Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2161
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, A. C. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122320561168942pt_BR
dc.contributor.advisor1MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.-
dc.contributor.advisor1IDDE MORAIS FILHO, D. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0266444096441721pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, André Gustavo Campos.-
dc.contributor.referee2FERNANDES, José de Arimatéia.-
dc.contributor.referee3MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como proposta pedagógica apresentar aos alunos o conceito de segmentos comensuráveis e de segmentos incomensuráveis, mostrando a importância desses conceitos para o estudo dos números racionais e irracionais. Veremos um processo de verificação da comensurabilidade de dois segmentos, doravante P.V.C.D.S, que é um processo geométrico de verificação de comensurabilidade de dois segmentos. A partir do P.V.C.D.S, apresentamos a demonstração clássica de que p2 é irracional, com uma abordagem geométrica, mostrando que o segmento do lado de um quadrado de medida 1 e o segmento de sua diagonal são incomensuráveis. Ainda apresentamos um estudo sobre expressões decimais, no qual será apresentado um teorema que nos permite verificar se uma fração irredutível possui representação decimal finita ou infinita e periódica. Também apresentamos outro teorema que nos permite transformar expressões decimais finitas e infinitas e periódicas na sua forma de fração. Por fim, apresentaremos algumas sugestões de atividades, que englobam todo conteúdo do presente TCC. Essas atividades foram aplicadas a uma turma de 1 ano do Ensino Médio de uma escola pública, e as respostas dos alunos estão anexadas ao trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleUma contribuição ao ensino de números irracionais e de incomensurabilidade para o ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2013-08-
dc.description.abstractThis work have pedagogical proposed to introduce the concept of commensurable segments and incommensurable segments, showing the importance of these concepts for the study of rational and irrational numbers. We will stabelish a verification process to detect the mensurability of two segments, which is a geometric process. We present the classic demonstration that root of 2 is irrational with a geometric approach, showing that the segment of the side of a square measuring its diagonal are immeasurable. We still will present a study on decimal expressions, and prove a theorem that allows to check that an irreducible fraction has decimal representation finite or infinite and periodic. We also present another theorem that allows us to turn decimal expressions finite or infinite and periodic on its fraction form. Finally we present some suggestions for activities that include all content of the TCC. These activities have been applied to a class of 1st year of high school at a public school, and the students’ answers are attached to the work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2161-
dc.date.accessioned2018-11-09T18:09:57Z-
dc.date.available2018-11-09-
dc.date.available2018-11-09T18:09:57Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectNúmeros irracionaispt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectNúmeros racionaispt_BR
dc.subjectExpressões decimaispt_BR
dc.subjectSegmentos comensuráveispt_BR
dc.subjectSegmentos incomensuráveispt_BR
dc.subjectIrrational Numberspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectRational numberspt_BR
dc.subjectDecimal expressionspt_BR
dc.subjectComsurable segmentspt_BR
dc.subjectImmeasurable segmentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Ana Cláudia Guedes dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, A. C. G. dos. Uma contribuição ao ensino de números irracionais e de incomensurabilidade para o ensino médio. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2161pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CLÁUDIA GUEDES DOS SANTOS – DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 2013.pdfAna Cláudia Guedes dos Santos– DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 20136.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.