Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, A. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9181804344874382pt_BR
dc.contributor.advisor1RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.advisor1IDRÉGIS, L. D. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4566168425348622pt_BR
dc.contributor.referee1XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2DUTRA, Camilla Maria Martins.
dc.description.resumoÉ comum encontrar a presença do significado não apenas nos estudos linguísticos, mas também em todo o meio social, seja em sua dimensão mais ampla (semiótica) ou em sua dimensão linguística (semântica). O estudo semântico é de fundamental importância nas aulas de Língua Portuguesa, tendo em vista que se relaciona com o significado e o sentido das palavras e sentenças, cujo estudo dialoga com a teoria pragmática. Neste sentido, este trabalho se objetiva analisar como o estudo da Semântica e da Pragmática é desenvolvido em uma coleção didática de Português dos anos finais do Ensino Fundamental, em consonância com os objetivos específicos de identificar quais recursos semânticos e pragmáticos estão sendo explorados nestes livros, investigar quais competências e habilidades são exigidas do aluno nas questões que exploram estes aspectos, bem como verificar a progressão desse estudo nos anos correntes do Ensino Fundamental II. O aporte teórico principal constituise dos estudos desenvolvidos por Cançado (2013), Basso (2009), Ilari e Geraldi (2005), Espíndola (2012), entre outros, os quais tratam dos conceitos de sinonímia, ambiguidade, atos de fala, dêiticos, entre outras concepções essenciais para compreensão da nossa análise. Esta pesquisa adota uma abordagem interpretativoqualitativa, cujo enfoque é de caráter bibliográfico e documental. Nosso corpus é composto de nove questões que exploram os aspectos semânticos e pragmáticos, as quais foram coletadas em uma coleção de Língua Portuguesa aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e apresentam diversos aspectos, como a homonímia, a ambiguidade, atos de fala, entre outros. As análises indicam que, embora os conceitos de sinonímia e polissemia contemplem o ensino em uma perspectiva inovadora, cunhado no nível de análise linguística, outros conceitos como atos de fala, implicatura, pressuposição, entre outros, necessitam terem seus conceitos ampliados, cujo trabalho compete ao professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLingüísticapt_BR
dc.titleAspectos semânticos e pragmáticos na educação básica: reflexões sobre o livro didático de língua portuguesa.pt_BR
dc.date.issued2017-06-16
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21683
dc.date.accessioned2021-10-27T12:40:08Z
dc.date.available2021-10-27
dc.date.available2021-10-27T12:40:08Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesa - educação básicapt_BR
dc.subjectEducação básica - ensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectSemânticapt_BR
dc.subjectAnálise pragmática - livro didáticopt_BR
dc.subjectAnálise semânticapt_BR
dc.subjectSinonímia e paráfrasept_BR
dc.subjectAntonímiapt_BR
dc.subjectAmbiguidade lexicalpt_BR
dc.subjectAtos de falapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático - PNLDpt_BR
dc.subjectPragmáticapt_BR
dc.subjectHomonímiapt_BR
dc.subjectPolissemiapt_BR
dc.subjectColeção Singular & Plural - livros didáticospt_BR
dc.subjectPortuguese language teaching - basic educationpt_BR
dc.subjectBasic education - Portuguese language teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectSemanticspt_BR
dc.subjectPragmatic Analysis - Textbookpt_BR
dc.subjectSemantic analysispt_BR
dc.subjectSynonymy and paraphrasept_BR
dc.subjectAntonímiapt_BR
dc.subjectLexical ambiguitypt_BR
dc.subjectSpeech actspt_BR
dc.subjectNational Textbook Program - PNLDpt_BR
dc.subjectPragmaticspt_BR
dc.subjectHomonymypt_BR
dc.subjectPolysemypt_BR
dc.subjectSingular & Plural Collection - textbookspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aline Guedes de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSemantic and pragmatic aspects in basic education: reflections on the Portuguese language textbook.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aline Guedes de. Aspectos semânticos e pragmáticos na educação básica: reflexões sobre o livro didático de língua portuguesa. 2017. 85f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21683pt_BR
dc.description.resumenEs común encontrar la presencia del significado no apenas en los estudios linguísticos, pero también en todo el medio social, sea en su dimensión mas amplia (semiótica) o en su dimensión linguística (semántica). El estudio semántico es de fundamental importancia en las clases de lengua Portuguesa, teniendo en vista que se relaciona con el significado y el sentido de las palabras y sentencias, cuyo estudio dialoga con la teoría pragmática. En este sentido, este trabajo se objetiva analizar como el estudio de la Semántica y de la Pragmática es desarrollado en una colección didáctica de Portugués de los años finales de la Enseñanza Fundamental, en consonancia con los objetivos específicos de identificar qué recursos semánticos y pragmáticos están siendo explorados en estes libros, investigar qué competencias y destrezas son exigidas del alumno en las cuestiones que exploran estes aspectos, bién como verificar la progresión de ese estudio en los años en curso de la Enseñanza Fundamental II. El aporte teórico principal se constituye de los estudios desarrollados por Cançado (2013), Basso (2009), Ilari y Geraldi (2005), Espíndola (2012), entre otros, los cuales tratan de los conceptos de sinonimia, ambigüedad, actos de habla, deícticos, entre otras concepciones esenciales para comprensión de nuestra análisis. Esta pesquisa adopta un abordaje interpretativocualitativa, cuyo enfoque es de carácter bibliográfico y documental. Nuestro corpus es compuesto de nueve cuestiones que exploran los aspectos semánticos y pragmáticos, las cuales ha sido recolectadas en una colección de Lengua Portuguesa aprovada por el Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), y presentan diversos aspectos, como la homonimia, la ambigüedad, actos de habla, entre otros. Las análisis indican que, aunque los conceptos de sinonimia y polisemia contemplen la enseñanza en una perspectiva innovadora, acuñado en el nivel de análisis lingüística, otros conceptos como actos de habla, implicatura, presuposición, entre otros, necesitan tener sus conceptos ampliados, cuyo trabajo corresponde al profesor.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE GUEDES DE LIMA - TCC ESP ENSINO DE LING PORTUGUESA CH 2017.pdfAline Guedes de Lima - TCC Ensino de Ling Portuguesa CH 2017.2.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.