Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21566
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVARELA, M.R. de O. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9079102957067280pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1IDDIAS, D. L. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229082666899564pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.description.resumoA forma de se trabalhar textos literários em sala de aula, muitas vezes gera um desinteresse por parte de alunos quanto à leitura das obras propostas pela escola. Nesse sentido, é notória a necessidade de mudança para que o trabalho pedagógico de professores de língua portuguesa seja exitoso. Assim, com o intuito de auxiliar docentes da área com atividades didáticas que propiciem leituras lúdicas e prazerosas aos seus alunos, o objetivo central deste trabalho é construir uma sequência básica, seguindo o modelo idealizado por Cosson (2019). Para tanto estratégias pedagógicas foram elaboradas a partir da utilização do clássico Dom Quixote em quadrinhos, do quadrinista Bira Dantas (2008); as etapas dessa sequência didática foram desenvolvidas em correlação com outras adaptações do clássico de Miguel de Cervantes. É importante ressaltar que a constatação das HQs como um mecanismo didático de leitura é feita com base em estudiosos como Rama e Vergueiro (2018); Ramos, Vergueiro & Figueira (2014) e programas educacionais do governo federal, tais como, o PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), contribuíram para que os quadrinhos fizessem parte do acervo das bibliotecas das escolas públicas, favorecendo possibilidades de leitura para os alunos do Ensino Fundamental. Com relação ao letramento literário, tema central deste trabalho, é discutido com base nos postulados de autores como Cosson (2019) e Soares (2006), dentre outros, os quais mostram que ele é possível de ser levado a efeito por meio de HQs, principalmente, porque hoje há inúmeras obras literárias clássicas adaptadas para os quadrinhos. Assim, a sequência didática aqui proposta foi elaborada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com sugestões de atividades para produção de gêneros literários e multimodais, possibilitando o uso de ferramentas digitais com vistas à promoção do letramento literário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleClássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no  ensino fundamental: uma sequência didática com Dom Quixote em HQ.pt_BR
dc.date.issued2021-04-08
dc.description.abstractThe way to approaches literary texts in the classroom often develop in the students a lack of interest for reading of the texts proposed by the school. In view of this, there is a clear need for a change so that the pedagogical work of Portuguese teachers is successful. Thus, in order to help teachers of this field to teach activities that provide playful and enjoyable readings to their students, the main objective of this dissertation is to build a kind of set of activities called “basic sequence”, following the model provided by Cosson (2019). For this, pedagogical strategieswere developed based on the use of the classic novel Don Quixote in the comics format, by Bira Dantas (2008); the steps of this didactic sequence were developed in corelation with other adaptationsofMigueldeCervantes’work. It is important to note that the importance of comics as a didactic mechanism of reading it is discussed based on scholars such as Rama and Vergueiro (2018); Ramos, Vergueiro & Figueira (2014) and federal educacional programs, such as PNBE (National Program Libraries at School), contributed for many comics to be part of the collection of public school libraries, thus, favoring reading possibilities for elementary school students. Concerning literary literacy, which is a central theme of this work, it is discussed through what is postulated by authors such as Cosson (2019), Soares (2006), since they show literary literacy is possible to be achieved through comics, mainly because there are many classic literary works that have been adapted for this format. Thus, the didactic sequence proposed in this dissertation was developed for 9th grade elementary school students, with suggestions of activities for the production of literary and multimodal genres, aiming at enabling the students to use digital tools and to achieve literary literacy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21566
dc.date.accessioned2021-10-21T11:24:32Z
dc.date.available2021-10-21
dc.date.available2021-10-21T11:24:32Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectClássicospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTextos literáriospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHQpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectClassicspt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectLiterary textspt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectComicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVARELA, Maria Regilânia de Oliveira Gonçalves.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeClassics in comics as a support for literary literacy in fundamental teaching: a didactic sequence with Dom Quixote in HQ.pt_BR
dc.identifier.citationVARELA, Maria Regilania de Oliveira Gonçalves. Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no ensino fundamental: uma sequência didática com Don Quixote em HQ. 2021. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA REGILÂNIA DE OLIVEIRA GONÇALVES VARELA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2021.pdfMaria Regilânia de Oliveira Gonçalves Varela. Dissertação PROFLETRAS. 2021.2.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.