Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21556
Title: Manual de experimentos: um olhar a partir da experiência na residência pedagógica em química.
Other Titles: Manual of experiments: a look from the experience in the residency teaching in chemistry.
Manual de experimentos: una mirada desde la experiencia en la residencia enseñanza de la química.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Tárcio Rocha.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RAULINO, Anamélia de Medeiros Dantas.
Keywords: Ensino de química;Experimentos - manual;Química – residência pedagógica;Química - ensino;Chemistry teaching;Experiments - manual;Chemistry - residency pedagogical;Chemistry - teaching;Enseñanza de la química;Química - residencia pedagógico;Química - enseñanza
Issue Date: 7-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Tárcio Rocha. Manual de experimentos: um olhar a partir da experiência na residência pedagógica em química. 2021. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de ciências exatas no Brasil ainda enfrenta diversas barreiras, que é evidente nas escolas, em sala de aula, principalmente na disciplina de química onde os alunos demostram ter muita dificuldade no processo de aprendizagem. A química é uma ciência transversal e interdisciplinar, e por esse motivo existe uma grande resistência por parte dos alunos em querer aprender. Sendo assim, faz necessário a buscar e a utilização de novas metodologias e didáticas capaz de ajudar aos alunos a superar tais barreiras impostar no processo de aprender química. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um manual de experimentos durante as regências na residência pedagógica em química, que possibilite a possibilidade de aulas práticas mais contextualizadas utilizando material de baixo custo e fácil acesso, que venha a proporcionar aulas mais interativas e atrativas, sendo assim, despertando o interesse dos alunos em apreender a disciplina. A construção desse manual passou por algumas etapas para que pudesse ser utilizado em sala de aula. O manual foi desenvolvido na cidade de Cuité-PB na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos. Elaborado pela equipe de residentes do Programa Residência Pedagógica em parceria com a UFCG-CES e utilizado na disciplina de práticas experimentais. Ressaltando a importância que a utilização de metodologias que empreguem recursos didáticos, de fato enobrece o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Abstract: The teaching of exact sciences in Brazil still faces several barriers, which are evident in the schools, in the classroom, mainly in the subject of chemistry where students demonstrate to have a lot of difficulty in the learning process. Chemistry is a science transversal and interdisciplinary, and for this reason there is great resistance on the part of of students in wanting to learn. Therefore, it is necessary to seek and use new methodologies and didactics capable of helping students to overcome such barriers impose on the process of learning chemistry. Given the above, this work has as objective the elaboration of a manual of experiments during the regency in the pedagogical residency in chemistry, which allows for the possibility of more practical classes contextualized using low cost and easily accessible material, which will provide more interactive and attractive classes, thus arousing the interest of students in learning the discipline. The construction of this manual went through a few steps so that it could be used in the classroom. The manual was developed in the city of Cuité-PB at the Orlando Venâncio dos Santos Integral Citizen School. Prepared by the team of residents of the Pedagogical Residency Program in partnership with UFCG-CES and used in the discipline of experimental practices. Emphasizing the importance that the use of methodologies that employ teaching resources, in fact ennobles the teaching and learning process of students.
???metadata.dc.description.resumen???: La enseñanza de las ciencias exactas en Brasil aún enfrenta varias barreras, que son evidentes en la escuelas, en el aula, principalmente en la asignatura de química donde los estudiantes Demostrar tener mucha dificultad en el proceso de aprendizaje. La química es una ciencia transversal e interdisciplinar, por lo que existe una gran resistencia por parte de de los estudiantes con ganas de aprender. Por tanto, es necesario buscar y utilizar Nuevas metodologías y didácticas capaces de ayudar a los estudiantes a superar tales barreras. imponer en el proceso de aprendizaje de la química. Dado lo anterior, este trabajo tiene como objetivo la elaboración de un manual de experimentos durante la regencia en el residencia pedagógica en química, que permite la posibilidad de clases más prácticas contextualizado utilizando material de bajo costo y de fácil acceso, que Brindar clases más interactivas y atractivas, despertando así el interés de estudiantes en el aprendizaje de la disciplina. La construcción de este manual pasó por algunos pasos para que pueda usarse en el aula. El manual fue desarrollado en la ciudad de Cuité-PB en la Escuela Integral Ciudadana Orlando Venâncio dos Santos. Preparado por el equipo de residentes del Programa de Residencia Pedagógica en alianza con UFCG-CES y utilizado en la disciplina de prácticas experimentales. Haciendo hincapié en la importancia de que el uso de metodologías que emplean recursos didácticos, de hecho ennoblece la proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes.
Keywords: Ensino de química
Experimentos - manual
Química – residência pedagógica
Química - ensino
Chemistry teaching
Experiments - manual
Chemistry - residency pedagogical
Chemistry - teaching
Enseñanza de la química
Química - residencia pedagógico
Química - enseñanza
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21556
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÁRCIO ROCHA DANTAS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2021.pdfTárcio Rocha Dantas - TCC Licenciatura em Química CES 2021 723.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.