Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168
Title: Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Beethoven Rotterdam Daudt Gomes e.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MAIA JÚNIOR, Braulio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VIEIRA, Vandenberg Lopes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
Keywords: Ensino médio;Livro didático;Matemática;High school;Textbook;Mathematics
Issue Date: 6-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, B. R. D. G. e. Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino do conceito de função tem sido um dos grandes desafios para o docente, em particular durante a primeira série do ensino Médio. Tal assunto constitui-se, para o aluno, um obstáculo cognitivo, contribuindo para o distanciamento da Matemática. A carga de abstração contida no conceito de função e o formalismo exagerado dos livros didáticos contribuem para que o professor não obtenha êxito durante a abordagem deste assunto. Surge, assim, a necessidade de conhecer previamente a abordagem e o método utilizado pelo autor do livro didático adotado como livro texto, sendo indispensável a leitura crítica por parte do professor. Neste trabalho propõe-se uma sequência didática para o ensino do conceito e das propriedades de Função. Nesse sentido, criou-se um roteiro de análise adaptado a partir de critérios utilizados no guia do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2012, o qual foi utilizado para verificar a abordagem metodológica praticada durante a apresentação da definição de função utilizada em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio.
Abstract: Teaching the concept of function has been a major challenge for the teachers, particularly during the first year of high school. This issue constitutes, for the student, a cognitive obstacle what contributes to the detachment of mathematics by the students. The abstraction charge contained in the concept of function and the exaggerated formalism in the textbooks does not contribute to the success of the teacher when approaching this issue. It raises the need to know beforehand the approach and method used by the author being essential the analysis of the textbooks by the teacher. Given this fact, this paper proposes a didactic sequence for teaching the concept of functions. It was created an adapted analysis script based on the criteria used in the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) of 2012, in order to examine the methodological approach practiced during the presentation of the definition of function used by teachers in the first year of high school textbooks.
Keywords: Ensino médio
Livro didático
Matemática
High school
Textbook
Mathematics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEETHOVEN ROTTERDAM DAUDT GOMES E SILVA – DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 2015.pdfBeethoven Rotterdam Daudt Gomes e Silva– DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 20154.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.