Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, E. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7303060517311368pt_BR
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8478129683261997pt_BR
dc.contributor.referee1RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Marcia Candeia.
dc.description.resumoEsta pesquisa nasceu a partir da leitura do texto “A cultura escrita no Brasil modos e condições de inserção” dos autores Batista e Massagão, por meio do qual percebemos que a religião é um dos principais meios que impulsionam as práticas de letramento da população. Aliado a isso, visitas à igreja de confissão protestante nos fizeram perceber a incorporação funcional das capacidades a que conduz o aprender a ler e escrever. Através deste cenário e de nossos estudos no curso de especialização em ensino de Língua Portuguesa (LP) emergiu a seguinte questão: Quais os impactos do letramento religioso(BATISTA e MASSAGÃO 2004, BAKTIN, JUNG e SEMECHECHEM 2009, MORTATTI 2008) na aprendizagem de LP? O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a prática religiosa cotidiana e o desempenho escolar de um aluno na aprendizagem de Língua Portuguesa. Como as motivações que regem a presença de fiéis, a frequência e assiduidade na escola e na igreja podem variar de pessoa para pessoa, enquadramos esta pesquisa no paradigma qualitativo, com características de microanálise, optando por realizar um estudo de caso que buscou perceber a partir dos textos escritos de um determinado aluno, como o letramento religioso influencia no letramento escolar (STREET, SOARES 1998, BRITO 2007, MEY 2001), inclusive naquilo que tange as atividades escritas sugeridas pelo professor durante as aulas de LP. Esta investigação enquadrouse na perspectiva da Linguística Aplicada, contando com observações da cultura letrada no ambiente religioso e com a análise de atividades escritas realizadas pelo aluno em sala de aula, focalizando em aspectos linguísticos como: ortografia, intertextualidade e argumentação. Disso resultou a conclusão de que o letramento religioso influencia no aprendizado de LP e contribui para pensarmos o aluno como um sujeito que tem diversas redes e relações sociais e religiosas com as quais está conectado e isto reflete em seu desenvolvimento nas atividades de escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística.pt_BR
dc.titleO letramento e seus impactos na aprendizagem de língua portuguesa.pt_BR
dc.date.issued2017-04-25
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21689
dc.date.accessioned2021-10-27T17:28:35Z
dc.date.available2021-10-27
dc.date.available2021-10-27T17:28:35Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLetramento religiosopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectLetramento escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectReligiosidade e letramentopt_BR
dc.subjectPrática religiosa cristã e desempenho escolarpt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectReligious literacypt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectEducation basicpt_BR
dc.subjectSchool literacypt_BR
dc.subjectLanguage teaching Portuguesept_BR
dc.subjectReligiosity and literacypt_BR
dc.subjectPractice Christian religion and school performancept_BR
dc.subjectLinguistics appliedpt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectOrthographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Ellen Layanna de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy and its impacts on Portuguese language learning.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Ellen Layanna de. O letramento e seus impactos na aprendizagem de língua portuguesa. 2017. 76f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21689pt_BR
dc.description.resumeCette recherche est née de la lecture du texte "A cultura escrita no Brasil modos e condições de inserção” (La culture écrite au Brésil, moyens et conditions d’insertion), des auteurs Batista et Massagão, par laquelle nous voyons que la religion est l’un des moyens majeurs des pratiques d’alphabétisation de la population. En outre, après des visites à des églises protestantes nous nous sommes rendus compte de l’incorporation fonctionnelle des capacités auxquelles l’apprentissage de la lecture et de l’écrite conduit. A partir de ce scenario et de nos études au Cours de Spécialisation en Enseignement de la Langue Portugaise (LP), la question suivante a émergé : Quels sont les impacts de l’alphabétisation religieuse (BATISTA et MASSAGÃO 2004, BAKTIN, JUNG et SEMECHECHEM 2009, MORTATTI 2008) sur l’apprentissage de la LP ? L’objectif de cette étude a été d’analyser la relation entre la pratique religieuse quotidienne et la performance scolaire d’un élève en apprentissage de la Langue Portugaise. Considérant que les motivations qui régissent la présence des fidèles, leur fréquence et assiduité à l’école comme à l’église peuvent varier selon l’individu, nous avons encadré cette recherche dans le paradigme qualitatif, avec des caractéristiques d’une microanalyse. Nous avons opté pour la réalisation d’une étude de cas qui a cherché à découvrir, à partir des productions écrites d’un élève donné, comment l’alphabétisation religieuse a de l’influence sur l’alphabétisation scolaire (STREET, SOARES 1998, BRITO 2007, MEY 2001), y compris, dans tout ce qui concerne les activités d’écriture suggérées par le professeur de LP. Cette recherche s'encadre dans la perspective de la Linguistique Appliquée, comprenant des observations de la culture écrite de l’environnement religieux et l’analyse des activités d’écriture réalisées par ledit élève en salle de classe, tout en mettant l’accent sur des aspects linguistiques tels que : l’orthographie, l’intertextualité et l’argumentation. Cela a amené à la conclusion que l’alphabétisation religieuse a de l'influence sur l'apprentissage de la LP et nous a aussi fait voire l'élève en tant qu’un sujet avec plusieurs réseaux de relations sociales et religieuses, auxquels il est connecté, et qui sont reflétés dans le développement de ses activités d'écriture.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELLEN LAYANNA DE LIMA - TCC ESP ENS DE LINGUA PORTUGUESA CH 2017.pdfEllen Layanna de Lima - TCC Esp Ens de Língua Portuguesa 2017.1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.