Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LOURENÇO, D. C. G. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6953425533931501 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RODRIGUES, Márcia Candeia. | - |
dc.contributor.advisor1ID | RODRIGUES, M. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | PATRIOTA, Luciene Maria. | - |
dc.contributor.referee2 | FARIAS, Washington Silva de. | - |
dc.description.resumo | Este trabalho, pautado em discussões e contribuições de pesquisas que abordam o LDP da Educação Básica, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, apresenta como questionamentos: (I) O que as pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado no nordeste brasileiro têm explorado sobre o LDP? (II) Que contribuições essas pesquisas têm efetuado neste instrumento na última década? Nesse sentido, temos como objetivo geral: analisar as contribuições dadas pelas pesquisas sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) para a Educação Básica, e como objetivos específicos: identificar qual (is) objeto(s) investigados no/sobre o LDP; analisar como essas pesquisas têm contribuído para alteração do LDP; e verificar lacunas encontradas nessas pesquisas quanto à exploração e/ou articulação dos eixos de ensino de LP. O trabalho definese como uma pesquisa quanti e qualitativa, de cunho documental e descritivo, e tem como objeto a análise de dissertações e teses de programas de pósgraduação das instituições federais das capitais do nordeste que tratam do LDP. Os critérios de análise baseiamse nas categorias de pesquisas propostas por Choppin (2004), a saber: (I) o livro didático como fonte de investigação de um tema ou conteúdo; (II) o livro didático como objeto físico, ideológico, comercial. Além desse autor, para fundamentar a nossa análise tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Bezerra (2001), Bittencourt (1993); Lajolo (1991); Freitag, Costa & Motta (1997); Marcuschi (2012); Razzini (2010); Rangel (2001); Rojo (2008), entre outros, além dos documentos oficiais (PCN 1998, 2000) e o PNLD que tratam do percurso histórico do livro didático e, particularmente, do livro didático de português e do ensino de língua portuguesa. Como resultado da análise da pesquisa, constatamos que os trabalhos defendidos nesses programas apontam para uma constante preocupação com esse instrumento, um avanço considerável na materialidade e uso do LDP no tocante ao tratamento e articulação dos eixos de ensino, além da atualização de temas que permite considerar mudanças na formação do professor e no modo como trata a língua em termos de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística | - |
dc.title | A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691 | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-27T17:39:35Z | - |
dc.date.available | 2021-10-27 | - |
dc.date.available | 2021-10-27T17:39:35Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa sobre livro didático – pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | Educação básica – livro didático | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático - PNLD | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language textbook | pt_BR |
dc.subject | Search about textbook – graduate | pt_BR |
dc.subject | Education basic – textbook | pt_BR |
dc.subject | National Book Program Didactic - PNLD | pt_BR |
dc.subject | Teaching the Portuguese language | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Research on the Portuguese language textbook of Brazilian basic education: discussions and contributions. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. 2017. 55f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica - CH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DELANE CRISTINA GALIZA LOURENÇO - TCC ESP. ENS DE LINGUA PORTUGUESA CH 2017.pdf | Delane Cristina Galiza Lourenço - TCC Esp. Ens de Língua Portuguesa CH 2017. | 1.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.