Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21571
Title: | Crônicas de Luís Fernando Veríssimo- uma proposta de letramento para o professor do 6º ano do ensino fundamental. |
Other Titles: | Chronicles of Luís Fernando Veríssimo - a literacy proposal for the 6th grade teacher of elementary school. |
???metadata.dc.creator???: | ARAÚJO, Francisco Antonio Pereira de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | LEMOS, Saulo de Araújo. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo. |
Keywords: | Leitura;Letramento literário;Crônica;Humor;Aluno;Leitura formativa;Aluno leitor;Reading;Literary literacy;Chronicle;Students;Formative reading;Student reader |
Issue Date: | 16-Apr-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARAUJO, Francisco Antonio Pereira de. Crônicas de Luís Fernando Veríssimo - uma proposta de letramento para o professor do 6º ano do ensino fundamental. 2021. 141f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esse trabalho trata da importância da leitura para o desenvolvimento da competência leitora do aluno. Em nossa sociedade, a leitura possui alto valor, sendo fator relevante de inclusão e ascensão social. Nesse contexto, é imperativo oportunizar ao aluno o domínio da leitura e da escrita. Para isso, a sala de aula é o lugar ideal, desde que priorize práticas de atividades de leitura formativa. Entretanto, o desafio se manifesta diante da dificuldade de compreensão textual apresentada pelo aluno. Propõe -se, então, utilizar a crônica de humor de Luís Fernando Veríssimo como estratégia para despertar o gosto pela leitura. A escolha da crônica se justifica por ser um gênero de fácil compreensão, sendo uma narrativa curta, com linguagem simples, espontânea, situada entre a linguagem jornalística e literária. Certamente um texto que facilita e estimula o interesse pelo ato de ler. Desse modo, o objetivo geral desse trabalho consiste em contribuir para a formação do leitor competente, propondo ao professor do 6° ano uma metodologia que, a partir do uso da crônica de humor na sala de aula, una saber e deleite no ensino da literatura. Sobre a classificação da pesquisa, esse trabalho consiste em uma pesquisa básica estratégica, pois procura produzir conhecimentos aplicáveis aos problemas práticos da sala de aula no que se referem à leitura. Ainda se classifica como documental, visto que analisa dois livros didáticos do 6° ano para identificar suas perspectivas de letramento literário, principalmente a partir do uso da crônica, de modo a produzir o caderno de oficina literária como proposta pedagógica para o professor. Esse caderno compõe -se de crônicas selecionadas do livro Mais Comédias para ler na Escola. Para a escolha dos livros didáticos, o critério escolhido foi utilizar os dois últimos livros didáticos de Língua Portuguesa adotados pela E. E. F. Prof. Francisco Uchôa de Albuquerque, Acopiara CE. A discussão sobre leitura fundamentou -se em autores como, por exemplo, Soares (2000), Cosson (2019), Colomer (2003), Kleiman (2016), Terra (2014) e Leffa (1999). As questões concernentes ao letramento respaldaram-se em autores como Soares (2009), Martins (2006), Cosson (2018), entre outros. A abordagem da crônica e do humor apoiou-se em Coutinho (1986), Sá (1997), Moisés (1983), Candido (1992), Arrigucci (1987), Aristóteles (2004), Bergson (2018), Propp (1992), Possenti (2018) e Konzen (2002). Os estudos e análises sobre o livro didático fundamentaram-se em autores como Rangel (2006), Rojo e Batista (2003). Após as discussões, a crônica de humor confirma-se como um excelente recurso pedagógico para o trabalho de formação de leitores competentes, como também para introdução do aluno no universo literário. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Este trabajo trata sobre la importancia de la lectura para el desarrollo de la competencia lectora del alumno. En nuestra sociedad, la lectura tiene un alto valor, siendo un factor relevante de inclusión y ascenso social. En este contexto, es imperativo proporcionar al estudiante el dominio de la lectura y la escritura. Para ello, el aula es el lugar idóneo, siempre que priorice prácticas de actividades de lectura formativa. Sin embargo, el desafío se manifiesta ante la dificultad de comprensión textual que presenta el alumno. Se propone, entonces, utilizar la crónica humorística de Luís Fernando Veríssimo como estrategia para despertar el gusto por la lectura. La elección de la crónica se justifica porque se trata de un género de fácil comprensión, siendo una narrativa breve, de lenguaje sencillo y espontáneo, situado entre el lenguaje periodístico y el literario. Sin duda un texto que facilita y estimula el interés por el acto de leer. Así, el objetivo general de este trabajo es contribuir a la formación del lector competente, proponiendo al docente de 6 ° grado una metodología que, a partir del uso de la crónica del humor en el aula, aúna conocimientos y deleite en la enseñanza de la literatura. . En cuanto a la clasificación de la investigación, este trabajo consta de una investigación estratégica básica, ya que busca producir conocimientos aplicables a los problemas prácticos del aula en materia de lectura. Sigue catalogado como documental, ya que analiza dos libros de texto del 6º curso para identificar sus perspectivas sobre la alfabetización literaria, principalmente desde el uso de la crónica, con el fin de producir el cuaderno de taller literario como propuesta pedagógica para el docente. Este cuaderno está compuesto por crónicas seleccionadas del libro Mais Comedies para leer en el colegio. Para la elección de los libros de texto, el criterio elegido fue utilizar los dos últimos libros de texto en lengua portuguesa adoptados por E. E. F. Prof. Francisco Uchôa de Albuquerque, Acopiara CE. La discusión sobre la lectura se basó en autores como, por ejemplo, Soares (2000), Cosson (2019), Colomer (2003), Kleiman (2016), Terra (2014) y Leffa (1999). Las cuestiones relativas a la alfabetización fueron apoyadas por autores como Soares (2009), Martins (2006), Cosson (2018), entre otros. El enfoque de la crónica y el humor se basó en Coutinho (1986), Sá (1997), Moisés (1983), Candido (1992), Arrigucci (1987), Aristóteles (2004), Bergson (2018), Propp (1992), Possenti (2018) y Konzen (2002). Los estudios y análisis del libro de texto se basaron en autores como Rangel (2006), Rojo y Batista (2003). Tras las discusiones, la crónica del humor se confirma como un excelente recurso pedagógico para la formación de lectores competentes, así como para introducir al alumno en el universo literario |
Keywords: | Leitura Letramento literário Crônica Humor Aluno Leitura formativa Aluno leitor Reading Literary literacy Chronicle Students Formative reading Student reader |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letras. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21571 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras). |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO ANTONIO PEREIRA DE ARAUJO. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2021.pdf | Francisco Antonio Pereira de Araújo. Dissertação PROFLETRAS. 2021. | 3.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.