Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, B. R. D. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8342260038511568pt_BR
dc.contributor.advisor1MAIA JÚNIOR, Braulio.-
dc.contributor.advisor1IDMAIA JUNIOR, B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6741177711704878pt_BR
dc.contributor.referee1VIEIRA, Vandenberg Lopes.-
dc.contributor.referee2MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.-
dc.description.resumoO ensino do conceito de função tem sido um dos grandes desafios para o docente, em particular durante a primeira série do ensino Médio. Tal assunto constitui-se, para o aluno, um obstáculo cognitivo, contribuindo para o distanciamento da Matemática. A carga de abstração contida no conceito de função e o formalismo exagerado dos livros didáticos contribuem para que o professor não obtenha êxito durante a abordagem deste assunto. Surge, assim, a necessidade de conhecer previamente a abordagem e o método utilizado pelo autor do livro didático adotado como livro texto, sendo indispensável a leitura crítica por parte do professor. Neste trabalho propõe-se uma sequência didática para o ensino do conceito e das propriedades de Função. Nesse sentido, criou-se um roteiro de análise adaptado a partir de critérios utilizados no guia do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2012, o qual foi utilizado para verificar a abordagem metodológica praticada durante a apresentação da definição de função utilizada em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleUma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2015-08-06-
dc.description.abstractTeaching the concept of function has been a major challenge for the teachers, particularly during the first year of high school. This issue constitutes, for the student, a cognitive obstacle what contributes to the detachment of mathematics by the students. The abstraction charge contained in the concept of function and the exaggerated formalism in the textbooks does not contribute to the success of the teacher when approaching this issue. It raises the need to know beforehand the approach and method used by the author being essential the analysis of the textbooks by the teacher. Given this fact, this paper proposes a didactic sequence for teaching the concept of functions. It was created an adapted analysis script based on the criteria used in the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) of 2012, in order to examine the methodological approach practiced during the presentation of the definition of function used by teachers in the first year of high school textbooks.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168-
dc.date.accessioned2018-11-12T17:02:24Z-
dc.date.available2018-11-12-
dc.date.available2018-11-12T17:02:24Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Beethoven Rotterdam Daudt Gomes e.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSILVA, B. R. D. G. e. Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEETHOVEN ROTTERDAM DAUDT GOMES E SILVA – DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 2015.pdfBeethoven Rotterdam Daudt Gomes e Silva– DISSERTAÇÃO (PPGMat) CCT 20154.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.