Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21569
Title: Práticas pedagógicas de incentivo ao consumo de pescado por alunos em uma escola pública no município de Sossego - PB.
Other Titles: Pedagogical practices to encourage the consumption of fish by students in a public school in the city of Sossego - PB.
Prácticas pedagógicas para incentivar el consumo de pescado por alumnos de un colegio público de la ciudad de Sossego - PB.
???metadata.dc.creator???: MACEDO, Rogério Emerson Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: APOLINARIO, Marisa De Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Ana Regina Nascimento.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BEILMINO, José Franscidavid Barbosa.
Keywords: Peixe;Pescado;Peixe - consumo;Consumo - pescado - incentivo;Educação nutricional;Hábito alimentar saudável;Fish;Fish - consumption;Consumption - fish - incentive;Nutritional education;Healthy eating habits;Pez;Educación nutricional;Hábitos alimenticios saludables
Issue Date: 5-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACEDO, Rogério Emerson Pereira. Práticas pedagógicas de incentivo ao consumo de pescado por alunos em uma escola pública no município de Sossego - PB. 2021. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O pescado é considerado um dos alimentos mais indicados para a alimentação escolar, pois tem excelentes propriedades nutricionais, sendo uma das principais fontes de proteína de origem animal. A inclusão do peixe na alimentação tem a finalidade de estimular hábitos alimentares saudáveis, conscientizar e promover a educação alimentar dos estudantes. A pesquisa foi realizada com 14 alunos do 8o ano do ensino fundamental e 21 alunos da 1a série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Vitorino de Medeiros, no município de Sossego- PB, enfatizando a importância do peixe para uma alimentação saudável, através de metodologias dinâmicas utilizando o lúdico com enfoque em Educação Nutricional. Em um primeiro momento houve a aplicação de um questionário pré-avaliativo buscando identificar o conhecimento dos alunos sobre educação alimentar, em seguida foi apresentado o projeto para as turmas e professores, logo após foi dada continuidade com atividades lúdicas (construção de pirâmides alimentares, maquetes, participação na semana pedagógica da escola, degustação de produtos feitos à base de pescado e gincana) após a realização das atividades foi realizado um questionário pós-avaliativo das ações desenvolvidas. As atividades foram divulgadas no blog educativo produzido pelos alunos participantes do projeto. As atividades realizadas e a construção do blog educativo proporcionaram aos alunos novos conhecimentos acerca da importância da educação alimentar compartilhando as informações obtidas com a comunidade na qual estão inseridos sobre a importância da inclusão do pescado na alimentação. Levando-se em conta a observação no decorrer dos encontros foi possível concluir que o projeto teve um importante significado na vida dos alunos, constatando ao fim da pesquisa o quanto a ações educativas são relevantes para a promover a alimentação saudável.
Abstract: Fish is considered one of the most suitable foods for school feeding, as it has excellent nutritional properties, being one of the main sources of animal protein. The inclusion of fish in the diet aims to encourage healthy eating habits, raise awareness and promote food education for students. The research was carried out with 14 students from the 8th year of elementary school and 21 students from the 1st grade of high school at the José Vitorino de Medeiros State Elementary and High School, in the city of Sossego-PB, emphasizing the importance of fish for food. healthy, through dynamic methodologies using the ludic with a focus on Nutrition Education. At first, a pre-evaluation questionnaire was applied to identify students' knowledge about food education, then the project was presented to the classes and teachers, after which play activities were continued (building food pyramids, models, participation in the school's pedagogical week, tasting of fish-based products and gymkhana) after the activities were carried out, a post-evaluation questionnaire of the developed actions was carried out. The activities were published on the educational blog produced by the students participating in the project. The activities carried out and the construction of the educational blog provided students with new knowledge about the importance of food education, sharing the information obtained with the community in which they are inserted about the importance of including fish in food. Taking into account the observation during the meetings, it was possible to conclude that the project had an important meaning in the lives of students, noting at the end of the research how much educational actions are relevant to promote healthy eating.
???metadata.dc.description.resumen???: El pescado se considera uno de los alimentos más adecuados para la alimentación. escolar, ya que posee excelentes propiedades nutricionales, siendo uno de los principales fuentes de proteína animal. La inclusión de pescado en la dieta tiene la propósito de fomentar hábitos alimentarios saludables, sensibilizar y promover educación alimentaria de los estudiantes. La encuesta se realizó con 14 estudiantes de 8 ° grado. de primaria y 21 alumnos de 1er grado de bachillerato en la Escuela Estatal de Bachillerato y Bachillerato José Vitorino de Medeiros, en el municipio de Sossego- PB, enfatizando la importancia del pescado para una alimentación saludable, a través de metodologías dinámicas que utilizan el juego con un enfoque en Educación Nutricional. En un principio se aplicó un cuestionario de preevaluación buscando identificar el conocimiento de los estudiantes sobre educación alimentaria, en Luego se presentó el proyecto a las clases y a los profesores, poco tiempo después se entregó continuidad con las actividades recreativas (construcción de pirámides alimentarias, maquetas, participación en la semana pedagógica de la escuela, degustación de productos elaborados a partir de la base de pesca y búsqueda del tesoro) después de la realización de las actividades un cuestionario post-evaluación de las acciones desarrolladas. Las actividades fueron publicadas en el blog educativo producido por los estudiantes que participan en el proyecto. Las actividades realizadas y la construcción del blog educativo proporcionó a los estudiantes nuevos conocimientos. sobre la importancia de la educación nutricional compartiendo la información obtenida con la comunidad en la que se insertan sobre la importancia de incluir al pescado en la comida. Teniendo en cuenta la observación durante el reuniones fue posible concluir que el proyecto tenía un significado importante en la vida estudiantes, señalando al final de la investigación cuántas acciones educativas son relevante para promover una alimentación saludable.
Keywords: Peixe
Pescado
Peixe - consumo
Consumo - pescado - incentivo
Educação nutricional
Hábito alimentar saudável
Fish
Fish - consumption
Consumption - fish - incentive
Nutritional education
Healthy eating habits
Pez
Educación nutricional
Hábitos alimenticios saludables
???metadata.dc.subject.cnpq???: Zoologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21569
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROGERIO EMERSON PEREIRA MACEDO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2021.pdfRogerio Emerson Pereira Macedo - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20211.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.