Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21599
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8486162297345454pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Wellington Gomes de.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396433371553145pt_BR
dc.contributor.referee1WANDERLEY, Ingrid Moura.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6157340213400778pt_BR
dc.contributor.referee2COUTO, Rita Maria de Souza.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5874218092323774pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é investigar a importância dos atributos do Design existentes em jogos e brinquedos pedagógicos utilizados para ensinar conteúdos da matemática no 3o ano do ensino fundamental, a fim de identificar as potencialidades que cada atributo pode gerar em relação aos conteúdos lecionados. O método utilizado nesta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, se caracterizando quanto à natureza como aplicada, quanto aos objetivos em exploratória e quanto aos procedimentos em um estudo de casos múltiplos. A pesquisa foi realizada no ensino fundamental de seis escolas localizadas na cidade de Santa Luzia - Paraíba, dentre elas municipais, estaduais e privadas, que utilizam jogos e brinquedos como prática pedagógica para o ensino da disciplina de matemática no 3o ano. Os resultados mostram a relevância que o design de jogos e brinquedos pedagógicos apresentam para o ensino, de modo que os atributos que compõem os produtos conseguem atender de maneira mais ou menos satisfatória à sua função, que é de passar algum tipo de conhecimento para a criança. Deste modo, pôde-se concluir, nesta pesquisa, o nível de satisfação que os atributos apresentam em relação aos conteúdos da matemática para o qual são utilizados. Considera-se assim, por meio do contexto deste trabalho, o design como uma ferramenta que pode auxiliar e potencializar o ensino de conteúdos da matemática a partir da comunicação visual desenvolvida em cada produto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesign.pt_BR
dc.titleCaracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2021-09-02-
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate the importance of certain Design attributes in educational games and toys used to teach mathematical content in the 3rd year of elementary school, in order to identify the potential of each attribute in relation to the content being taught. The method used in this research can be characterized as qualitative in its approach, applied in its nature, exploratory in scope and as a multiple case study in its design. The research was carried out in the elementary department of six municipal, state and private schools located in the city of Santa Luzia, Paraíba, Brazil, where games and toys are used as a pedagogical practice to teach the discipline of mathematics to 3rd year students. The results showed the importance of the Design of educational games and toys for teaching, with the attributes of these products enabling them to fulfil their function of passing on some type of knowledge to the child more or less satisfactorily. As such, this research enables conclusions to be reached as to the level of satisfaction delivered by the attributes present in relation to the mathematical content for which they are used. Thus, in the context of this study, Design is considered to be a tool that can assist and enhance the teaching of mathematical content through the visual communication offered by each product.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21599-
dc.date.accessioned2021-10-22T18:36:15Z-
dc.date.available2021-10-22-
dc.date.available2021-10-22T18:36:15Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectJogos e brinquedos pedagógicospt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducational games and toyspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectBrinquedos educativospt_BR
dc.subjectEducação Matemática - brinquedospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Eliany Maria de Medeiros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Eliany Maria de Medeiros. Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental. 136 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANY MARIA DE MEDEIROS SILVA – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2021.pdf6.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.