Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21570
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPINHO, L. C. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9868122303748676pt_BR
dc.contributor.advisor1NOVIKOFF, Cristina.-
dc.contributor.advisor1IDNOVIKOFF, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7039307262566253pt_BR
dc.contributor.referee1CASTRO, Ângela Cristina Rodrigues de.-
dc.contributor.referee2CASTRO, Onireves Monteiro de.-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva compreender o lugar das Metodologias Ativas para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica a fim de construir um caderno de práticas pedagógicas com propostas de atividades para as aulas de Língua Portuguesa, com foco no desenvolvimento da leitura no 9º ano do Ensino Fundamental II, embasadas nas Metodologias Ativas. Assim, esta pesquisa apresenta natureza aplicada, além de ser bibliográfica, com abordagem qualitativa, uma vez que realizamos o levantamento do estado da arte em relação ao tema, para identificar na literatura quais os entendimentos sobre Metodologias Ativas, assim como para analisar e compreender o seu lugar nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica, com uma visão mais atenta para o Ensino Fundamental II. Para o desenvolvimento da pesquisa, nos apropriamos da proposta de Novikoff (2010), ancorada na abordagem dimensional, passando por cinco dimensões: epistemológica, teórica, técnica, morfológica e analítico-conclusiva, descritas no decorrer da dissertação. Para fundamentarmos o trabalho acerca das Metodologias Ativas, nos apoiamos em Moran (2015), Bacich & Moran (2018), Bergmann & Sams (2018). Com relação à práxis, seguimos os apontamentos de Freire (1987), Vasques (2007) e Marx (2013). No que tange ao ensino da Língua Portuguesa e desenvolvimento da habilidade leitora, nos embasamos em Faraco (1984), Solé (1998), Antunes (2003), Kleiman (2004), Koch e Elias (2007) e Geraldi (2012). No desenvolvimento da pesquisa, refletimos sobre a situação do ensino em dias atuais e sobre o interesse dos alunos na e para a aprendizagem. A partir das análises feitas no decorrer da pesquisa, percebemos que é necessária uma mudança no ensino, promovendo a preparação de alunos mais confiantes e engajados no seu processo de aprendizagem, e reconhecemos o valor do uso das Metodologias Ativas como possíveis práxis para o ensino da Língua Portuguesa, com o objetivo de diversificar as aulas e aprimorar a competência leitora, por propiciar dinamismo e empolgação para aprender. Logo, esses resultados motivam e dão relevância a esta discussão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.title Metodologias ativas: possíveis práxis do ensino da língua portuguesa  na educação básica.pt_BR
dc.date.issued2020-06-30-
dc.description.abstractThis research aims to understand the place of Active Methodologies in the teaching/learning of Portuguese Language in Basic Education in order to build a pedagogical booklet with proposals for Portuguese Language classes activities, focusing on the development of reading for the 9th grade of Elementary School II based on Active Methodologies. Thus, this research has an applied nature, in addition to being bibliographic, with a qualitative approach, since we carry out a survey of the state of the art in relation to the theme, to identify in the literature which understandings about Active Methodologies, as well as to analyze and understand the its place in Portuguese Language classes in Basic Education, looking more closely at Elementary II. For the development of the research, we appropriated Novikoff's proposal (2010), anchored in the dimensional approach, moving through five dimensions: epistemological, theoretical, technical, morphological and analytical-conclusive, described during the dissertation. To underpin the work on Active Methodologies we drew on Moran (2015), Bacich & Moran (2018), Bergmann & Sams (2018). Regarding praxis we followed the notes of Freire (2009), Vasques (2011) and Marx (2013). Regarding the teaching of Portuguese Language and the development of reading skills we based ourselves on Faraco (1984), Solé (1998), Antunes (2003), Kleiman (2004), Koch and Elias (2007) and Geraldi (2012). In the development of the research, we reflected on the situation of teaching nowadays and on the interest of students in and for learning. From the analyses made during the research we realized that a change in teaching is necessary, promoting the preparation of students who are more confident and engaged in their learning process. We have also recognized the value of using Active Methodologies as possible praxis for teaching Portuguese Language with the objective of diversifying classes and enhancing reading competence by providing dynamism and enthusiasm to learn. Therefore, these results motivate and give relevance to this discussion.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21570-
dc.date.accessioned2021-10-21T12:52:46Z-
dc.date.available2021-10-21-
dc.date.available2021-10-21T12:52:46Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da leiturapt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectReading developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPINHO, Lorena Chagas Lemos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies: possible practice of teaching the Portuguese language in basic education.pt_BR
dc.identifier.citationPINHO, Lorena Chagas Lemos. Metodologias ativas: possíveis práxis do ensino da língua portuguesa na educação básica . 2020. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LORENA CHAGAS LEMOS PINHO.DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2020.pdfLorena Chagas Lemos Pinho. Dissertação PROFLETRAS. 2020.3.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.