Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21556
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, T. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9545388853225124pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, José Carlos Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDJ. C. Oliveira Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.referee1IDKiara Tatianny Santos da Costapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee2RAULINO, Anamélia de Medeiros Dantas.-
dc.contributor.referee2IDDANTAS, A. M.pt_BR
dc.contributor.referee2IDDANTAS, ANAMÉLIA DE MEDEIROSpt_BR
dc.contributor.referee2IDRAULINO, ANAMÉLIA DE MEDEIROS DANTASpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858161812871081pt_BR
dc.description.resumoO ensino de ciências exatas no Brasil ainda enfrenta diversas barreiras, que é evidente nas escolas, em sala de aula, principalmente na disciplina de química onde os alunos demostram ter muita dificuldade no processo de aprendizagem. A química é uma ciência transversal e interdisciplinar, e por esse motivo existe uma grande resistência por parte dos alunos em querer aprender. Sendo assim, faz necessário a buscar e a utilização de novas metodologias e didáticas capaz de ajudar aos alunos a superar tais barreiras impostar no processo de aprender química. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um manual de experimentos durante as regências na residência pedagógica em química, que possibilite a possibilidade de aulas práticas mais contextualizadas utilizando material de baixo custo e fácil acesso, que venha a proporcionar aulas mais interativas e atrativas, sendo assim, despertando o interesse dos alunos em apreender a disciplina. A construção desse manual passou por algumas etapas para que pudesse ser utilizado em sala de aula. O manual foi desenvolvido na cidade de Cuité-PB na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos. Elaborado pela equipe de residentes do Programa Residência Pedagógica em parceria com a UFCG-CES e utilizado na disciplina de práticas experimentais. Ressaltando a importância que a utilização de metodologias que empreguem recursos didáticos, de fato enobrece o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleManual de experimentos: um olhar a partir da experiência na residência pedagógica em química.pt_BR
dc.date.issued2021-10-07-
dc.description.abstractThe teaching of exact sciences in Brazil still faces several barriers, which are evident in the schools, in the classroom, mainly in the subject of chemistry where students demonstrate to have a lot of difficulty in the learning process. Chemistry is a science transversal and interdisciplinary, and for this reason there is great resistance on the part of of students in wanting to learn. Therefore, it is necessary to seek and use new methodologies and didactics capable of helping students to overcome such barriers impose on the process of learning chemistry. Given the above, this work has as objective the elaboration of a manual of experiments during the regency in the pedagogical residency in chemistry, which allows for the possibility of more practical classes contextualized using low cost and easily accessible material, which will provide more interactive and attractive classes, thus arousing the interest of students in learning the discipline. The construction of this manual went through a few steps so that it could be used in the classroom. The manual was developed in the city of Cuité-PB at the Orlando Venâncio dos Santos Integral Citizen School. Prepared by the team of residents of the Pedagogical Residency Program in partnership with UFCG-CES and used in the discipline of experimental practices. Emphasizing the importance that the use of methodologies that employ teaching resources, in fact ennobles the teaching and learning process of students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21556-
dc.date.accessioned2021-10-20T17:59:51Z-
dc.date.available2021-10-20-
dc.date.available2021-10-20T17:59:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectExperimentos - manualpt_BR
dc.subjectQuímica – residência pedagógicapt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectExperiments - manualpt_BR
dc.subjectChemistry - residency pedagogicalpt_BR
dc.subjectChemistry - teachingpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la químicapt_BR
dc.subjectQuímica - residencia pedagógicopt_BR
dc.subjectQuímica - enseñanzapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Tárcio Rocha.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeManual of experiments: a look from the experience in the residency teaching in chemistry.pt_BR
dc.title.alternativeManual de experimentos: una mirada desde la experiencia en la residencia enseñanza de la química.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Tárcio Rocha. Manual de experimentos: um olhar a partir da experiência na residência pedagógica em química. 2021. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.pt_BR
dc.description.resumenLa enseñanza de las ciencias exactas en Brasil aún enfrenta varias barreras, que son evidentes en la escuelas, en el aula, principalmente en la asignatura de química donde los estudiantes Demostrar tener mucha dificultad en el proceso de aprendizaje. La química es una ciencia transversal e interdisciplinar, por lo que existe una gran resistencia por parte de de los estudiantes con ganas de aprender. Por tanto, es necesario buscar y utilizar Nuevas metodologías y didácticas capaces de ayudar a los estudiantes a superar tales barreras. imponer en el proceso de aprendizaje de la química. Dado lo anterior, este trabajo tiene como objetivo la elaboración de un manual de experimentos durante la regencia en el residencia pedagógica en química, que permite la posibilidad de clases más prácticas contextualizado utilizando material de bajo costo y de fácil acceso, que Brindar clases más interactivas y atractivas, despertando así el interés de estudiantes en el aprendizaje de la disciplina. La construcción de este manual pasó por algunos pasos para que pueda usarse en el aula. El manual fue desarrollado en la ciudad de Cuité-PB en la Escuela Integral Ciudadana Orlando Venâncio dos Santos. Preparado por el equipo de residentes del Programa de Residencia Pedagógica en alianza con UFCG-CES y utilizado en la disciplina de prácticas experimentales. Haciendo hincapié en la importancia de que el uso de metodologías que emplean recursos didácticos, de hecho ennoblece la proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÁRCIO ROCHA DANTAS - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2021.pdfTárcio Rocha Dantas - TCC Licenciatura em Química CES 2021 723.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.