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Title: Uma contribuição ao ensino de números irracionais e de incomensurabilidade para o ensino médio.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Ana Cláudia Guedes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, André Gustavo Campos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES, José de Arimatéia.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
Keywords: Números irracionais;Ensino médio;Números racionais;Expressões decimais;Segmentos comensuráveis;Segmentos incomensuráveis;Irrational Numbers;High school;Rational numbers;Decimal expressions;Comsurable segments;Immeasurable segments
Issue Date: Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, A. C. G. dos. Uma contribuição ao ensino de números irracionais e de incomensurabilidade para o ensino médio. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2161
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como proposta pedagógica apresentar aos alunos o conceito de segmentos comensuráveis e de segmentos incomensuráveis, mostrando a importância desses conceitos para o estudo dos números racionais e irracionais. Veremos um processo de verificação da comensurabilidade de dois segmentos, doravante P.V.C.D.S, que é um processo geométrico de verificação de comensurabilidade de dois segmentos. A partir do P.V.C.D.S, apresentamos a demonstração clássica de que p2 é irracional, com uma abordagem geométrica, mostrando que o segmento do lado de um quadrado de medida 1 e o segmento de sua diagonal são incomensuráveis. Ainda apresentamos um estudo sobre expressões decimais, no qual será apresentado um teorema que nos permite verificar se uma fração irredutível possui representação decimal finita ou infinita e periódica. Também apresentamos outro teorema que nos permite transformar expressões decimais finitas e infinitas e periódicas na sua forma de fração. Por fim, apresentaremos algumas sugestões de atividades, que englobam todo conteúdo do presente TCC. Essas atividades foram aplicadas a uma turma de 1 ano do Ensino Médio de uma escola pública, e as respostas dos alunos estão anexadas ao trabalho.
Abstract: This work have pedagogical proposed to introduce the concept of commensurable segments and incommensurable segments, showing the importance of these concepts for the study of rational and irrational numbers. We will stabelish a verification process to detect the mensurability of two segments, which is a geometric process. We present the classic demonstration that root of 2 is irrational with a geometric approach, showing that the segment of the side of a square measuring its diagonal are immeasurable. We still will present a study on decimal expressions, and prove a theorem that allows to check that an irreducible fraction has decimal representation finite or infinite and periodic. We also present another theorem that allows us to turn decimal expressions finite or infinite and periodic on its fraction form. Finally we present some suggestions for activities that include all content of the TCC. These activities have been applied to a class of 1st year of high school at a public school, and the students’ answers are attached to the work.
Keywords: Números irracionais
Ensino médio
Números racionais
Expressões decimais
Segmentos comensuráveis
Segmentos incomensuráveis
Irrational Numbers
High school
Rational numbers
Decimal expressions
Comsurable segments
Immeasurable segments
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2161
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