Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21567
Title: Literatura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses  para o 9º ano.
Other Titles: Literature and culture: literary reading book with writers from Ceará for the 9th year.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Raimunda Calisto de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DIAS, Daise Lilian Fonseca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Maria Suely.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
Keywords: Leitura;Letramento literário;Caderno de leitura;Interdisciplinaridade;Leitura cearense;Ensino fundamental;Reading;Literary literacy;Reading book;Interdisciplinarity;Reading from Ceará;Elementary School
Issue Date: 28-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Raimunda Calisto de. Leitura e cultura: caderno de leitura literária com escritores cearenses para o 9° ano. 2021. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras -PROFLETRAS) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é um estudo sobre letramento literário com base na interdisciplinaridade, que visa instigar e desenvolver no aluno um interesse por literatura através de obras de diferentes gêneros, produzidas por escritores cearenses, a saber: o poema “A força de Maria”(2009), de Fátima Teles; a crônica “ O Espírito do Casarão”(2013), de José Flávio Vieira; a Lenda “A Lenda da Pedra da Batateira” (2020), de Fátima Teles; o conto “Milagre em Juazeiro” (2005), de Ronaldo Correia de Brito; e romance, O Quinze (1930), de Rachel de Queiroz. Esta pesquisa tem como foco o ensino da leitura de textos literários para alunos do 9º ano do ensino Fundamental, e configura-­se pela produção de um Caderno de Leitura Literária, como proposta de intervenção pedagógica a ser desenvolvida por meio de obras de autores cearenses, com o propósito de alcançar e trazer o aluno para a literatura e, assim, para o ensino, contribuindo também para cultura local, e desenvolver neles, comportamentos leitores. O Caderno servirá de subsídio para professores de diferentes áreas do ensino, uma vez que se encaixa nos moldes interdisciplinares, intercruzando conhecimentos dos componentes curriculares da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O produto oferece orientação pedagógica ao professor, com atividades de leitura, em sintonia com as competências e habilidades leitoras a serem desenvolvidas pelos alunos. Para elaboração desse produto, recorremos a contribuição teórica de Cosson (2009), Japiassu (1993), Bakhtin (2020), Fazenda (2002, 2008), Soares (2008, 2009), Tfouni (2002), Zappone (2008), Brasil (2017), dentre outros. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa de natureza aplicada, uma vez que trata de uma proposta de intervenção pedagógica, a qual se apresenta como produto final da mesma, o Caderno de Leitura Literária com Escritores Cearenses numa perspectiva interdisciplinar.
Abstract: This work is a study on literary literacy based on interdisciplinarity, which aims to instigate and develop in the student an interest in literature through works of different genres, produced by writers from Ceará, namely: the poem “The strength of Maria” (2009) , by Fatima Teles; the chronicle “O Espírito do Casarão” (2013), by José Flávio Vieira; the Legend “The Legend of Pedra da Batateira” (2020), by Fátima Teles; the short story “Milagre em Juazeiro” (2005), by Ronaldo Correia de Brito; and romance, O Quinze (1930), by Rachel de Queiroz. This research focuses on the teaching of reading literary texts for students in the 9th grade of elementary school, and is configured by the production of a Literary Reading Notebook, as a pedagogical intervention proposal to be developed through works by authors from Ceará, with the purpose of reaching and bringing the student to literature and, thus, to teaching, also contributing to local culture, and developing reader behavior in them. The booklet will serve as a subsidy for teachers from different areas of education, as it fits into the interdisciplinary molds, crossing knowledge of the curricular components of the Area of Applied Human and Social Sciences. The product offers pedagogical guidance to the teacher, with reading activities, in line with the reading competences and skills to be developed by the students. To elaborate this product, we used the theoretical contribution of Cosson (2009), Japiassu (1993), Bakhtin (2011), Fazenda (2002, 2008), Soares (2008, 2009), Tfouni (2002), Zappone (2008), Brasil (2017), among others. This research is bibliographical in nature, with a qualitative approach of applied nature, since it deals with a proposal for a pedagogical intervention, which is presented as its final product, a Notebook of Literary Reading with Writers from the Brazilian State of Ceará, in a interdisciplinar perspective.
Keywords: Leitura
Letramento literário
Caderno de leitura
Interdisciplinaridade
Leitura cearense
Ensino fundamental
Reading
Literary literacy
Reading book
Interdisciplinarity
Reading from Ceará
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21567
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIMUNDA CALISTO DE BRITO. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2021.pdfRaimunda Calisto de Brito. Dissertação PROFLETRAS. 2021.3.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.