Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOÊLHO, R. M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, João Batista Queiroz de.-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, J. B. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1833502684638113pt_BR
dc.contributor.advisor2BRASILEIRO, Francisco Edmar.-
dc.contributor.advisor2IDBRASILEIRO, F. E.pt_BR
dc.contributor.referee1LUCENA, Francisco Barbosa de.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Sebastião Batista dos.-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de se utilizar o agregado graúdo não convencional calcário, de formações calcítica e dolomítica, como agregado alternativo em substituição ao agregado convencionalmente usado na fabricação dos concretos betuminosos usinados à quente, como forma de redução de custos de obras rodoviárias, em regiões onde as rochas calcárias são predominantes. Para que pudessem ser comprovadas as características que mostram a resistência da mistura betuminosa, foi utilizado o Ensaio Marshall. Foram feitos ensaios físicos e mecânicos de forma a comprovar suas características na pavimentação. São apresentados alguns resultados de serviços executados na pavimentação da cidade de Mossoró-RN, com resultados satisfatórios de uso nas diferentes camadas do pavimento. Os resultados obtidos nesta pesquisa permitiram concluir que devido a resistência satisfatória e propriedades similares as da brita granítica além de menores custos de extração e britagem, o agregado calcário pode substituí-la com muita propriedade, quando empregado no uso de concreto betuminoso usinado à quente como revestimento em rodovias, reduzindo-se o custo final da obra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civil.pt_BR
dc.subject.cnpqGeotecnia.pt_BR
dc.titleUso do agregado calcário na fabricação de concreto asfáltico.pt_BR
dc.date.issued1995-12-18-
dc.description.abstractThis thesis presents the results of an investigation carried out to study the performance of a non conventional aggregate, calcareous aggregate of the dolomitic and calcitic formation, in substitution to the dolomitic and calcitic aggregate. used to fabricate hot-mix bituminous concrete. The predominant characteristics of the bituminous mixtures were evaluated using the traditional Marshall test. In order to determine the quality of the mixture, physic and mechanic tests were applied. The results obtained in this investigation in regard to existing pavement, named airport of Mossoró-RN city, constructed with calcareous aggregate in the bituminous mixtures, revealed that the altermative mixture made with calcareous aggregate, is a valid one. Also, the results from laboratory tests, showed that the strength property of the bituminous mixture made with the normal granitic aggregate. Therefore, based on these results, it can concluded that the calcareous aggregate is an alternative aggregate that can be used to fabricate bituminous mixtures, in replacement of the conventional granitic aggregate.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2158-
dc.date.accessioned2018-11-09T16:57:24Z-
dc.date.available2018-11-09-
dc.date.available2018-11-09T16:57:24Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAgregado de calcáriopt_BR
dc.subjectConcreto asfálticopt_BR
dc.subjectObras rodoviáriaspt_BR
dc.subjectEnsaio Marshallpt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectBrita graníticapt_BR
dc.subjectAsphalt Pavingpt_BR
dc.subjectLimestone aggregatept_BR
dc.subjectRoad Workspt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectMateriais calcáriospt_BR
dc.subjectReservas de calcáriopt_BR
dc.subjectCalcário no Estado da Paraíbapt_BR
dc.subjectEnsaio de absorçãopt_BR
dc.subjectEnsaio de desgaste por Abrasãopt_BR
dc.subjectEnsaio de esmagamentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOÊLHO, Rosa Maria Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of the limestone aggregate in the manufacture of asphalt concrete.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationCOÊLHO, Rosa Maria Gonçalves. Uso do agregado calcário na fabricação de concreto asfáltico. 1995. 155f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1995. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2158pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSA MARIA GONÇALVES COÊLHO - DISSERTAÇÃO PPGECA 1995.pdf Rosa Maria Gonçalves Coêlho - Dissertação PPGECA 1995.23.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.