Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOURENÇO, D. C. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6953425533931501pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Márcia Candeia.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9787353864767301pt_BR
dc.contributor.referee1PATRIOTA, Luciene Maria.-
dc.contributor.referee2FARIAS, Washington Silva de.-
dc.description.resumoEste trabalho, pautado em discussões e contribuições de pesquisas que abordam o LDP da Educação Básica, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, apresenta como questionamentos: (I) O que as pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado no nordeste brasileiro têm explorado sobre o LDP? (II) Que contribuições essas pesquisas têm efetuado neste instrumento na última década? Nesse sentido, temos como objetivo geral: analisar as contribuições dadas pelas pesquisas sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) para a Educação Básica, e como objetivos específicos: identificar qual (is) objeto(s) investigados no/sobre o LDP; analisar como essas pesquisas têm contribuído para alteração do LDP; e verificar lacunas encontradas nessas pesquisas quanto à exploração e/ou articulação dos eixos de ensino de LP. O trabalho definese como uma pesquisa quanti e qualitativa, de cunho documental e descritivo, e tem como objeto a análise de dissertações e teses de programas de pósgraduação das instituições federais das capitais do nordeste que tratam do LDP. Os critérios de análise baseiamse nas categorias de pesquisas propostas por Choppin (2004), a saber: (I) o livro didático como fonte de investigação de um tema ou conteúdo; (II) o livro didático como objeto físico, ideológico, comercial. Além desse autor, para fundamentar a nossa análise tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Bezerra (2001), Bittencourt (1993); Lajolo (1991); Freitag, Costa & Motta (1997); Marcuschi (2012); Razzini (2010); Rangel (2001); Rojo (2008), entre outros, além dos documentos oficiais (PCN 1998, 2000) e o PNLD que tratam do percurso histórico do livro didático e, particularmente, do livro didático de português e do ensino de língua portuguesa. Como resultado da análise da pesquisa, constatamos que os trabalhos defendidos nesses programas apontam para uma constante preocupação com esse instrumento, um avanço considerável na materialidade e uso do LDP no tocante ao tratamento e articulação dos eixos de ensino, além da atualização de temas que permite considerar mudanças na formação do professor e no modo como trata a língua em termos de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística-
dc.titleA pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691-
dc.date.accessioned2021-10-27T17:39:35Z-
dc.date.available2021-10-27-
dc.date.available2021-10-27T17:39:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPesquisa sobre livro didático – pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectEducação básica – livro didáticopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático - PNLDpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectSearch about textbook – graduatept_BR
dc.subjectEducation basic – textbookpt_BR
dc.subjectNational Book Program Didactic - PNLDpt_BR
dc.subjectTeaching the Portuguese languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOURENÇO, Delane Cristina Galiza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeResearch on the Portuguese language textbook of Brazilian basic education: discussions and contributions.pt_BR
dc.identifier.citationLOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. 2017. 55f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DELANE CRISTINA GALIZA LOURENÇO - TCC ESP. ENS DE LINGUA PORTUGUESA CH 2017.pdfDelane Cristina Galiza Lourenço - TCC Esp. Ens de Língua Portuguesa CH 2017.1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.