Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21687
Title: Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de química: uma revisão integrativa.
Other Titles: Active methodologies in the chemistry teaching-learning process: an integrative review.
Metodologías activas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la química: una revisión integradora.
???metadata.dc.creator???: AZEVEDO, Cylla Nathana Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAMOS, Deborah Dornellas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, Joana Maria de Farias.
Keywords: Ensino de química;Química - ensino;Química - aprendizagem;Química - metodologias ativas;Aprendizagem;Estratégias de ensino;Chemistry teaching;Chemistry - learning;Chemistry - active methodologies;Learning;Teaching strategies;Enseñanza de la química;Química - enseñanza;Química - aprendizaje;Química - metodologías activas;Aprendiendo;Estrategías de enseñanza;Revisão integrativa de literatura - ensino de química;Integrative literature review - teaching chemistry
Issue Date: 4-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AZEVEDO, Cylla Nathana Nascimento. Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de química: uma revisão integrativa. 2021. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Metodologias ativas são métodos de ensino que tem como principal objetivo a aprendizagem ativa do aluno, deixando-o como protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem, dessa forma, promovendo o aprendizado significativo. Estas metodologias, fomentam um aprimoramento ao ensino tradicional, oportunizando o ensino significativo, onde os estudantes são colocados no centro do processo educativo para que haja o desenvolvimento do conhecimento de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações que se aproximam da realidade. Diante desse panorama, o estudo objetivou realizar um levantamento na literatura publicada acerca das metodologias ativas no Ensino de Química no Brasil. Trata- se de uma revisão integrativa, na qual se utilizou enquanto instrumento de análise, publicações eletrônicas (artigos) do portal periódicos CAPES, contado como base 8 artigos científicos. Os resultados indicaram que o ano de 2020 foi o que apresentou o maior quantitativo de artigos publicados (75%). Em relação aos tipos de estudos, predominaram os estudos de abordagem qualitativa apresentando o percentual de 75% dos artigos publicados. Existe uma carência de trabalhos relacionados à abordagem das metodologias ativas no ensino de química, o que mostrou que os estudos são bem recentes. Com base nos resultados as metodologias ativas mostram ser muito eficientes e com vários benefícios, diminuindo as dificuldades do conhecimento. É possível identificar também alguns desafios a serem superados para a aplicação de tais metodologias, diante disso novos estudos devem ser realizados para suprir as necessidades dos professores em relação a escolha da metodologia e dos recursos necessários para desenvolvê-las.
Abstract: Active methodologies are teaching methods whose main objective is the active learning of the student, leaving him as the protagonist in his teaching-learning process, thus promoting meaningful learning. These methodologies foster an improvement to traditional teaching, providing opportunities for meaningful teaching, where students are placed at the center of the educational process so that there is the development of knowledge in an autonomous and participatory way, based on problems and situations that approach reality. Given this panorama, the study aimed to carry out a survey in published literature about active methodologies in Chemistry Teaching in Brazil. This is an integrative review, in which electronic publications (articles) from the CAPES journal portal were used as an analysis tool, counting as a base 8 scientific articles. The results indicated that the year 2020 was the one with the highest number of published articles (75%). Regarding the types of studies, studies with a qualitative approach predominated, with a percentage of 75% of published articles. There is a lack of works related to the approach of active methodologies in teaching chemistry, which showed that the studies are very recent. Based on the results, active methodologies show to be very efficient and with several benefits, reducing knowledge difficulties. It is also possible to identify some challenges to be overcome for the application of such methodologies, given that new studies must be carried out to meet the needs of teachers in relation to the choice of methodology and the resources needed to develop them.
???metadata.dc.description.resumen???: Las metodologías activas son métodos de enseñanza cuyo objetivo principal es el aprendizaje. papel activo del alumno, dejándolo como protagonista en su proceso de enseñanza-aprendizaje, a partir de este manera, promoviendo un aprendizaje significativo. Estas metodologías fomentan una mejora de la educación tradicional, proporcionando oportunidades para una enseñanza significativa, donde el los estudiantes se colocan en el centro del proceso educativo para el desarrollo de conocimiento de forma autónoma y participativa, a partir de problemas y situaciones que acercamiento a la realidad. Ante este panorama, el estudio tuvo como objetivo realizar una encuesta en la literatura publicada sobre metodologías activas en la enseñanza de la química en Brasil. Trata a partir de una revisión integradora, en la que se utilizó como instrumento de análisis, Publicaciones electrónicas (artículos) del portal de publicaciones periódicas CAPES, contabilizadas como una base de 8 artículos. científico. Los resultados indicaron que el año 2020 fue el de mayor número de artículos publicados (75%). En cuanto a los tipos de estudios, la Estudios de enfoque cualitativo que presentan el porcentaje del 75% de artículos publicados. Falta trabajo relacionado con el abordaje de metodologías de enseñanza activa de la química, lo que demostró que los estudios son bastante recientes. Según los resultados, el Las metodologías activas demuestran ser muy eficientes y con varios beneficios, reduciendo la dificultades de conocimiento. También es posible identificar algunos desafíos a ser superado para la aplicación de tales metodologías, en vista de esto, nuevos estudios deben ser llevado a cabo para satisfacer las necesidades de los profesores en relación con la elección de la metodología y recursos necesarios para desarrollarlos.
Keywords: Ensino de química
Química - ensino
Química - aprendizagem
Química - metodologias ativas
Aprendizagem
Estratégias de ensino
Chemistry teaching
Chemistry - learning
Chemistry - active methodologies
Learning
Teaching strategies
Enseñanza de la química
Química - enseñanza
Química - aprendizaje
Química - metodologías activas
Aprendiendo
Estrategías de enseñanza
Revisão integrativa de literatura - ensino de química
Integrative literature review - teaching chemistry
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21687
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CYLLA NATHANA NASCIMENTO AZEVEDO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2021.pdfCylla Nathana Nascimento Azevedo - TCC Licenciatura em Química CES 2021333.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.