasil, um programa de construção de rodovias de baixo custo, no qual três dos tipos de pavimentos a ser estudado, seria o constituído de um solo estabilizado com cal, cimento e emulsão alfástica. Apesar de já existirem muitas rodovias construídas com esses tipos de pavimentos, pode ser sentida uma deficiência muito grande, principalmente no que diz respeito a metodologia empregada. É importante portanto que se intensifique as pesquisas, sobre sistemas solo-emulsão asfáltica, solo-cal e solo-cimento afim de se estabelecer uma metodologia mais racional tanto para o dimensionamento, como para estudos de laboratório, procurando-se, aproximá-los o mais possível, das condições reais a que as misturas estarão sujeitas durante sua vida útil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleRelatório final do estágio supervisionado.pt_BR
dc.date.issued1981-07
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21379
dc.date.accessioned2021-10-04T19:02:14Z
dc.date.available2021-10-04
dc.date.available2021-10-04T19:02:14Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstágio em Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectLaboratório de Solos - CCT UFPBpt_BR
dc.subjectEstabilização de solospt_BR
dc.subjectEmulsão asfáltica - estabilização de solospt_BR
dc.subjectCal - estabilização de solospt_BR
dc.subjectCimento - estabilização de solospt_BR
dc.subjectPavimentação rodoviáriapt_BR
dc.subjectEstabilização química do solopt_BR
dc.subjectCivil Engineering Internshippt_BR
dc.subjectSoil Laboratory - CCT UFPBpt_BR
dc.subjectSoil stabilizationpt_BR
dc.subjectAsphalt emulsion - soil stabilizationpt_BR
dc.subjectLime - soil stabilizationpt_BR
dc.subjectCement - soil stabilizationpt_BR
dc.subjectRoad pavingpt_BR
dc.subjectChemical soil stabilizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAYRES, Maria Luisa Caribé.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFinal report of the supervised internship.pt_BR
dc.identifier.citationAYRES, Maria Luisa Caribé. Relatório final do estágio supervisionado. 37f. (Relatório de Estágio), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1981. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21379pt_BR
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